Publicado em 54 comentários

Como ensinar o bebê a dormir sozinho

Há meses que o post “Como fazer o bebê dormir a noite toda”, escrito pela Mamãe Prática Mari, está na lista dos mais lidos aqui no blog. Certamente porque este é um dos temas que mais preocupa (e aflige) as mamães e os papais, principalmente os de primeira viagem.

Como a minha experiência tem sido um pouco diferente da Mari (aliás bem melhor rs rs) resolvi contar aqui também como meu filho passou a dormir a noite toda de forma tranquila e natural.

Primeiramente, acredito que diversos fatores podem interferir e influenciar no sono dos bebês como o ambiente da casa/ quarto, a rotina da família, se a criança tem muita cólica, se fica doentinha com frequência (tosse ou coriza, por exemplo, atrapalham bastante) ou até se os dentinhos estão nascendo.

Posso dizer que nessa área eu tive muita sorte! Hoje o Serginho está com quase 1 ano e meio e desde os seis meses, mais ou menos, dorme a noite toda. Hoje ele dorme entre 21:30 e 22:00 e acorda entre 08:00 e 09:00 todos os dias. Mesmo quando bebezinho nunca foi uma criança que acordava muitas vezes para mamar ou chorando bastante. Claro que tivemos (e ainda temos) fases ruins, mas no geral tem sido mais calmo do que eu imaginava.

O segredo?  Bom vou listar aqui o que fiz para criar uma rotina de sono para o Serginho e como o ensinei a dormir sozinho (sem o peito ou balançando demais). Espero que minha experiência possa te ajudar!

1 – Dia x noite
Desde os primeiros dias do nascimento do Serginho tive a preocupação de diferenciar o que é o sono do dia do sono da noite. Até hoje quando ele tira uma sonequinha pela manhã ou a tarde eu o deixo dormir no quarto com claridade (não fecho a cortina) e não imponho silêncio absoluto na casa.

2 – Dormir no berço
Sei que alguns pais são a favor da cama compartilhada, mas eu preferi não fazer isso porque tinha medo de machucar o bebê ou dele cair. Até quase três meses o Serginho dormiu no nosso quarto, mas no carrinho de passeio ou num bercinho. Depois ele passou a dormir no berço no quarto dele e eu usava uma babá eletrônica para ver se ele estava bem.

3 – Bebê dormindo de madrugada
Nunca acordei o Serginho para mamar de madrugada, mesmo nos primeiros meses (somente durante o dia se passava de três horas que ele estava dormindo). Sempre o deixei acordar naturalmente para mamar. Com o tempo os horários dele mamar na madrugada foram espaçando.

4 – Chupeta só para dormir
Confesso que foi difícil dar a chupeta pra ele. Eu não queria porque sempre ouvi falar dos malefícios, mas chegou um momento que percebi que ele precisava sugar sempre algo, além de ficar muito irritado e agitado. Então acabei dando a chupeta e realmente ele se acalmou. Mas a minha estratégia foi associar a chupeta somente com a hora de dormir e deu certo porque durante o dia ele nem lembra da chupeta. Agora já estou pensando em como fazer ele perder perder o hábito da chupeta… (PS: o uso da chupeta é muito polêmico, existem muitas linhas contra, por isso, sugiro que você analise com calma a decisão de dar ou não chupeta para seu filho )

5 – Aconchego se está chorando
Sei que existem algumas técnicas que recomendam que a gente deixe o bebê chorar (mesmo berrando) no berço porque uma hora ele vai dormir. Eu nunca fiz isso! Quando ele começava a chorar eu trocava a fralda, dava de mamar e o colocava de novo para dormir. Se ele acordasse chorando eu o pegava e balançava um pouco no colo para acalmá-lo, andava pelo corredor se fosse preciso, e punha ele de novo para dormir. No começo fazia isso várias vezes na mesma noite. Eu também fazia baixinho um som que dizem que lembra o som do útero: shiiii shiii shiii

6 – Rotina de sono
Desde sempre mantenho uma rotina para a hora de dormir que funciona bastante com o Serginho. É bem simples: banho gostoso e morninho + colocar pijama + tomar leitinho + aconchego no colo (às vezes ando um pouquinho no quarto com ele no colo). Em seguida, o coloco no berço, faço carinho e falo pra ele que é “hora de nanar” e que “amanhã tem mais” (falo bem baixinho quase sussurrando).

Mesmo quando ele não dorme rapidinho costuma ficar sonolento e me olha quietinho (risos). Então, eu saio do quarto dele e volto dali uns minutinhos, se ele estiver acordado faço carinho novamente e digo que é “hora de nanar”. Ele entende que é hora de dormir e em poucos minutos dorme sozinho.

Bom, mas se acontece de ele estar muito agitado, levo o pequeno para a minha cama e fico com ele até que comece a pegar realmente no sono.

Queridos leitores, vocês estão passando alguma dificuldade para fazer o bebê dormir? Espero que minhas dicas podem te inspirar a criar uma boa rotina de sono (do seu jeito) para seus filhos. Boa sorte!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Mamãe Prática

logo_ClubeMamaePratica

Cadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

54 comentários sobre “Como ensinar o bebê a dormir sozinho

  1. Adoreei todas as dicas… minha Giovanna tem 4 meses, ela já sabe a hora de dormir e nem chora e tranquilo. O que está pegando ainda é que ela quer mamar muitas vezes durante a noite… e ela não chula no bico. Será que demora pra ela parar com as mamadas noturnas?

    1. oi Giane, que bom que gostou das dicas! Olha, a sua bebê ainda é bem novinha… cada criança é de um jeito, mas geralmente ao longo do primeiro ano ainda vai acordar algumas vezes para mamar… Meu filho parou de acordar de madrugada para mamar por volta dos 7/8 meses, mas como disse, depende muito da criança. Boa sorte, beijos, Fabi

  2. A minha filha tb dorme a noite toda desde 1 mês e meio. E fiz e ainda faço com ela uma rotina. Desde o dia q ela chegou aqui em casa ela tem uma rotina. Ela dorme das 21 as 6 da manha. Beijos

    1. Que legal Ana Carolina, você tem sorte dela dormir bem! E claro que a rotina que você criou ajuda bastante, parabéns! Beijos, Fabi

  3. Adorei o post.. Eu estou na segunda gravidez e errei muito com meu primeiro filho, hoje, 13 anos depois tive uma menina e estou fazendo tudo diferente.. Ela vai fazer 3 meses e coloquei ela no quarto dela e ela dorme bem a noite toda, faço todas essas etapas, só a chupeta que não dei..ela não pegou e não insisti mais..

    1. oi Vivian, obrigada pelo seu depoimento! Que bom que agora está sendo mais tranquilo para você, boa sorte com a pequena! Beijos, Fabi

    2. Vivian tb nao ofereci a chupeta para a minha pequena, por favor, pode compartilhar comigo a rotina da sua bb? Ainda nao consegui estabelecer uma rotina pq cada dia ela acorda em um horario e dorme tb.

  4. Nossa adorei o post, a minha pequena Manuela não dorme sozinha de jeito nenhum e a minha mãe de tanto colocar ela pra dormir a ninando, e fazendo son agora ela mesma faz o sonzinho de ninar quando quer dormir, mais tem que ser no colo e em pé, AFF

    1. Olá Nivea,

      Que bom que gostou do post! Não é fácil mesmo, mas com paciência e insistência tudo vai dar certo! Depois volte aqui pra nos contar como foi o processo dela adormecer sozinha.

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  5. Adorei o post. Tenho um pequeno de 3 meses e 24 dias. Ele odeia dormir. É uma luta pra dormir um cochilo de dia e de noite acorda umas 3 vezes. Geme a noite toda e tem o sono super leve. Não sei mais o que fazer pra ajudar a melhorar o sono dele. Mesmo criando rotina o sono dele é salpicado, 30 minutos, 40 minutos. To um bagaço.

    1. Oi Thamy! Nossa, sei como é difícil, muito cansativo. Mas seu bebê ainda é muito pequeno com o tempo ele vai aprender a dormir melhor, fique tranquila. Beijos, Fabi

  6. As dicas são muito boas… só que o meu filho ja tem 1 Ano e 2 Meses e não consigo fazer com ele durma a noite toda ainda… ele acorda praticamente de hora em hora pra mamar… alguém tem alguma dica de como fazer ele dormir a noite toda sem ter que deixar ele chorando no berço até ele se cansar… pois já estou exausta…

    1. Olá Kamila,

      Passei por isso também (e fiquei exausta também). Minha pequena me fazia de chupeta e só dormiu a noite toda quando decidi parar de amamentar (ela tinha 1 ano e cinco meses na época). Aqui neste post eu faço um relato de como ensinei a pequena a adormecer sozinha: “Como minha filha parou de fazer meu peito de chupeta”

      Sugiro você também ler este outro post que tem mais dicas: Socorro: meu peito virou chupeta

      Espero que as dicas desses posts possam te ajudar! Depois me conte como foi.

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  7. Minha filha dorme noite toda desde os 15 dias de vida, porém ela sempre dormiu tarde…..por volta da 1:30 da manhã! Tentei estabelecer rotina, deixava a casa no silêncio, enfim fiz de tudo e nada resolveu. À noite que ela conseguia fazer coco, ai íamos trocar e ela se agitava, tinha também as temidas cólicas, etc que contribuíam para ela não dormir. Aos poucos ela foi dormindo mais cedo, meia noite, e ultimamente tem ido às 23 e tem dia que as 22 hrs. Hoje ela completou 3 meses e ela mesma mudou a rotina dela de sono, porém ela necessita mamar para dormir. Após soltar o peito ela dorme no meu colo mesmo.
    Vou respeitar o jeito que ela mesma fez para dormir!

    1. Legal Edilaine, aos poucos vocês vão encontrando a melhor rotina para vocês e ela vai aprendendo a dormir. Obrigada por compartilhar a sua experiência aqui com a gente! Beijos, Fabi

  8. Pois a minha filha, sempre foi impossilvel eu impor uma rotina quase morro de tanto tentar fazer ela dormir sozinha no berco dela desde que chegou da maternidade, mas nunca conseguí, ela nem dormía nem muito dia dia. Quería passar a noite inteira mamando, alem de mta coloca sem geito, e qdo passo a fase das colicas, entrou a denticao com mto sofrimento,enfim ate hoje ela ha vai fazer 3 anos e ainda continuo tentando fazer ela dormir no quarto dela na sua cama, mas ela acorda no meio da noite e ven pra nossa cama. Nao sei mais o que fazer.

    1. Olá Edna,

      A minha pequena está agora com 3 anos e ainda não fica sozinha no quarto para adormecer, mas dorme a noite inteira no seu quarto, na sua cama. A estratégia que usamos é deixá-la dormir no sofá da sala (quando chega o horário de dormir deixamos tudo mais quieto, a TV com som mais baixo, e ela dorme e depois a levamos para o quarto dela). Ou, então, eu vou com ela no quarto dela, deitamos juntas na sua cama e ficamos conversando ou então eu conto uma história e aí ela adormece na própria cama.

      Mas o importante é que ela sabe, eu explico, que ela vai dormir sozinha no quarto dela, que ela já é menina grande e precisa dormir sozinha no quarto dela. Então eu explico que vou ficar junto com ela no quarto para ela adormecer, mas que depois vou para o meu quarto, porque a mamãe dorme no quarto da mamãe e ela no quarto dela.

      Já houve semanas que ela começou a acordar de madrugada e insistiu para dormir no nosso quarto. Ela dizia que tinha medo. Explicamos pra ela, com muito carinho, que ela não precisava ter medo e que seus bichinhos (pelúcias que ela gosta de dormir junto) iriam tomar conta dela e que não existia monstro no quarto dela. E, novamente, que ela precisa dormir no quarto dela, porque a mamãe dorme no seu quarto e a Manu, que já é menina grande, dorme no quarto dela. Foi preciso insistir algumas noites, não deixá-la dormir com a gente, e deu certo. Ela chorou uma ou duas noites (foi de cortar o coração), mas foi para o bem dela. Ela voltou a dormir a noite inteira.

      Espero ter ajudado. Depois me conte como foi.

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  9. Olá , meu Enzo faz 4 meses essa semana , nao consigo colocar ele no berço pra dormir, ele faz um escândalo , nao gosta de chupeta, chora como se estivesse desesperado , assim q dorme no colo ou no peito coloco no berço , mas queria muito q ele se acostumasse a dormir sozinho no berço , sera q é pq é muito cedo ?
    .

    1. Oi Jú, aprender a dormir é um processo lento para muitos bebês porque para eles a mãe ainda é um extensão deles mesmos e sentem segurança quando estão juntinhos da mãe e do pai. Por isso, talvez seu bebê ainda seja muito novinho, mas aos poucos ele vai se acostumar. Tem que ter mesmo muita paciência e tranquilidade para ir ensinando o pequeno a dormir no berço. Boa sorte, espero que minhas dicas tenham te ajudado de alguma forma. Beijos, Fabi

  10. Li suas dicas achei todas ótimas! Mas estou desesperada! Meu filho ja twm dois anos e nao dorme bem a noite! Minha casa e muito pequena o berço fica na sala! Ponho para dormir na minha cama e depois transfiro para i berço! Ele ainda mama e acorda myito a noite! Alguém pode me ajudar! Flimaventura @ gmail. com

    1. oi Fernanda! Como ele está com dois anos já deveria estar dormindo melhor durante a noite. Observe se ele vai dormir com fome, se sente frio ou calor durante a noite porque isso pode fazer ele acordar mais. Também pedir para mamar para voltar a dormir pode ser um hábito que ele criou e, aos poucos, você vai precisar ensiná-lo a dormir sem precisar do peito. Não é simples mesmo, cada caso é um caso… tente observar todo o contexto. Espero ter ajudado! Beijos, Fabi

  11. Minha primeira filha dormia super bem, ficou no carrinho em meu quarto por um mês, em seguida já ficou bem no bercinho dela.
    Fiz tudo isso e sempre deu super certo.
    Aprendi com o livro ‘A encantadora de bebês’. E nesse livro diz: nunca comece o que não quer que continue. Então nunca a coloquei em minha cama.
    Estou na segunda gestação, espero que seja tudo parecido

    1. Oi Fabi, minha xará, que legal que você encontrou uma maneira tranquila de conduzir essa questão aí na sua casa. Obrigada por compartilhar a sua experiência aqui com outras mamães e boa sorte com o próximo baby! Beijos, Fabi

  12. Aqui não tem sido fácil , Enzo esta com 4 meses e odeia o berço rsrs , faz um escândalo quando percebe q esta lá , só dorme no peito ou ninando e acorda várias vezes a noite chorando, ja ja volto a trabalhar e nao sei como fazer porque ele vai pra creche e ainda não consegue dormir sozinho

    1. oi Juliana, olha não é fácil mesmo, mas com o tempo ele vai aprender a dormir bem. É um processo lento porque para o bebê a mãe é uma extensão dele, por isso, é difícil ficar longe de você e ele ainda é muito novinho! Boa sorte!

  13. Oi adorei as dicas meu bebê já vai fazer 08 mês, ainda dorme no meu quarto mais no berço dele…faço essa rotina do dia x noite,do banho gostoso ele mama e por volta das 9hs ele dorme. O problema é que ele acorda muitoooo durante a noite pra mama queria colocar ele pro quartinho dele mais com essas mamadas durante a noite ainda não coloquei. Durante o dia ele mama pouco ele ja come alimentos sólidos de tudo um pouquinho e por volta das 8hs da noite ele come uma comidinha salgada e antes de dormir mama também. Gostaria de algumas dicas de como fazer parar um pouco essas mamadas noturna…desde já agradeço

    1. oi Giani! Olha talvez seja importante observar se ele dorme com fome e se sente frio ou calor durante a noite (isso faz o bebê acordar mais…). Também pode ter uma relação com o hábito de acordar para mamar. Como ele já está com oito meses a partir de agora ele deve começar a dormir mais horas seguidas. É realmente difícil, um aprendizado a cada dia. Espero ter ajudado, boa sorte! Beijos, Fabi

  14. Você usou essas técnicas a partir de qtos meses o bebê?

    1. oi Tati, desde bebezinho fui aos poucos incorporando essas técnicas. Mas no caso da rotina de sono acho que ficou mais consolidada entre seis meses e um ano! Beijos, Fabi

  15. Adorei as dicas e criei uma rotina com minha princesa. Eu notei que ela dormia mto a tarde dps do banho, daí comecei a dar banho nela antes da ultima mamada as 22:00 de acordo com a mamada de tres em tres horas e ela não acorda de madrugada pra mamar só no primeiro dia mais mamou e voltou a dormir. Agora ela só acorda as 10:00 .Ah ela só tem 2 meses e 10 dias.

    1. Olá Tatiany,

      Legal conhecer a sua experiência!

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  16. Boa noite mamães. Meu bebê tem 6 meses e infelizmente por falta de informação e experiência acabei acostumando ele a dormir no peito. Achava que era a forma mais natural. Mas agora que está mais ativo mama os dois seios e fica chupetando e como não sai mais leite fica puxando o bico e apertando com a gengiva. Fica muito dolorido. Estou pensando quando ele tiver dentes… ai meu Deus que dor. Quando tiro ele fica desesperado procurando, colocando a mão na boca e o peito já está vazio. Já tentei a chupeta mas ele não pega de jeito nenhum, faz ânsia e fica mais nervoso ainda. Ele normalmente é muito calmo e quando finalmente pega no sono dorme a noite toda. Já tentei colocar no berço e ficar fazendo carinho na cabeça dele, cantando, mas ele fica se debatendo, muito irritado e procurando o peito. Vocês tem alguma dica para me dar? Já passaram por isso?

    1. Olá Shirlei,

      Sim, eu mesma passei por isso e temos muitos comentários de mães que também nos relatam essa situação. Por isso, pra tratar esse assunto aqui no blog, fizemos recentemente dois posts com a especialista Mariana Zanotto Alves, que faz atendimentos em domicílio e um dos aspectos que ela acompanha e orienta os pais é sobre o sono dos bebês e quando o bebê só dorme no peito. São estes posts: “O sono dos bebês nos primeiros meses” e “Quando o bebê só dorme no peito: entenda o que fazer”.

      Sugiro você dar uma olhada nesses posts, principalmente este último, no qual também citamos livros que trazem abordagens sobre o sono dos bebês.

      Beijos,

      Mamãe Prática Mari.

  17. Ola mamaes!!!!

    Adorei este post,fui abençoada com uma filha tranquila,que dorme as 18:30 ,acorda uma unica vez para mamar,e volta a dormir rapidamente,acordando as seis da manha.Infelizmente ela dormia comigo,em cama compartilhada,mas uma temporada jinto da avó materna,a fez ficar viciada na rede.agora se recusa a dormir na cama,ou no berço,so quer dormir nos embalos da rede(rsrs) ,ela nao pega chupeta,e detalhe:so tem quatro meses.como e que eu faço para ela voltar para a cama novamente?

    1. oi Helaynne, eu tentaria acostumá-la a dormir aos poucos na cama novamente, por exemplo, durante a soneca de dia. Você também pode tentar levá-la para a cama depois que ela dormir na rede. Obrigada por compartilhar aqui com outras mamães também. Beijos, Fabi

  18. Tenho uma bebê de 2 meses. E parece que vc está descrevendo o meu dia a dia. Ela é agitada para dormir, briga com o sono. Comecei a colocar pra dormir no bercinho há 2 semanas. A briga é feia, rs. Mas eu não concordo em deixar chorar. Até pq se ela chorar de se estressar, parece que perde o ar, fica roxa , e consequentemente perde o sono. Geralmente eu pego no colo, ando pela casa, e agora está funcionando colocar ela quase apagada no berço. Às vezes ela dorme bonitinho. Mas quando nada funciona, nem ninar, nem cantar, nem shh shh, coloco no berço e uso a chupeta, quando sei que o sono está bem forte. Na hora acalma e ela dorme. Aí quando dá, tiro a chupeta dela. Nunca fui a favor do uso da chupeta, mas ela ajuda em alguns casos, principalmente pra dormir. Por mim eu não usava nunca. Eu não tenho mt opção: ou ela dorme ninando ou com chupeta. Eu achava que esse era um problema meu de “paternidade acidental”, que o livro da Encantadora de bebês fala, mas acho que os bebês têm essa necessidade natural de aconchego.

    Vejo mães que são radicalmente contra o uso da chupeta, mas quando o bebê chora, dão o peito. Mas neste mesmo livro, a Encantadora é contra os “lanchinhos”, usados pra acalmar o bebê, mesmo quando ele não está com fome, só com necessidade de sugar. Também acho que pode confundir a cabeça do bebê, ainda mais agora que consegui regular a rotina dela direitinho pra mamar de 3 em 3 horas.

    Agora, confuso é conseguir que um neném durma sem chupeta e sem embalar. Ou, se não usar nenhum destes 2 artifícios, que não durma sem sugar o peito. Como que faz?

    A tarefa é difícil. E acho que não existe fórmula, de seguir esse pediatra, ou aquele, este especialista ou outro, este livro ou aquele. É pegar o melhor das informações e adaptar à realidade de cada criança. E ao jeito da mãe.

    Sei que gostei do seu post pq parece que sua rotina é mt parecida com a minha. Como seu filho é mais velho, me conte, em que momento ele aprendeu a dormir sozinho? 🙂

    1. oi Letícia! Muito obrigada pelo seu comentário, por dividir aqui com a gente e outras mamães a sua experiência também. Concordo com você quando diz que não existe fórmula! Na verdade o que percebo é que existem várias experiências, técnicas e orientações, mas cada família é única e, aos poucos, aprendemos com nossos filhos a seguir o melhor caminho. Tudo é um aprendizado, pra gente e para o bebê. Acho que meu filho começou a pegar no sono sozinho (ou seja, sem ninar ou sugando o peito ou mamadeira) por volta de 1 ano. Hoje ele está com 2 anos e 8 meses e a hora de dormir é bem mais tranquila. A sua bebê é bem novinha e vocês estão apenas começando essa grande aventura da maternidade e rotina do sono. Tenho certeza que vocês vão encontrar a melhor rotina para vocês. O primeiro ano é mais difícil, mas tudo passa! Beijos e boa sorte, Fabi

  19. Tenho dificuldade em fazer meu bebe dormir de dia sozinho. A noite eu consigo, mas de dia não. Tem alguma dica?

    1. Oi Gabriele, tudo bem? Puxa, é difícil dizer porque não temos os detalhes da sua rotina. Mas talvez você possa observar se ele fica mais agitado por causa de barulho ou se sente frio/ calor. Alguns meses dormem menos durante o dia porque sentem menos sono e também se distraem mais com estímulos como sons, televisão, muito movimento na casa. Espero ter te ajudado de alguma forma, boa sorte! Beijos, Fabi

      1. Oi fabi vc tem watts pode me passar tenho algumas duvidas tbm e sou mae de primeira viagem

        1. oi Isabel, te enviei um e-mail com meu número. Espero que possa ajudar! Beijos, Fabi

  20. Minha bebê tem pouco mais de um mês. Vc acha que já posso ensina-la a adormecer no berço ? Ele fica no nosso quarto mas geralmente a coloca nele ja dormindo pois senão ela desperta e chora. No carrinho ela dorme sozinha mas fica toda torta.

    1. oi Fabi minha xará! Olha, eu também achava que meu filho estava desconfortável no carrinho e coloquei um berço portátil no meu quarto para ele ficar. Somente por volta dos três meses que passei a colocá-o para dormir no berço maior no quarto dele. Esse processo para adormecer no berço é gradativo aos poucos sua filha vai aprender, mas tente não ter pressa porque ela ainda é muito novinha. Espero ter ajudado! beijos, fabi

  21. Olá minha bebe vai completar 5 meses dia 10/06; gostaria de saber sobre “choro ” e irritação antes de dormir a noite…

    1. Oi Su, parabéns pela filhota! É preciso observar todo o contexto para tentar identificar as causas de choro e irritação (se está com frio, com fome, se tem muito barulho etc). Talvez ela possa estar cansada e “brigando com o sono”. Outro fator que deixa os bebês bastante irritados nessa fase é o nascimento dos dentinhos.
      Temos dois posts que talvez possam te ajudar:
      – Choro do bebê: aprenda a identificar (apesar de falarmos do recém-nascido, as dicas também podem ser úteis para você)
      https://mamaepratica.com.br/2013/09/29/choro-do-bebe-aprenda-a-identificar/
      – Como aliviar o incômodo dos primeiros dentinhos
      https://mamaepratica.com.br/2015/08/19/como-aliviar-os-incomodos-dos-primeiros-dentinhos/
      Beijos e boa sorte querida, Mamãe Prática Fabi

  22. Fabi muito interessante essa matéria no entanto eu tenho uma duvida meu bebe tem 3 meses e desde 1 mês e meio venho tentando fazer essas técnicas pra ele aprender a dormir sem ninar eu fiz algumas vezes esporádicas pois achei ele novinho deitava dava o bico ficava perto dele passando a mão na cabeça ele chorava eu continuava ate ele dormir fiz umas 3 vezes, depois disso eu vi ele no sofá brincando depois cochilou sozinho, como não continuei com o treinamento ele desaprendeu agora to voltando, li sua matéria e achei interessante a de pegar no colo quando ele chora e consolar com o bico e colocar na cama, quero saber se as vezes que você consolava seu bebe cochilava no seu colo o meu cochila ai coloco no berço ele se assusta as vezes chora ai pego de novo as vezes fica quietinho ai fico com ele só que ele cochila e se assusta toda hora é porque ta aprendendo ainda né? kkkkk pela manha eu consigo fazer e ele dorme deitado e com o bico sem chorara mas é um sono leve de uns 15 minutos se assusta ai pego ele dorme de novo.

    1. Oi Lyly! Olha, às vezes ele cochilava no meu colo e às vezes no próprio berço, quando eu fazia carinho e conversava baixinho até ele dormir. O que eu evitava era fazer ele dormir sempre mamando para não associar que precisava do peito para dormir. Realmente não é fácil, precisa ter muita paciência e carinho. Cada bebê tem um jeitinho e aos poucos você vai perceber o que funciona mais para vocês (seu bebê ainda é muito novinho). É tudo um aprendizado mesmo… Espero ter ajudado querida! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  23. Minha filha dorme no colo de dia e quando coloco na cama ela acorda e quer dormir novamente no colo a noite ela dorme bem. …o que devo fazer

    1. oi Daniane, talvez durante o dia o sono dela seja mais leve e, por isso, ela acorda facilmente. Não sei qual a idade dela/ quantos meses, mas tente acostumá-la a dormir com pouco barulho. Se ela não quer ficar na cama, tente o sofá ou outro local também confortável e seguro. Espero ter ajudado. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  24. Essa coisa de acordar o bebê de madrugada deve ser reavaliado…. Acredito ser importante para os bebês que não ganham peso. Para os que ganham peso normalmente…. Fazia isso de madrugada, acordava meu filho a cada 2h e 30min pois a pediatra dizia que 3h já era muito…. Resultado? Meu filho tem 6 meses, continua acordando a cada 2h de madrugada pois acostumou com a trotina e tem sido um sacrificio fazê-lo dormir mais… Estou exausta!! Minha dica assim como a dada em cima… Não acorde o bebê de madrugada… Goncalez já disse: se o bebê estiver com fome ele vai acordar e chorar!

    1. oi Jenifer, concordo com você, acordar o bebê de madrugada somente se ele estiver com baixo ganho de peso ou por orientação do pediatra. Eu não acordava meu filho de madrugada e, naturalmente, nos primeiros meses, ele acordava sozinho a cada 3 ou 4 horas, depois logo passou a dormir a noite toda. Já a minha irmã acordava a filha regradamente a cada 3 horas e criou uma rotina em que a bebê só passou a dormir a noite toda com 1 ano e meio, muito cansativo. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  25. Já tentei de tudo, nada de musiquinhas funcionar, rotina, nada.
    Preciso de algo que realmente funcione,
    Estou realmente exausta e já estou cansada de comprar livros e buscar informação por toda parte para me ajudar no sono do meu filho.
    Vi que além do seu site tem muitos outros blogs falando sobre este assunto e há muita informação desencontrada. Este blog aqui esta indicando um método também http://decorarecrescer.com.br/como-ensinar-bebe-dormir mas será que realmente funciona? já não sei onde mais buscar ajuda. Talvez alguem conheça e possa me dizer

    1. oi Ingrid, tudo bem? Imagino como você deve estar exausta, realmente não é fácil, alguns bebês demoram mais para começar a dormir mais horas seguidas. Quantos meses tem o seu filho(a)? Diversos fatores podem estar relacionados ao assunto, como o ambiente, a rotina, o estresse, o que é bastante comum. O que vejo que mais funciona é realmente criar uma rotina de sono (ex: banho, leitinho, historinha, quarto com meia luz, aconchego) e, aos poucos, o bebê passará a dormir a noite toda. Parece que não, mas uma hora eles começam a dormir a noite toda!
      Você também pode procurar uma consultora de sono para avaliar em mais detalhes o seu caso, apenas uma sugestão…
      Recomendo para você esses textos:
      – O sono do bebê e a expectativa dos pais – https://mamaepratica.com.br/2015/08/28/o-sono-dos-bebes-e-a-expectativa-dos-pais/
      – O sono dos bebês nos primeiros meses – https://mamaepratica.com.br/2015/10/08/o-sono-dos-bebes-nos-primeiros-meses/
      – Rotina de sono: corrigindo problemas – https://mamaepratica.com.br/2015/03/09/sono-da-crianca-como-corrigir-os-problemas/

      Espero ter te ajudado de alguma forma. Boa sorte e fique tranquila que tudo dará certo! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.