Publicado em 2 comentários

Como dar leite materno no copinho (mães que voltam ao trabalho)

leite materno no copinho

Olá meninas, dar ou não mamadeira para o bebê? Existe mesmo o que falam dessa tal “confusão de bicos”? A gente ainda não tinha falado sobre esse assunto no blog, até porque nosso objetivo não é polemizar, mas trazer dicas práticas que possam ajudar as mamães que desejam dar leite materno no copinho, evitando o uso de mamadeiras.

Mas quando recebemos mensagens de várias mamães preocupadas porque vão voltar ao trabalho e seus bebês não aceitam a mamadeira, então decidimos trazer pra vocês a alternativa de dar o leite materno no copinho. Essa solução é interessante quando a mãe precisa voltar ao trabalho, por exemplo, em tempo integral e o bebê não aceita a mamadeira ou, ainda, se a mãe prefere não dar a mamadeira para não prejudicar a amamentação.

Trata-se de uma técnica segura, mas que precisa ser feita com atenção e da forma correta. Então, se você for deixar que outras pessoas deem o leite materno no copinho para seu bebê (o que pode acontecer quando você voltar ao trabalho), tenha a certeza de que essas pessoas também farão a técnica da forma correta.

A boa notícia é que dar o leite materno no copinho não é um bicho de sete cabeças, embora exija alguns cuidados. No vídeo abaixo, a pediatra Luciana Herrero, também consultora internacional de amamentação pelo IBLCE/EUA (International Board of Lactation Consultant Examiners), explica de forma simples e bastante didática como escolher o copinho e como dar o leite materno dessa forma para o bebê:

Algumas dicas para dar o leite materno no copinho:

  1. Escolha um copinho transparente com a “boquinha aberta”.
  2. Você pode procurar um coletor de plástico (como aqueles usados pelos bancos de leite) ou um copinho de vidro (o ideal é o copinho desenvolvido especialmente para os bebês, como o copinho criado pela enfermeira obstetra Suzana Lopes de Melo, também consultora em aleitamento materno pelo IBLCE).
  3. Sempre preencha o copinho com leite materno só até a metade (para assim ter um maior controle de quanto está sendo dado ao bebê)
  4. NUNCA coloque o leite dentro da boca do bebê, pois é o bebê que vai buscar o leite com a língua (como um gatinho)
  5. Coloque o bebê em uma posição mais sentadinha na sua perna (que precisa estar cruzada) e também segure a nuca do bebê (assista no vídeo acima a posição correta da mãe e do bebê).
  6. Não afaste o copinho do bebê – quando o bebê vem com a língua, aproxime o copo (sem jogar o leite para dentro da boca do bebê) e quando o bebê põe a língua pra dentro, o que mostra que ele está satisfeito e respirando, tire um pouco, mas sem desencostar o copinho dos lábios do bebê (veja como fazer esse movimento no vídeo acima).
    Fonte: pediatra Luciana Herrero

Este outro vídeo divulgado no site da enfermeira Suzana também explica como usar o copinho:

Na opinião da pediatra Luciana Herrero, não existe mamadeira que não cause desmame, porque não é pelo tamanho ou pelo formato do bico da mamadeira que o bebê pode querer deixar o peito, mas sim pelo fato de que, com a mamadeira, o bebê usa poucos músculos para mamar, bem diferente da forma com que o bebê mama no peito. “Quando a gente oferece a mamadeira, a grande maioria das mamadeiras, a gente não segura a vazão, o leite cai na boca do bebê e o bebê tem que colocar a língua pra trás. Isso causa confusão de bico”, acrescenta.

Aqui neste outro post, a Dr. Luciana Herrero traz mais dicas para amamentar após o retorno ao trabalho.

Foto: Sueli Zischler Photography

Beijos, da Mamãe Prática Mari

2 comentários sobre “Como dar leite materno no copinho (mães que voltam ao trabalho)

  1. excelentes dicas !

  2. excelentes dicas sobre amamentação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.