Publicado em 3 comentários

7 brincadeiras com alimentos

Brincadeiras para fazer em casa

Selecionamos 7 brincadeiras com alimentos para fazer em casa com as crianças! São ideias para as crianças se aproximarem dos alimentos, ou seja, da comida de verdade.

Essas brincadeiras com alimentos valem para todas as crianças, sejam elas seletivas ou não para comer.

E você sabia que a aproximação lúdica em torno dos alimentos é um caminho eficiente para ajudar as crianças com dificuldades alimentares?

Meu filho não come

Ao brincar com os alimentos, as crianças têm a oportunidade de criar novas associações positivas com aquelas comidas que costumam recusar ou até têm dificuldades sensoriais.

Dica: nunca force a criança a comer e deixe que ela mesma tenha a iniciativa de levar o alimento à boca, mesmo durante as brincadeiras.

Pode ser que seu filho precise de mais exposições a um mesmo alimento até que se sinta confortável em prová-lo.

7 brincadeiras com alimentos para fazer em casa

1. Carimbos de alimentos

Criem juntos carimbos com batatas e maçãs fazendo relevos em formatos de coração, estrela e árvore. Usar cortadores pode deixar a brincadeira ainda mais divertida.

Vocês também podem fazer carimbos usando laranjas e pimentão.

Usem tintas à base de água ou criem tintas naturais, como de beterraba, repolho roxo e casca de cebola. A nutricionista Juliana Morelli Bell, aluna do Criando AMoras, ensina como prepará-las:

Como fazer tintas naturais:

– Beterraba (cor rosa): ferver em torno de 30 minutos cerca de 400 gramas de beterraba em 1 litro de água.

– Repolho roxo (azul): ferver em torno de 30 minutos cerca de 400 gramas do alimento em 1 litro de água.

– Casca de cebola (laranja-ouro): ferver em torno de 30 minutos a casca de cerca de 5 cebolas em 1 litro de água.

2. Desafio dos ingredientes

Outras brincadeiras com alimentos envolvem “desafios”. Aqui a ideia é a criança encontrar todos os ingredientes de uma receita.

1. Coloque um timer ou alarme para o desafio ficar ainda mais emocionante e, se desejar, inclua um prêmio para o desafio conquistado.

2. Depois, é hora de colocar a mão na massa e fazer a receita junto com a criança, mesmo que ela não queira provar depois.

Livro Lancheira Saudável com várias receitas para os lanches das crianças

3. Piquenique das frutas

Pode ser no meio da sala, na varanda ou quintal. Façam do piquenique uma grande brincadeira: enfeitem a toalha e levem os brinquedos para participar, como bonecas, super heróis e dinossauros.

Outra dica é colocar as frutas em recipientes de forma divertida, como espetadas em palitinhos e algumas delas em formatos diversos, que você pode fazer facilmente usando cortadores.  

4. Brincadeiras com alimentos: suco maluco

Deixe a criança escolher, em 1 minuto, três ou mais alimentos da sua geladeira (como verduras e legumes) e da fruteira. Diga: hora do suco maluco! Vamos ver o que vai virar e qual vai ser o suco mais maluco?

A ideia é deixar que as crianças façam as suas escolhas, sem julgamento, e que participem na hora de fazer o seu próprio suco. O legal é cada membro da família criar o seu suco maluco. Incentive as crianças a serem criativas nas suas combinações, mesmo se depois não ficar gostoso! Vocês ainda podem enfeitar o copo com uma rodela de limão ou de laranja.

5. Pratinhos divertidos                         

Criem juntos um pratinho ou lanchinho divertido com um tema simples: pode ser um animal, uma paisagem, uma flor, um trem, um carro, vai da imaginação da criança.

Aqui, o papel dos pais é fornecer alimentos, de preferência saudáveis e de diferentes cores, para a criança manifestar a sua criatividade.

Depois do pratinho pronto, é hora de fazer uma foto e perguntar algo que leve a criança a criar uma história.

Por exemplo, se a criança criar um trem, perguntar: para onde está indo esse trem? O que esse trem está levando nos vagões? Se a criança fizer um gato, quem é esse gato? Como ele se chama e onde ele vive? Depois, brinquem que vocês são gigantes e que vão devorar o trem, a flor, e assim por diante.

6. Hora da investigação  

Vocês vão brincar de detetives e podem escolher o que irão investigar: uma receita antiga de família ou as características de um alimento de nome engraçado.

A investigação pode começar pela internet, buscando curiosidades, depois procurando imagens em revistas e também fazendo perguntas para pessoas da família que têm ou tiveram contato com esse alimento ou receita, pelo WhastApp, por exemplo. Se possível, provar o alimento e/ou receita.

A criança registra os dados da sua investigação, como cor, cheiro, textura (como é a consistência?) e sabor do alimento ou receita.

Pode-se também criar um Livro de Detetive para se repetir essa investigação outras vezes, com outros alimentos e, assim, reunir as as descobertas ao longo do tempo.    

7. Livro de receitas do mundo das histórias

Esse livro de receitas é mais uma ideia de brincadeira com alimentos e será construído de uma forma diferente.

1) Observem os livros infantis que vocês têm em casa. Quais deles trazem alguma informação sobre alimentos e receitas? No livro “O menino maluquinho”, por exemplo, a personagem “se empanturrava de bolo e cocada”.

2) Depois de vasculharem os livros, que tal fazer uma lista das receitas (nomes de comidas e sobremesas) que encontraram?

3) Pesquisem as receitas na internet.

4) Criem o livro de receitas da criança ou da família!

A criança pode enfeitar a capa e ajudar a escrever as receitas, fazendo também desenhos para cada uma delas e/ou buscando desenhos e imagens da internet.

Para cada página de receita, coloquem o nome do livro e/ou da personagem. Ex: Cocada do Menino Maluquinho. E agora a parte ainda mais gostosa: ir para cozinha, em família, para fazer as receitas do livro!

Inspire-se no livro “O Menino Maluquinho” e nos alimentos que o livro citar

O que achou destas brincadeiras com alimentos para fazer em casa? Você também pode buscar livros infantis sobre alimentação que estimulem a curiosidade sobre os alimentos.

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Mariana Branco é parent coach e KidCoach pelo Instituto de Crescimento Infantojuvenil (Icij). Também é mãe e tem formação em Ludoterapia com Enfoque Psicanalítico, além de ser coautora do livro “Contos que curam: oficinas de educação emocional por meio de contos”, com o capítulo “Aprender a comer brincando”, pela Literare Books.

3 comentários sobre “7 brincadeiras com alimentos

  1. Amei essas brincadeiras envolvendo os alimentos em pleno isolamento parabéns um grande aprendizado prara as crianças da educação infantil trabalhamos ai cores, texturas , sabor , quantidade além de uma boa alimentação saudável
    .

    1. Olá Marcia,

      Que bom que gostou!!! É excelente trabalhar tudo o que você comentou.

      Abs, da Mamãe Prática Mari

  2. Achei o site excelente, lindo, com conteúdo de qualidade. Sou nutricionista mas na área clinica e trabalho com obesos. Parabéns, vou indicar. Sucesso!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.