Seu filho torce o nariz para comer legumes e verduras? Veja aqui os benefícios da abobrinha, por exemplo, e como aproveitar melhor a beterraba e a casca das frutas. As dicas são da nutricionista pós-graduada em Nutrição Pediátrica Rafaela Sampaio, de Fortaleza (CE).
A beterraba
A água do cozimento da beterraba pode ser utilizada em outras preparações como sucos com outras frutas, arroz, gelatina, bolo e sopa. O que é necessário nessa ocasião é a higienização completa e adequada da beterraba. Mostrei outro dia, para nossos seguidores no Instagram, que eu tinha separado a água do cozimento para usar com suco de laranja (olha a minha foto aí geeente!).
Vale lembrar, ainda, que a melhor opção para cozer os vegetais é ao vapor, pois assim se preserva mais as vitaminas no alimento.
A casca das frutas
Nas cascas das frutas encontramos diversos minerais como cálcio, ferro, cobre, magnésio, potássio e zinco. Estudos mostram que a concentração desses nutrientes é maior na casca do que na polpa. Assim, o aproveitamento das cascas das frutas para diversas preparações é uma ótima estratégia. É só ativar a criatividade e adicionar saúde na alimentação dos pequenos!
As cascas podem ser utilizadas para produção de farinhas funcionais, geleias, bolos, sucos e sorvetes. Temos aqui no blog algumas receitas que podem te ajudar:
– Biscoitinhos de casca de goiaba
– Doce de casca de maracujá
A abobrinha
A abobrinha é uma boa fonte de Vitamina C e de minerais cálcio, fósforo e ferro). Sua casca é rica em fibras e, por isso, não deve ser descascada para o consumo. É um legume muito usado em sopas, suflês, refogados, saladas e gratinados.
Na hora do preparo, evite descascá-la. Cozinhe com pouca água por no máximo 10 a 15 minutos, exceto na preparação de sopas. Sirva-a quente ou fria, como acompanhamento ou ingrediente em pratos principais.
Temos aqui no blog outra receita que pode te ajudar:
– Omelete de forno para crianças
Eu preparei essa receita da omelete com espinafre e couve manteiga, mas você pode tentar fazer com abobrinha, cenoura ou outros legumes. Você vai precisar utilizar uma forma de cupcake. Comprei a minha forminha quando eu estava grávida da Manu e ela (a forma de cupcake kkk) já estava “fazendo aniversário”, pois nunca mais usei. Que bom poder dar mais um uso pra ela!
Mamães e papais, as dicas da nutricionista da Rafaela foram enviadas especialmente a vocês: leitores do blog Mamãe Prática. Espero que possam aproveitá-las!
Beijos, da Mamãe Prática Mari.
Foto: blog Mamãe Prática
Cadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!