O post de hoje traz dicas da nossa nova colunista, a odontopediatra Milena Louzas, que se junta ao nosso querido time de especialistas! O seu artigo de estreia pode ajudar muitas mamães que têm filhos resistentes a escovar os dentes. Direcionamos as dicas para mães de bebês (sobre o início da escovação), mas muitas orientações também são interessantes para as crianças maiores. Não deixe de também assistir aos vídeos infantis sugeridos pela doutora! Com a palavra, a Dr. Milena:
Como convencer o seu bebê a escovar os dentes
A hora da escovação é uma briga? Seu bebê chora, esperneia e não colabora? Saiba que isso não acontece somente na sua casa; existem bebês que ajudam e outros que são difíceis na hora da escovação. E quanto mais as mães demoram a introduzir o uso da escova (ficam só com a dedeira) mais difícil fica, o ideal é iniciarmos o uso da escova assim que os primeiros dentes apontarem.
Seguem algumas dicas para ajudar, mas cada criança reage de um jeito:
- Deixe-o escovar primeiro sozinho e depois diga que irá dar “um brilho”.
- Use uma pasta que ele goste. A indicação de pasta com flúor ou sem flúor segue a orientação do odontopediatra do seu pequeno (a).
- Escove os dentes na frente do bebê. O exemplo constrói mais do que muitas palavras.
- Utilize duas escovas, uma para ele e outra para você.
- Escove por partes. Na maioria das vezes, eles ficam de boca aberta menos que três segundos. Então, posicione a escova no dente do fundo, ele ira fechar a boca e, quando abrir, faça o movimento de vai e vem. Vá alternando as áreas a serem escovadas.
- Eles não entendem, mas são influenciáveis. Se o seu pitoco assiste um pouco de TV ou vídeos pelo smartphone, busque vídeos de escovação nos sites de vídeos. Eu brinco que às vezes é necessário fazer “lavagem cerebral”. 🙂 VEJA ABAIXO ALGUNS VÍDEOS!
- Faça massagens intrabucais com o seu próprio dedo quando ele estiver tranquilamente deitado no seu colo. Com o dedo indicador, vá alisando a bochecha do bebê num movimento de trás para frente. Muitos bebês apresentam muita sensibilidade na boca; a massagem vai acostumá-lo ao toque e facilitar a aceitação da escova. A boca vai desensibilizando conforme a criança vai saindo da papinha – nessa fase, ofereça frutas inteiras e durinhas para ele provar com as mãos.
- Faça da escovação assunto constante. Deixe uma escova na caixa de brinquedos. Sentou no chão pra brincar com ele, brinque de escovar os bichos, os bonecos, o papai ou qualquer outra coisa que aparecer na frente!
Dicas de vídeos
A maioria destes vídeos não é focada para os bebês, mas alguns são bem interessantes:
O rap da escova (A Turma do seu Lobato) faz as crianças aprenderem e cantarem ao mesmo tempo.
A animação “Sid, o cientista” dá uma aula sobre escovar os dentes.
Esse vídeo fofíssimo de um bebê gargalhando ao escovar os dentes pode, quem sabe, ajudar o seu bebê a associar o momento da escovação a algo feliz.
Um jeito de envolver uma criança é NÃO falando diretamente com ela ou exigindo a sua atenção, fale sobre escovar com os brinquedos como se você estivesse brincando sozinha e espere ele voltar a atenção a você.
Espero ter ajudado.
Beijo grande!
Milena Louzas
Especialista em Odontopediatria e com especialização em Ortopedia Funcional dos Maxilares, a Dr. Milena é de São Paulo e costuma dizer que a Odontopediatria a escolheu, pois suas primeiras oportunidades de trabalho foram com crianças. Ela se apaixonou pela área e seus desafios, como atender crianças consideradas de comportamento difícil. “Mas, juntas, conseguimos resignificar a relação delas com o dentista”, conta.
Mamães, espero que vocês tenham gostado do post, nós curtimos! E se você quer saber mais sobre quando levar o bebê ao dentista, AQUI tem mais dicas da Dr. Milena. Já neste outro post, ela dá mais dicas de como convencer seu filho a escovar os dentes.
Beijos, da Mamãe Prática Mari
Foto: Sueli Zischler Photography
Cadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!