Você está pensando em decorar ou redecorar o quarto de bebê? Quando eu fiz a decoração do quarto de bebê da minha filha, eu tinha muitas dúvidas e nem sabia por onde começar.
Por isso, pedi para a arquiteta Andrea Couto, da Conexão Cool, consultoria online em design de interiores, explicar pra gente por onde começar na hora de montar e decorar o quarto de bebê.
Segundo a arquiteta, a decoração do quarto de bebê é uma questão que deixa os papais, principalmente os de primeira viagem, de cabelos em pé, seja por não saber quando e como começar, seja pelo orçamento que será despendido para o assunto. “São muitas as decisões a serem tomadas nesse período tão delicado e também tão maravilhoso”, conta Andrea, que também é mãe de dois.
Ela lembra que a ajuda de um arquiteto nesse momento pode tornar esse processo menos estressante: “Com o auxílio de um profissional você terá um melhor aproveitamento do espaço, com circulações mais eficientes. Ele indicará os revestimentos mais adequados, a iluminação correta e montará um esquema de cores visualmente interessante e agradável.”
Além disso, segundo Andrea, você também ganha em tempo e dinheiro, pois escolhas erradas podem gerar custos de retrabalho ou trocas. Fique atenta às dicas da arquiteta para montagem e decoração do quarto de bebê:
Passos para acertar na decoração do quarto de bebê
1. Planeje-se
Antes de escolher cores e acabamentos, é preciso fazer um cronograma das atividades e itens a comprar (prazos de entrega podem ser bem demorados). Imagine encarar um quebra-quebra com 37 semanas de gestação!
2. Faça mudanças grandes primeiro
Para começar, temos que avaliar se alguma mudança estrutural é necessária, por exemplo, deslocamento de pontos elétricos, paredes ou portas. Isso gera muita sujeira e barulho.
3. Estude seu espaço
Passada a fase de obras pesadas, faremos o layout do quarto definindo a quantidade e o tipo de móveis necessários e o melhor posicionamento deles dentro do espaço. Um bom layout cria circulações adequadas, auxilia nas atividades diárias evitando topadas em quinas, portas de armários que não abrem por completo e outros problemas.
4. Pense no tema e nas cores com cuidado
Posteriormente escolhemos o tema ou a paleta de cores. Isso nos permite definir os acabamentos que vão compor o ambiente. Veja abaixo como escolher o tema do seu quarto de bebê:
• É aconselhável criar uma base mais neutra possível dentro do ambiente e deixar que o tema seja definido pelos pequenos itens de decoração.
• Isso não significa que o espaço deva ser todo branco ou monocromático. É possível escolher uma combinação de cores, preferencialmente suaves em dois tons para revestir grandes áreas como paredes e pisos, deixando para os detalhes os itens relacionados ao tema.
• Vale lembrar que as crianças crescem muito rápido, bem como seus desejos e necessidades. Uma decoração de quarto extremamente voltado para bebês, em 2 anos estará defasada e necessitará de outra reforma, o que pode ser muito caro se considerarmos trocar todos os revestimentos.
5. Fique de olho no futuro
O mobiliário já poderá ser pensado para ser usado no futuro, como por exemplo os tradicionais berços que viram mini camas e armários completos ao invés de cômodas.
No projeto desse quarto, criado pela Conexão Cool, por exemplo, o trocador feito sob medida foi colocado sobre uma bancada de madeira. A espessura de 20 cm da espuma do trocador permite que a mãe troque o bebê numa altura adequada e no futuro essa bancada servirá de área de estudos da criança. Os acabamentos e a paleta de cores fazem desse ambiente um espaço delicado que poderá ser usado pela criança por muito anos.
Veja também:
– 7 dias para montar um quarto montessoriano
– 10 ideias legais de quartos montessorianos
Beijos, da Mamãe Prática Mari
Fotos: Conexão Cool
A dica “fique d rolha no futuro” é fundamental né?! Porque a gente sempre pensa naquele momento do bebê na barriga. Aí ele nasce, cresce super rápido e logo temos que mudar o quarto tudo de novo. Aqui esperei Alguns meses da Stella nascer pra adaptar o quarto para os dois. Ótimas dicas.
Oi Gabis, que bom que gostou das dicas! Em breve também terei que adaptar o quarto do Serginho para o irmão (ou irmã) que chega no ano que vem rs rs Beijos, da Mamãe Prática Fabi
Obrigada! Fico feliz que tenha gostado!
Oi Mari!
Adorei o post e as sugestões da Andrea!
E achei o máximo este concurso. Vou passar lá 🙂
Bjks mil
Legal Clau, vem participar também do concurso! Vale para qualquer ambiente da casa 😉 Beijos, da Mamãe Prática Fabi
Ficamos muito felizes que tenha gostado! Participe sim e boa sorte!
Adorei as dicas e mais ainda esta oportunidade de ganhar uma consultoria.
Obrigada Rê, boa sorte no concurso! Beijos, da Mamãe Prática Fabi
Oi Gabis, eu estou realmente pensando em um quarto que dê pra JM “usar” por muito tempo.
A fase bebê passou e preciso mudar tudo.
Vou me inscrever para receber a consultoria.
Legal Genis, obrigada por participar… Beijos, da Mamãe Prática Fabi