Publicado em 4 comentários

Tarefas domésticas: chame as crianças para ajudar

A maternidade é um desafio, não é mesmo meninas? E quando a gente precisa dar atenção aos pequenos, mas tem que fazer almoço, lavar roupa ou varrer a casa? Pois é, temos que nos “virar nos 30”. Por isso, quando estou correndo contra o tempo (quase todo dia kkk), dou um jeito de entreter minha pequena de 2 anos, chamando-a para me ajudar em algumas tarefas domésticas, como lavar o arroz, tirar a roupa da secadora ou buscar um tempero na hortinha para colocar no feijão.

Eu sempre fiz isso pensando em entretê-la e nunca tinha me dado conta do quanto minha atitude também contribui para seu desenvolvimento. Sempre acompanho as dicas da terapeuta ocupacional Raquel Jaskulski, da FanPage Mamãe Cria e Brinca, e me surpreendi com seu post que fala exatamente sobre isso! Raquel explica que, ao darmos tarefas domésticas aos nossos filhos, estamos passando a eles senso de responsabilidade e ainda contribuindo para o desenvolvendo do cérebro deles. Então, veja só as dicas da Raquel para colocarmos em prática:

Cuidar de seres vivos
Uma ótima atividade para fazer com os filhos é mexer com objetos reais e naturais, como plantas e animais de estimação que necessitam de atenção. O ideal é mostrar que as crianças são capazes de fazer certas coisas sem a nossa ajuda, mas que estamos por perto, sempre orientando e lembrando a eles como fazer, como ao alimentar um bichinho e molhar as plantas ou a horta da casa. Outra dica é usar os bonecos Wilson e Wendy, que ainda ajudam o Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba (PR).

Dobrar panos de prato
As crianças podem ajudar a dobrar panos de prato. Ensine-as a dobrarem ao meio, pois desta forma elas estarão realizando habilidades motoras finas. E quanto mais dobrarem isso dará formas. Além disso, com os diversos panos, os pais podem trabalhar a aprendizagem de cores e também noções de quantidade.

Guardar objetos
Ao ensinar seus filhos a guardarem seus brinquedos ou pendurarem um casaco no gancho, por exemplo, os pais ensinam noções de orientação espacial e direções, e assim os pequenos também aprendem sobre responsabilidade.

Arrumar a casa
Limpando, os pais ensinam habilidades de linguagem, pois as crianças devem seguir instruções. Se por exemplo, pedirem para os filhos levarem algo para a cozinha, peçam que levem até a pia, pois é por meio destas instruções que as crianças terão que entender o pedido e lembrar o que devem fazer até chegarem lá.

Outras tarefas
Respeitando os limites quanto à idade das crianças, os pais ainda podem pedir para os filhos:
– Servirem-se de um copo de leite, água ou suco sem derramar;
– Amarrar os seus próprios sapatos;
– Buscar as correspondências na caixa do correio;
– Colocar os pratos na pia após a sua refeição;
– Colocar a roupa suja no cesto.

Mamães, o que acharam destas dicas? Vocês irão colocar algo em prática? Contem pra mim aqui nos comentários!

Beijos, da Mamãe Prática Mari.

Foto: Armin Hanisch/freeimages

logo_clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para acompanhar nossos posts e novidades!

4 comentários sobre “Tarefas domésticas: chame as crianças para ajudar

  1. amei, brincar com o filho é realmente importante, eles se desenvolvem. bem, vou sim colocar em prática pedir a ele colocar a roupa suja no sesto…rss

    1. Olá Ana! Que bom que você gostou e vai colocar algumas dicas em prática! Obrigada por nos acompanhar! Beijos, Mamãe Prática Mari.

  2. Ola .. Tenho duas bebês uma de 3 anos e outra de 1ano e 6 meses. As duas já me ajudam mto nas tarefas de casa e tudo com MTA diversão e alegria.. A Luiza de 3 anos sempre coloca a sacola nas lixeiras da casa e guarda seus brinquedos e sapatos, já minha caçula Beatriz ama espalhar as roupas do cesto pela casa mas sempre as guarda sem ao menos eu pedir .. Acho o máximo pois depois de cada brincadeira elas já sabem q devem guarda o usou. E tomar um banho então não preciso me estressar e me me desgastar tanto, só oriento e ajudo no q elas me permitem pois são completamente independentes.

    1. Olá Fernanda!

      Amei o seu depoimento! Imagino que com duas crianças pequenas toda a ajuda seja bem-vinda, inclusive quando as crianças mesmo fazem isso brincando. Um beijo nas suas pequenas. Beijos, da Mamãe Prática Mari.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.