Publicado em Deixe um comentário

5 coisas que toda mãe deveria saber sobre alimentação (+ lidos 2015)

Alimentação é um dos assuntos mais acessados no nosso blog, afinal, todo mundo quer ver seu filho comendo bem. Mas a gente sabe que, na prática, não é tão simples assim, por isso, aqui tem sempre dicas e entrevistas com especialistas sobre alimentação infantil. Esse post com a pediatra Claudete Closs é o 6º colocado no nosso ranking dos 10 Posts Mais Lidos de 2015. Vale a pena conferir:

Nós, mães, não somos pediatras nem nutricionistas, mas se soubermos algumas coisas simples relacionadas à saúde e alimentação das crianças podemos fazer uma grande diferença na vida de nossos filhos. Foi o que eu descobri recentemente, durante uma consulta de rotina à pediatra da minha filha.

Ela contou, por exemplo, que não se deve dar leite ou doces com leite logo após as refeições, o que pode prejudicar a absorção do ferro no organismo. Achei a dica da médica tão interessante que, lógico, pedi para a querida pediatra Claudete Teixeira Krause Closs, que também é coordenadora do Proama – Programa de Aleitamento Materno, de Curitiba (PR), explicar melhor essas orientações pra gente. Vejam que interessante:

5 coisas que toda mãe deveria saber sobre alimentação

1. Não se deve dar leite logo após as refeições
Tanto o cálcio quanto o ferro são absorvidos pelo organismo por meio do intestino (a absorção de cálcio é maior no início do intestino). Então, o cálcio do leite “compete” com o ferro, não deixando este último ser absorvido e, por isso, muitas crianças que ingerem muito leite ou doces com leite logo após as refeições desenvolvem anemia. Recomenda-se esperar 1 hora para dar leite ou doces com leite e isto se aplica a todos os leites, inclusive o leite materno no caso dos bebês.

2. “Besteiras” fazem mal mesmo!
Por conterem muitos produtos químicos, os alimentos industrializados podem prejudicar a imunidade da criança. É o caso, por exemplo, dos sucos artificiais que contêm muito açúcar, corantes, antioxidantes e conservantes, o que faz com que a criança diminua a sua imunidade e desenvolva alergias. Isto acontece porque, para o metabolismo desses produtos químicos, é consumida muita vitamina do complexo B – aquelas que justamente aumentam a imunidade do organismo.

3. Alimentação saudável ajuda a ficar menos doente
A recomendação do Ministério da Saúde é para os bebês mamarem no peito de forma exclusiva até os seis meses. A partir daí, deve-se começar a introduzir a alimentação complementar saudável (constituída de frutas, verduras, cereais como arroz e feijão, carne bovina, frango e miúdos de frango), ou seja, as papinhas, lembrando que a amamentação também é indicada até os 2 anos ou mais. Esses cuidados – amamentar e oferecer comida saudável e caseira para os filhos – contribuem significativamente para as crianças ficarem menos doentes.

4. As crianças precisam (sim!) de exemplo
Os pais devem ser o espelho para os pequenos, ou seja, os adultos também devem se alimentar bem, comendo frutas e verduras, por exemplo. Se o pai e a mãe comerem alimentos “do bem”, a criança também vai querer comê-los para ficar saudável. Mas este exemplo precisa acontecer todos os dias, sempre!

5. O prato precisa ter cinco cores diferentes
Essa é uma dica bem legal e que vale pra nós mesmos, adultos, seguirmos. Além de ficar colorido e mais atraente para as crianças, o prato, ou melhor, a refeição fica dessa forma mais nutritiva. Como já mostramos AQUI, essa dica faz parte do livro “Socorro! Meu filho come mal”, da nutricionista Gabriela Kapim e da psicóloga infantil Ana Abreu, em “Os 10 mandamentos para uma boa alimentação infantil”.

Meninas, eu gostei muito dessas dicas e vou seguir. Espero que vocês tenham gostado também! Tem mais alguma coisa que vocês fazem pela alimentação de seus filhos? Contem pra mim nos comentários.

Ah, eu também adoro levar a Manuela pra cozinha. A gente se diverte, ela aprende sobre os alimentos e fica toda feliz em experimentar tudo. A Fabi já até escreveu sobre isso (AQUI), sobre um estudo que mostrou que as crianças que ajudam os pais na cozinha comem mais e melhor!

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto: Blog Mamãe Prática – minha Manuela ainda bebê na fase das papinhas. Minha linda!

logo_ClubeMamaePraticaCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.