Pai e mãe também são um casal

Olá mamães, no início deste mês falamos sobre o impacto da chegada do bebê na relação do casal com uma entrevista da psicóloga Dery Leão, especialista em Terapia de Casal, Família e Indivíduo, de São Paulo-SP. Hoje ela traz mais uma reflexão sobre o tema com dicas para evitar conflitos no casamento.

Pai e mãe também são um casal

Por Dery Leão

Penso que a parentalidade (ser pai e ser mãe) é uma grande oportunidade de amadurecermos individualmente e como casal. Escolher ter filhos é uma decisão para sempre e acompanha cada fase do desenvolvimento de nossos filhos, exigindo de nós como pais e indivíduos diferentes, afinal, na medida em que eles mudam, nós também mudamos. Não podemos tratar nossos filhos de 12 anos como se tivessem cinco e assim por diante.

Nunca tente resolver as frustrações do casal apegando-se ao filho, pois trará prejuízo ao desenvolvimento da própria criança, ao casal e consequentemente à família. Por exemplo: Ao sentir-se excluído, o pai pode aliar-se à criança, excluindo a mãe. Já a criança pode perceber esta aliança e se aproveitar da situação.

Outro ponto é que pode acontecer a diminuição da libido na mulher durante a gestação ou mesmo por alguns meses depois do parto. Novamente o pai pode ressentir-se e criar uma aliança com o filho. Da mesma forma, a mãe cria uma aliança com a criança e se distancia do marido.

Por fim, sempre que houver alguma situação desconfortável, sugiro que o casal converse, procurando dialogar e esclarecer a situação para não deixar o problema aumentar. Quando não conseguirem fazer isso sozinho, um terapeuta de casal pode auxiliar na construção de um espaço respeitoso para um diálogo esclarecedor. Esta indicação é para  casais de todas as idades: casados, recasados, namorados, noivos, em diferentes fases do relacionamento.

Acesse a entrevista da psicóloga Dery Leão para o Mamãe Prática e saiba mais sobre o tema. Clique aqui.

Um beijo, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Sueli Zischeler Photography

3 comentários em “Pai e mãe também são um casal”

  1. Parabéns Dery!!!
    Te desejo muito Sucesso…
    Torço muito por você, sempre…
    Você merece tudo de bom!!!
    Adoro você!!!
    Saudades…
    Bjossss mil…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima