Publicado em 2 comentários

7 dicas de como convencer seu filho a escovar os dentes

Fazer a Manuela escovar os dentes sempre foi uma preocupação minha, até porque ela odeia que mexam nela. Quando a pediatra faz os exames de rotina no consultório, é o maior berreiro, daqueles que parece que estão matando a menina.

Por isso, quando ela tinha cerca de oito ou nove meses (não lembro direito) fui com ela em sua primeira consulta a uma odontopediatra. Logo preparei a doutora dizendo que a Manu era muito difícil e que achava que ela não iria deixar a dentista nem tocar na sua boquinha. Mas, como mãe sempre “queima a língua” (risos), para minha surpresa, a Manu ficou super à vontade.

Acontece que a doutora foi muito delicada e soube entreter a bebê. Ao entrarmos no consultório, a bebê ganhou uma bexiga com rabo, o que ela amou! E enquanto eu conversava com a dentista, a Manu ia se distraindo com outro brinquedo. Além disso, a doutora também me ensinou uma técnica muito fácil para a escovação: você fica sentada e coloca o bebê sentadinho na sua perna, meio de costas e lateralmente para você, e aí é só escovar. Pronto: a Manu passou a escovar os dentes (ainda sem pasta, porque ela é muito nova) todos os dias, sem trauma, sem choro, uma maravilha.

Estou conseguindo acostumá-la com a escovação, mas ainda há muito para ser feito, principalmente quando ela tiver idade para escovar os dentes sozinha. Por isso, mais informações sobre o assunto são sempre bem-vindas.

Recentemente, eu e a Fabi tivemos acesso às “7 dicas de como convencer seu filho a escovar os dentes”, da doutora Milena Louzas, especialista em Odontopediatria e Ortopedia Funcional dos Maxilares, de São Paulo (SP). Adoramos! Apresentamos as dicas a seguir e os nossos comentários logo abaixo.

7 dicas de como convencer seu filho a escovar os dentes

1) Convide seu personagem predileto

Atualmente, existem diversos produtos com personagens variados. Escovas, pastas e até mesmo o copinho do personagem predileto podem incentivar a escovação.

Comentário do blog: nunca fui a favor do estímulo ao consumismo, principalmente com o apelo infantil, mas se seu filho é muito resistente para escovar os dentes, vale à pena envolver seu personagem favorito nessa “nova brincadeira”.

2) A fase do sujinho

Entre os 7 e 10 anos, a criança passa pela famosa “fase do sujinho”, ou seja, fogem do banho e da escovação. Essa fase só irá passar quando a criança entender a importância da socialização, ou seja, quando perceber que os amigos ou a garota da escola estão atentos a qualquer deslize na aparência. Enquanto isso, prepare a garganta para perguntar várias vezes: “já escovou os dentes”?

Comentário do blog: temos que ter muita paciência e não desistir. Ser pai e mãe também é ser alguém disposto a insistir, sempre.

3) Não exagere no terrorismo

Contar a história de que a cárie é um bicho que mora na boca das pessoas pode ajudar a criança a entender a importância da escovação, mas não exagere na dose do terror ou perderá a credibilidade.

Não use a figura do dentista malvado para tentar convencer seu filho a escovar os dentes; estórias como “se não escovar os dentes, vai ter cárie e o dentista irá lhe dar uma injeção” são terminantemente proibidas, afinal, o dentista tem de ser visto como amigo.

Comentário do blog: muito boa essa dica, pois é uma forma de fazer com que a criança veja a ida ao dentista como uma boa experiência e não algo terrível.

4) Dê o exemplo

Sempre que possível, escove os seus dentes na frente da criança. Ela entenderá que isso faz parte da rotina da família.

Comentário do blog: eu tenho feito isso com a Manu desde cedo, levando ela comigo no banheiro ou escovando o dente do lado dela, quando ela está no berço. A minha motivação sempre foi simplesmente conseguir escovar os dentes, afinal, mãe que fica sozinha com o bebê precisa “se virar nos 30” para fazer coisas simples, como escovar os dentes, não é mesmo? Que bom que essa atitude traz benefícios!

5) O poder da eletricidade

A escova elétrica muitas vezes serve de estímulo para crianças entre 2 a 3 anos. O barulhinho da escova faz a criança soltar a imaginação. Mas lembre-se: a escova deve ser de cabeça pequena e utilizada quando o adulto realiza a escovação.

Comentário do blog: supervisão é fundamental, então nada de deixar os bebês sozinhos com essa escova.

6) Prepare o ambiente

Mantenha um espelho na altura da criança ou um banquinho com antiderrapante para ela alcançar a pia. A criança se sentirá mais integrada e entenderá que essa é uma atividade de criança e não uma obrigação imposta pelo adulto.

Comentário do blog: criança adora se sentir útil e importante. Essa é uma forma interessante de envolvê-la em uma atividade diária que é feita por toda a família.

7) Use a tecnologia a seu favor

A dentista sugere aos pais usarem aplicativos, como o App Dentist Office (neste App, a criança vira o dentista, ou seja, escova o dente do paciente, usa o sugador e até o motorzinho). Outra dica é assistir com as crianças um vídeo no qual a personagem (Tom) visita um garoto que não gosta de escovar os dentes. Veja aqui.

Comentário do blog: baixei a versão free do aplicativo e, apesar de simples e com poucos recursos, é interessante para simular com seu filho os procedimentos realizados no consultório do dentista. Já o vídeo é indicado para crianças maiores, pois a história é longa e complexa. O legal desse desenho animado é que a personagem fala para as crianças o que os pais estão cansados de dizer, mas as crianças “fingem” não ouvir.

Peppa no dentista
Mamães, aqui em casa, a Manu adora todos os desenhos da porquinha Peppa. No episódio “O dentista”, Peppa e o irmão vão ao consultório do Dr. Elefante para uma visita regular ao dentista. É muito fofo e a Manu até imita a Peppa, falando “Ahhhhhh!”, abrindo bem a boca para o dentista ver os dentes.

 

Espero que essas dicas sejam úteis aí na sua casa. Se vocês tentarem colocá-las em prática, escrevam pra gente como foi.

Beijos, da Mamãe Prática Mari.

Foto: Studio Cl Art

Clube Mamãe PráticaCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

2 comentários sobre “7 dicas de como convencer seu filho a escovar os dentes

  1. Ola, aqui em casa com a Sofia que tem 2,5 anos funcionou tb mostrar fotos dos dentes que nao se cuidaram e “pegaram ” o bicho da carie, as imagens sao chocantes e tiveram efeito duradouros…

  2. Incentivar os filhos a cuidar dos dentes não é uma tarefa fácil, mas é importante.

    Abraços,
    Leonardo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.