Gostei dessa dica com cara natalina que a Editora Alaúde enviou pra gente. Adoro abóbora recheada e essa opção é vegetariana (o que me simpatiza muito kkk). A receita (bem detalhada) faz parte do livro “A nova culinária vegana”, da chef norte-americana Ann Gentry.
Ingredientes:
– 8 damascos secos picados grosseiramente
– 6 ameixas secas picadas grosseiramente
– 1½ xícara (chá) de água quente
– 1 abóbora-japonesa (cabochan) inteira de cerca de 2 kg
– 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
– 1 cebola picadinha
– 2 dentes de alho picadinhos
– 1 lata (380-400 g) de tomates pelados inteiros picados grosseiramente mais o caldo
– ¼ de xícara (chá) de concentrado de tomate
– 2 batatas cortadas em cubinhos
– 1 batata-doce cortada em cubinhos
– 1 pimentão vermelho pequeno cortado em cubinhos
– ½ xícara (chá) de milho verdecozido em conserva ou congelado
– 400 g de feijão-roxinho cozido e escorrido
– 1 colher (sopa) de mirin
– 1½ colher (chá) de sal marinho(ou mais a gosto)
– 1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
Modo de preparo:
Em uma tigelinha, coloque 1½ xícara (chá) de água quente, os damascos e as ameixas e deixe de molho por pelo menos 2 horas ou por uma noite. Essa água ficará bem adocicada, quase como um xarope. Escorra, e reserve a água.
Preaqueça o forno a 175 °C. Unte uma assadeira grande com um pouco de azeite. Lave bem a casca da abóbora e seque. Com uma faca afiada e pontuda, corte um círculo (de 6 a 8 cm de diâmetro) na parte de cima da abóbora e reserve a tampa. Retire os filamentos e as sementes e as fibras (lembre que eles podem ser usados em outro preparo). Coloque a abóbora e a tampa na assadeira untada. Passe azeite em toda a casca da abóbora para evitar que a parte externa resseque. Reserve.
Em uma panela de fundo grosso, aqueça as 2 colheres (sopa) de azeite restantes em fogo médio. Ponha a cebola e o alho e refogue por 3 minutos ou até a cebola ficar translúcida. Adicione os tomates e seu caldo e o concentrado de tomate. Mexa por 3 minutos ou até agregar os ingredientes. Acrescente a batata, a batata-doce e a água da demolha das frutas secas e deixe cozinhar. Quando levantar fervura, abaixe o fogo para médio a brando, tampe a panela e deixe cozinhar devagar por 12 minutos ou até as batatas ficarem quase macias. Junte o pimentão, o milho verde, os damascos e as ameixas demolhados. Cozinhe sem a tampa por 3 minutos ou até o pimentão começar a amolecer. Acrescente o feijão, o mirim, o sal e a pimenta. Tampe a panela e cozinhe por 5 minutos ou até as batatas ficarem macias; elas não vão amolecer muito mais dentro da abóbora.
Com cuidado, despeje esse cozido dentro da abóbora e coloque a tampa. Reserve o cozido que não couber na abóbora, mantendo-o quente, para servir à parte.
Asse a abóbora por 1h15min ou até ficar macia. Para testar, espete um garfo; se ele entrar facilmente a abóbora está no ponto. Lembre que o tempo de forno vai depender do tamanho da abóbora. Se preferir, tire a tampa da abóbora e espete o garfo diretamente na polpa, para verificar se está macia.
Coloque a abóbora em uma travessa. Retire a tampa e corte-a em fatias com cerca de 3 cm de espessura, cortando a partir da borda. A abóbora deve ficar aberta como uma flor, e o cozido escorrendo por entre as fatias. Sirva cada fatia da abóbora e uma boa colherada do cozido para cada convidado.
Humm, que delícia!
Beijos, da Mamãe Prática Fabi
Fotos: Editora Alaúde
Cadastre-se no Clube Mamãe Prática para acompanhar nossos posts e novidades!