Esse post traz dicas práticas sobre como garantir que seu filho pequeno brinque com mais segurança, o que começa pela escolha do tipo de brinquedo e pela correta supervisão dos pais.
Veja as dicas da PROTESTE Associação de Consumidores sobre o assunto.
15 dicas de segurança sobre brinquedos
- Não deixe que seu filho menor mexa com produtos de crianças maiores, como jogos de botão ou bolas de gude.
- Verifique as costuras dos bonecos para garantir que o enchimento não se soltará facilmente. Também confira se os olhos dos bichinhos de pelúcia estão firmemente pregados, para evitar que sejam engolidos.
-
Procure revisar periodicamente os brinquedos da casa para jogar fora os que tenham defeitos e que possam se tornar perigosos.
-
Ruídos excessivos podem causar sérios danos à audição dos pequenos.
-
Os brinquedos de tecidos devem ser laváveis, com instruções de uso e etiqueta indicando a sua composição.
-
Embalagens não podem conter grampos, pregos ou parafusos e os sacos plásticos têm que ser descartados rapidamente, para evitar sufocamento.
-
Fique por perto quando seu filho brincar com balões de látex (bexigas). Quando estourados, eles viram pedaços que podem ser levados à boca.
-
Evite comprar brinquedos com pilhas e baterias pequenas, pois podem ser retiradas e engolidas.
-
Não deixe que a garotada se divirta com joguinhos com dardos, flechas e projéteis, pois são capazes de ferir gravemente os olhos.
-
Cordas ou cabos também não são indicados para crianças, pois, acidentalmente, elas poderão enrolá-los no pescoço com força.
-
Se o seu filho for menor de 10 anos, não o presenteie com brinquedos que simulem experiências químicas, pois ele poderá ingerir as substâncias do “mini-laboratório”.
-
Não compre itens que reproduzam comida: crianças muito pequenas tentarão comê-los.
-
Evite os andadores, pois podem tombar e fazer a criança bater a cabeça no chão.
-
Não compre brinquedos compostos por materiais que se quebrem facilmente ou que tenham cordões longos, que possam ser enrolados no pescoço, além de cantos pontiagudos ou afiados.
-
Não adquira bichos de pelúcia com o pelo muito comprido e que se solte facilmente, pois poderão causar alergias. Pelo mesmo motivo, não encha o quarto do bebê de bichos de pelúcia, pois eles que acumulam pó.
Outra dica: a PROTESTE Associação de Consumidores lançou uma cartilha com os direitos dos cidadãos de até 12 anos. A Cartilha das Crianças aborda legislação, educação, sustentabilidade, diversão, nutrição e viagens, além de destacar situações para as quais os pais devem prestar atenção, como o uso de álcool líquido, brinquedos que machucam as crianças, uso de carrinhos de bebê e de cadeirinhas de alimentação, entre outros. A publicação on-line está disponível aqui.
Beijos, da Mamãe Prática Mari
Foto: Freeimages.com/ Gil Shachar
Cadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!