Publicado em 72 comentários

Como minha filha parou de fazer meu peito de chupeta

Duas leitoras perguntaram como eu fiz para a Manu parar de mamar, já que ela fazia o meu peito de chupeta. Então, mamães, vou contar como eu fiz, mas vale lembrar que cada criança é única e nem sempre o que é bom para uma é o ideal para outra, ok?

Mas quem sabe com a minha experiência vocês possam pensar em algo que se ajuste à realidade de vocês. Se vocês estão passando por isso, não desistam, tudo vai dar certo! Vamos lá:

O pediatra da minha filha disse para tomarmos a decisão de tirar o “mamá” de uma vez, ou seja, não adianta dar uma vez e outra negar – “se começar, vai até o fim”, dizia ele.

Mas eu achei que isso poderia ser um pouco traumático pra ela, então fiz a seguinte estratégia para um desmame mais gradual:

Paciência e etapas

Mais ou menos um mês antes, tirei a mamada da manhã (essa foi fácil), já que ela adora tomar suco e comer frutas. Passei a dar suco de laranja natural pra ela de manhã, antes do “café da manhã” habitual.

Em seguida, tirei a primeira mamada da noite, aquela que ela exigia para adormecer. Essa não foi fácil, mas conseguimos! Aproveitei o fato do maridão entrar de férias (já que isso exige mais disposição e menos horas de sono) e ficou decidiu que ele faria a Manu dormir, pois com o pai ela sabia que não teria como mamar .

Nos três primeiros dias, ela chorou bastante, mas depois começou a ser mais fácil e ela começou a se acostumar a não mamar para dormir.

Depois de cerca de duas semanas, foi a vez de tirar a mamada da madrugada. E, claro, era o maridão quem ia lá acudi-la e acalmá-la pra dormir. Foi ótimo, não demorou muito e ela passou a dormir a noite toda!

Rotina e afeto

Outra estratégia foi pararmos de fazê-la dormir, ou seja, chega de balançá-la nos braços ou apoiá-la no ombro, embalando-a. Decidimos que ela teria que dormir por ela mesma. Claro, o ideal seria que ela adormecesse no berço, mas ainda não conseguimos isso (essa será a nossa próxima meta).

Viajamos pra São Paulo e, na casa da avó, eu e meu marido dormíamos em um colchão, no chão, e a Manu no berço. Se a gente a colocasse no berço, era o maior berreiro, então – meio que na intuição – meu marido colocou a bebê no colchão, deitando do lado dela e fazendo carinho nela.

E assim ele ficou com ela, com as luzes apagadas, explicando que era hora de dormir, que estava escuro e mostrando que todos que ela conhece já estavam dormindo (vovô já dormiu; vovó já dormiu, prima já dormiu, etc).

Também vinculamos a noite com “está escuro” e que esse é o momento de “nanar”. Com isso, o processo de dormir deixou de ser uma briga e mantemos a rotina até hoje.

Quando ela está bem cansada, dorme em cinco minutos. Mas mesmo quando está mais agitada, depois de perguntar quem estava dormindo (a gente sempre responde a mesma coisa e ela fala das mesmas pessoas kkk), logo ela pede carinho e fecha os olhos pra dormir.

Sempre deixamos com ela seus bonequinhos do berço e seu travesseiro. Depois que ela adormece, esperamos alguns minutos e a levamos para o berço. Nunca mais tentou fazer meu peito de chupeta.

Tomada de decisão

Muitas mãe já passaram ou estão passando por isso: quando o bebê faz o peito de chupeta.

Minha filha mamou até quase 1 ano e meio e sou muito a favor da amamentação, tanto que ela mamou por todo esse tempo, mesmo eu vivendo esta situação.

Mas chega um momento em que a mãe precisa ser firme e mudar essa situação, afinal, dormir bem (sem interrupções) é muito importante não apenas para a mãe, mas para a criança também.

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto: Sueli Zischler Photography

*Post atualizado em 14/04/2022

72 comentários sobre “Como minha filha parou de fazer meu peito de chupeta

  1. Quantos anos ela tem?

    1. Olá Ana, ela está com quase 1 ano e oito meses. Bjs, Mari

  2. Olá, meu nome é Miriã e tenho uma princesa que está com 10meses.
    Preciso desmamá-la, pois vou iniciar tratamento médico porque tenho uma doença auto-imune que está sendo diagnosticada, mas está sendo muito difícil, não sei mais o que fazer, ainda mais a noite na hora de dormir, pois ela só dorme no peito, por volta de dois meses e meio pra cá na minha cama e acordar durante a madrugada.
    Por favor, se puder me ajude com alguma dica!!
    Beijos!!

    1. Olá Miriã, seria interessante você verificar com a pediatra da sua filha como deve ser a alimentação dela antes de dormir. Há pediatras que recomendam o leite na mamadeira, outros que sugerem frutas. Mas, além de não dormirem com fome, há também a questão de hábito, comportamental, quando a crianças querem o peito, pois só sabem adormecer assim (este também foi o meu caso). Baseada na minha experiência, vou repetir pra você algumas dicas que já sugeri a outras leitoras, espero que te ajudem:

      Algumas dicas:
      – Se preferir, ao invés de tirar por completo de uma vez (há pediatras que recomendam isso), inicie tirando uma mamada de cada vez. Exemplo: primeiro a da manhã, depois a mamada de antes de dormir e enfim as mamadas da madrugada.
      – Combine com um parente próximo (como o maridão e os avós) para ELES colocarem a criança para dormir. Com você, a briga para ganhar o mamar será sempre pior. E na madrugada é o maridão que terá que acalmar a criança.
      – Encontre uma maneira de tornar a hora de dormir um momento agradável para a criança, um momento gostoso e sem sofrimento.

      Beijos e boa sorte! Mari

      1. Meu filho tem quase tem 3 anos e mama no peito para dormir. Tenho vontade de tirá-lo, mas meu marido trabalha a noite e quando ele volta do trabalho ele já ta dormindo. Vc tem alguma sugestão pra me ajudar, já que não posso contar com a ajuda de terceiros na hora de fazê-lo dormir?

        1. Olá Michelle,

          Tenho uma boa e uma má notícia pra você. A boa é que nessa idade seu filho já consegue entender e você pode então explicar pra ele que, a partir de agora, ele vai adormecer de outra forma. Você pode enfatizar que ele já é “menino”, não é mais bebê, para que ele se sinta importante. Fale valorizando, mostrando que é muito bom crescer. A má notícia é que ele vai resistir, vai chorar e “brigar”, afinal, este é um hábito adquirido há muito tempo. Mas tenho certeza que se você for firme, com carinho e amor, ele vai passar a entender que já é “menino grande” e consegue adormecer de outra forma.

          Ele vai precisar aprender e tenho certeza que você vai encontrar a melhor forma de ensiná-lo. Você viu neste post a nova rotina e “roteiro” que criamos para a minha filha aprender a adormecer sem o peito e tenho certeza que você irá encontrar uma forma muito agradável de também ensinar seu filho. Nessa idade as crianças já gostam de escutar os pais lerem/contarem estórias, já gostam de super heróis. Então, reflita de que forma poderia ser a nova rotina que será criada por vocês. Que tal um amiguinho novo pra dormir com ele, como um bichinho de pelúcia? Ou um novo jogo de lençol de um super herói que ele gosta? Acima de tudo, não fique ansiosa para que ele aprenda em um única vez, ele vai resistir, mas aos poucos você pode mostrar a ele que uma nova rotina (também agradável, tranquila e cheia de amor) dará lugar a outra, de quando ele era bebê.

          PS: Ofereça carinho, atenção e fique junto dele na hora de dormir. Cada criança é única e uns precisam mais dos pais do que outros na hora de dormir. Até hoje a minha filha não adormece sozinha no quarto. Ela dorme na nossa cama ou no sofá e aí a levamos para seu quarto onde dorme a noite toda. Ou então fico com ela na sua cama até ela dormir. E está tudo bem.

          Beijos, da Mamãe Prática Mari

    2. É ainda mais difícil quando o bb fica na cama, ele solicita ainda mais a mãe.
      Tenho uma bb de 10 meses tbm é q mamá muito. Mas ela não dorme na coma comigo. Ela acorda duas vezes na madrugada.

      1. oi Valdiluce, daqui há pouco ela faz um aninho e vai passar a dormir mais à noite, com paciência a rotina vai se ajeitando, boa sorte! Beijos, Fabi

  3. Ótimo post! Tenho 2 filhas, uma de 3 anos e outra de 1 ano e 2 meses. Minha mais velha só mamou até 6 meses e, por inexperiência, desmamei de um dia para o outro e até hoje me arrependo… Com minha mais nova fiz questão de amamentar e ela mama até hoje, come super bem e de tudo, mas ainda mama bastante e me faz sempre de chupeta… Fico muito cansada porque tem noites que ela acorda 4, 5 vezes só para colocar o peito na boca… O “chuPEITO” tá me deixando exausta! Obrigada pelas dicas!

    1. Olá Clarissa! Espero que você consiga superar essa fase e que as nossas dicas te ajudem! Parabéns pelo esforço para sua pequena mamar! Que mamãe guerreira! Beijo grande, Mari

  4. Mari,
    Obrigada pelas dicas. O Oliver esta com dez meses. Faz meu peito d chupeta a noite toda. Como apelidei aqui de “boob buffet”, pois ele tem acesso livre a noite toda. Nao queria desmamar antes de um ano. Entao fico pensando que vou ter que aguentar mais um pouquinho essa situacao?!! 🙂 Durante o dia ele so mama de manha e a tarde… (embora se ele acorda durante as cochiladas eu acabo oferecendo o peito para ele voltar a dormir:-/)
    Realmente sao alternativas que escolhemos durante o nosso aprendizado de mae que so funcionam a curto prazo….
    Obridada,beijos Queli

    1. Oi Queli! Não é fácil ser mãe, amamentar, mas é um aprendizado. Tente fazer ele voltar a dormir sem o peito começando pelas cochiladas durante o dia (de noite geralmente é mais difícil). Com a minha filha, a mudança gradativa para dormir sem estar no peito foi melhor e acredito que menos sofrida. Parabéns pelo empenho e em não desistir. Beijossss Mari

  5. ola.meu nome e ciane e tenho um filho de 2 anos que so dormi com migo e mama muito a noite.como faço pra desmamar

    1. Olá Gesiane!

      Se você está confiante em parar de amamentar, a minha sugestão é tentar fazer algo parecido com o que eu fiz, como você leu neste post. Com 2 anos, as crianças já falam, entendem o que dizemos. Então, te sugiro explicar pra ele que, a partir de agora, ele não precisa mais mamar de madrugada, pois precisa dormir bem a noite (isso é importante para o seu crescimento). É difícil te dizer o que fazer porque cada criança é única, não sei quantas vezes seu filho mama durante o dia. Mas, enfim, se você decidiu parar de amamentar, você precisa ser firme nessa decisão, mesmo diante do choro (e vai haver choro sim). Como ele só dorme com você, pode ser ainda mais difícil (a “técnica” de fazer o marido ou avó, por exemplo, acalmar diante do choro ajuda bastante, pois você não estando por perto ele não tem como conseguir o “mamá”). Se você não conseguir convencê-lo dormindo junto com ele, talvez você possa dormir uns dias na casa de outra pessoa e deixar seu filho dormir com o pai, por exemplo.

      Sobre ele dormir na cama dele, quando você estiver preparada para isso, te sugiro levá-lo para escolher a cama (se ainda não tiver), os lençóis ou até outros objetos ou artigo de decoração que possa tornar seu quarto um lugar seguro, interessante e querido pra ele. Você também pode ler este texto: Meu filho não quer dormir na sua cama.

      E na próxima semana teremos um novo texto sobre a criança que não quer dormir na sua própria cama! Pode ser interessante para você!

      Gesiane, os pediatras dizem quem nessa idade é importante a criança se alimentar bem e não substituir as refeições por leite ou derivados. Certifique-se de que seu pequeno também está comendo bem (comida) durante o dia. Boa sorte!! Depois nos conte como foi! bjs

  6. Ola minha filha vai fazer seis meses ii nao me deixa dormir a noite mama a noite toda i a tarde dorme coisa de cinco minutos so nao sei oque fazer para ela nao mama a noite toda

    1. Oi Estela! Você acha que é fome ou ela faz seu peito de chupeta, ou seja, quer mamar apenas por hábito? Na verdade, ela ainda é muito nova e só agora, a partir dos seis meses, que os bebês passam a se alimentar com alimentos sólidos, as papinhas doces e salgadas (em geral, essa é a orientação médica). Te sugiro conversar com a sua pediatra para analisar como deve ser, a partir de agora, a alimentação da sua bebê, momento em que também se introduzem sucos e água, por exemplo. Como sua bebê ainda é nova, ela pode estar com sede durante a noite, por exemplo. Te sugiro verificar se essa solicitação para mamar aumenta em noites muito quentes e se ela está se alimentando bem durante o dia. Beijo grande Mari

  7. Olá, meu filho tem 30 dias e acredito que ele esteja fazendo meu peito de chupeta. Ele mama bem, cerca de 40m e depois de um cochilo de 10-15m acorda aos prantos! Meu marido tenta acalmá-lo e ele fica berrando por 20-30m, fica todo vermelho e acaba que dou o peito e ele suga 2 min e dorme

    1. Olá Areta!

      É preciso investigar se seu bebê está mamando o suficiente a cada mamada. Existem bebês que no início mamam durante uma hora, a minha pequena era assim, mas depois de alguns meses esse tempo vai diminuindo. Você também precisa verificar se ele está mamando o leite do final da mamada (o leite posterior, rico em gordura e que possui mais calorias e nutrientes), por isso é importante ele mamar até esvaziar toda a mama, e só depois ir para a outra.

      Aqui neste post a médica pediatra Claudete Teixeira Krause Closs, coordenadora do Proama – Programa de Aleitamento Materno da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (PR), fala sobre como fazer a pega correta e amamentar sem dor. No vídeo ela mostra como fazer a pega correta, o que também garante uma mamada de qualidade!

      Já neste outro post você encontra os contatos do Proama e de outras instituições que atendem as mães que amamentam. O Proama, por exemplo, é um serviço gratuito e você também pode tirar dúvidas por telefone.

      Muita saúde pra você e seu bebê! Continue nos acompanhando! Beijos, Mari

  8. O meu filho tem quase 8 meses e faz o meu peito de chupeta.Não pretendo desmamá-lo por enquanto.Mas vou confessar que fico mega cansada.Ele come papinha,toma Nestogeno e mama várias vezes por dia.Ele quer ficar “pendurado”kkkkk. Bjos http://tudodenos2.blogspot.com.br/

    1. Olá mamãe! É importante ele não trocar a comida pelo leite, né? Boa sorte por aí! Bj grande, da Mamãe Prática Mari

  9. olá! to lutando para tmb conseguir passar com essa fase, por isso admiro muito que vc tenha conseguido, minha filha tem 1 ano e 6 meses, e nao sei mais o que fazer, a medica pediu para tirar o peito pois ela esta com anemia, mas cada vez que eu nego o peito, ela chora muito, muito, grita d+, se joga no chão , faz pirraça mesmo e nao para…durante o dia e mais facil p trabalho e so chego a noite, mas se eu nao der o peito a noite ela nao para de chorar, ta sendo complicado pq chego super cansada do trabalho, e nao consigo dormir, pq ela acorda toda hora para mamar, e por causa dos choros e gritos na madrugada eu acabo sedendo, pq ela nao aceita a mamadeira, to vivendo um grande estresse pq nao consigo dormir, o pai dela nao mora comigo entao nem tem como ele me ajudar a noite, o que eu devo fazer? uma ajuda por favor….. 🙁

    1. Olá Sheila! Nossa, super te entendoooo! Imagino o que você está passando, afinal eu passei exatamente por isso. A minha pequena fazia a mesma coisa! Então, te sugiro tentar encontrar uma forma de ajudá-la a adormecer sem estar no seu peito. No meu post eu contei como eu fiz, criamos um ritual bacana e para isso foi preciso estarmos tranquilos e seguros, pois você também precisa passar isso pra ela, essa segurança. No nosso caso, a mudança (quando parei de dar o peito a noite, antes de dormir), que foi o mais difícil, levou cerca de 3 dias para ela realmente entender e parar de abrir o berreiro, então, no meu caso levou menos tempo do que eu imaginava (acabei sofrendo muito mais por antecipação, pois, no final, a situação acabou sendo resolvida em 1 semana!). Te sugiro tentar a mudança no final de semana, quando você pode chamar alguém para te ajudar, alguém que tenha muita paciência e não fique nervoso para tentar fazer a pequena adormecer. Não dá para ser qualquer pessoa, nem todo mundo aguenta o choro alto. Mas, novamente, é interessante você encontrar uma maneira agradável para ajudá-la a adormecer, pois a hora de dormir precisa ser um momento gostoso, tranquilo e que ela também possa curtir. Veja como tornar essa hora agradável para ela, pois ela precisa se sentir bem (quem sabe contar uma história, ouvir uma música calma com ela). Tenha paciência, explique que é hora de dormir. Ela vai precisar aprender que pode dormir de outra forma. Com muito amor e insistência você vai conseguir ensiná-la a fazer isso! Boa sorte! Estou torcendo por vocês! Bjs Mari

  10. Oi, tenho uma filha de 1 ano e 3 meses, que só dorme no peito inclusive nos cochilos. Como não tenho muito leite, estou pensando em tirar o peito, porém não posso contar com ninguém para nina-la de madrugada, pois meu marido trabalha e nunca tira férias (autonomo) e minha sogra é demais de desesperada, então é isto que esta me impendido um pouco. O que eu quero saber é se nos primeiros dias que retirou a mamada da madrugada, quantas vezes seu marido teve que ir lá acalma-la? Nesse período ele ninou, balançou ou andou com ela pelo quarto? Ou ao mesmo tempo que tirou o peito tentou deixar ela na cama com vcs pra voltar a dormir sozinha? Nas primeiras tentativas quanto tempo demorou para dormir? e o quarto estava totalmente escuro? Pergunto porque minha filha fica até 2 horas na cama sem intenção nenhuma de dormir, só dorme mesmo se eu der o peito e sempre deixo uma luz azul acessa, até para enxergar onde ela esta…kkkk…Preciso muito de dicas para ela dormir a noite toda e desmama-la será a única solução pelo que vejo. Você chegou de passar alguma destas receitas malucas tipo babosa no peito? Estou realmente confusa e perdida e uma ajuda será bem vinda!

    Ps- Adorei os posts, o blog, tudo.

    1. Olá Edilaine! Então, fizemos assim: o primeiro dia foi com a minha mãe (ela tentou no colo, andando, e a Manu chorou muito). Mas a partir do segundo dia foi com meu marido (ela chorou muito no segundo dia, mas depois foi acalmando cada vez mais).

      A estratégia do meu marido foi apenas deitar ao lado dela, na nossa cama, para que ela adormecesse (e depois que dormia a levávamos para seu quarto). Ele criou uma rotina: sempre contar a mesma história, dizer que já estava escuro e que as pessoas que ela gosta já estavam dormindo, e ela passou a gostar da nova rotina. A luz do quarto ficava apagada, mas deixávamos “meia luz” (com a luz do corredor acesa), só pra não ficar totalmente escuro.

      Nunca usei nenhuma dica de passar alguma coisa no peito. E só depois de quatro ou cinco dias que eu também passei a fazer parte dessa nova rotina para a hora de dormir, seja apenas eu ou nós dois juntos com ela.

      Edilane, fizemos essa nova rotina um boooooom tempo e demorou muito pra ela dormir rapidinho. Ela levava 1 hora, pelo menos, para realmente adormecer e aí a levávamos para seu quarto, para o berço. Só quanto ela fez 2 anos ela passou a adormecer mais rapidamente (em 15 minutos, por exemplo), mas algumas coisas contribuíram pra isso: ela passou a acordar mais cedo, começou a ir para a escolinha e ganhou uma caminha nova e hoje ela gosta de adormecer diretamente na sua cama. Leva um tempo mesmo, pelo menos com a gente foi assim. Pra mim, pessoalmente, foi um processo mais rápido do que eu imaginava. Uma sugestão seria seu marido fazer isso no final de semana (2 noites) e aí você assume … Mas ele precisa estar disposto pra fazer isso, acreditar que vai dar certo e ter muita paciência.

      Beijo grande e boa sorte!! Depois me conte se deu certo!!

  11. Eu como meu marido não ajuda em nada nesse processo, resolvi colocar esparadrapo nos seio pois ate eu tinha o abto de senta e já ir dando o peito sem pensar, tirei primeiro de dia e logo tirei da noite foram 3 noites inteira em pé ninano ela até dormir, mas era só eu.ir pro quarto que começava a gritaria novamente. Mas enfim ela aceitou e hoje dorme sozinha, dorme cedo e acordá cedo , antes dormia tarde e cordava as11hrs da manha e comia pouco, agora se alimenta bem e dorme a noite inteirinha, o único problema e que ela está um grude comigo,não fica mais com ninguém mas acredito VC que isso seja mais uma etapa a ser vencida

    1. Olá Viviane. Não sei a idade da sua pequena, mas que bom que ela passou a dormir a noite inteira e está se alimentando bem durante o dia 🙂 Beijos, Mamãe Prática Mari.

      1. Ela tem 2 anos e 3 meses

  12. Olá! Minha filha tem 1 ano e 4 meses, além de fazer meu peito de chupeta as mamadas noturnas ela costuma me machucar muito, morde, puxa e começou a ter dar beliscos em forma de mania. confesso que estou ficando traumatizada. Nossa pediatra orientou dessa mesma maneira, porém tenho um agravante de ser sozinha nessa empreitada(meu marido viaja muito). Estou perdida! Ela chora muito, grita, chega até se machucar! Preciso de mais dicas…
    Me ajudem! Obrigada!

    1. Olá Fernanda!

      Saiba que você não está sozinha nessa. Eu e as mamães que já comentaram este meu post somos exemplos disso. Então, força aí mamãe! Você vai conseguir mudar isso!

      Mas primeiro você precisa decidir se vai parar a amamentação ou se vai insistir para que ela pare com esses hábitos mesmo que ainda esteja mamando no seu peito. Nas duas situações, você precisa estar confiante e acreditar que vai conseguir. Então, no início ela vai “se rebelar”, chorar muito, mas você precisa ser firme. Tanto fazer seu peito de chupeta como os beliscos já viraram hábitos para ela. Então, você precisa ensiná-la (com paciência e amor) a não fazer mais isso e também mostrar pra ela como ela pode adormecer e se acalmar de outras formas que não seja no seu peito.

      Sugiro você ler nossa entrevista com a psicóloga e psicanalista Clarice Wichinescki Zotti (este texto: http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2014/12/25/posts-lidos-socorro-meu-peito-virou-chupeta/) e tentar, por exemplo, inserir um objeto transicional, para que ela se apegue a ele na hora de dormir.

      Segundo a Clarisse: “Nesses momentos de mudança e de separação, a criança costuma se beneficiar de alguns objetos que chamamos de transicionais. São objetos que servem de ponte entre a mãe e o bebê (como bichinho de pelúcia, paninho ou chupeta), apaziguando a angústia e a sensação de desamparo. Esses objetos representam a presença da mãe na ausência da mesma, tranquilizando-os; portanto, são benéficos nesse especial período de desenvolvimento.”

      Esperto ter te ajudado. Por favor, não deixe depois de voltar e me dizer como foi!

      Beijo grande,

      Mamãe Prática Mari

  13. Mari para o desmame vc tomou algum anticoncepcional Para secar ou foi natural? Pois estou tentando o desmame mas meu peito incha e dói

    1. Olá Odette!

      Foi natural. Quando eu encerrei por completo, senti o peito cheio durante cerca de dois ou três dias, mas depois passou. Acredito que como eu fiz o desmame de forma gradativa, isto também pode ter ajudado. Fui tirando as mamadas aos poucos: primeiro a da tarde, depois de um tempo a de manhã, depois a da noite e por fim a mais difícil, a da madrugada. Boa sorte aí! Depois volte aqui pra me contar como foi! Beijos, Mamãe Prática Mari

  14. Olá Mari, minha bebê tem 1 ano e 3 meses, até hoje não gostade sucos (natural ou caixinha).. só toma água no copinho e LM.. Já tentei dar mamadeira com LA, mas ela nao aceita nenhum outro tipo de leite, e acorda diversas vezes de madrugada pra mamar, mas ela não mama, fica apenas chupetando meu peito, e durante o dia inteiro se deixar ela só quer saber de peito e é totalmente difícil pra comer a comidinha dela, pois até hj tenho q bater no liquidificador, pq ela faz vômito se sentir pedacinhos de comida na boca dela.. eu queria desmamar ela pelo fato dela não se alimentar direito, pois só se interessa pelo bendito peito.. só que eu nao sei cimo farei isso, oois fico o dia inteiro com ela, e não tem ngm pra me ajudar, pq o pai dela nao sabe “se virar”.. e tb não tem mta paciência..O que me sugere?
    E ela além de td é um grude comigo não posso passar 30 mints longe dela, que ela chora escadalosamente sem fim “/
    Estou muito preocupada com isso.. Beijos!

    1. Olá Gabriela!

      Percebo que existem diversos pontos que estão te preocupando. Mas pra tudo tem uma solução, acredite!

      Bem, em primeiro lugar, sei que parece difícil, mas sim é muito importante que nessa idade ela se alimente com comida, que faça refeições e coma frutas amassadinhas, por exemplo. Te sugiro tentar introduzir a papinha como se fosse no início (quando ela tinha 6 meses) e, aos poucos, ir progredindo. Por orientação da pediatra da minha filha, nunca batemos a papinha no liquidificador, apenas amassamos com um garço, pois dessa forma ela acostumou com a textura dos alimentos. Te sugiro no começo amassar bem e depois, conforme ela for aceitando, você pode começar a amassar menos até ela acostumar com as texturas dos alimentos.

      Também por orientação da pediatra, começamos dando primeiro a papinha de frutas e depois de um tempo (acho que um mês, não lembro exatamente) introduzimos também a papinha salgada. E até a papinha salgada foi de forma gradativa (no começo só alguns alimentos, depois outros …) Tudo de forma progressiva.

      Aqui neste post falo mais sobre isso:
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2013/05/25/chegou-a-hora-de-comer-papinha-e-agora/
      O texto informa: “Não bata os alimentos no liquidificador, pois os alimentos liquidificados não vão estimular o ato da mastigação. Apenas amasse tudo com o garfo e não passe na peneira. Dessa forma o bebê vai se acostumar com as diferentes texturas e sabores dos alimentos.”

      As orientações da pediatra têm como referência o documento “Dez passos para uma Alimentação Saudável – Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 anos”, do Ministério da Saúde. Aqui em casa seguimos e deu super certo. Os 3 primeiros tópicos desse post mostram bem como fazer essa evolução ao introduzir a papinha salgada.

      Este outro post também fala sobre a textura:
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2014/11/27/o-que-colocar-na-papinha-do-bebe/

      Gabriela, sugiro você primeiro trabalhar mais essa questão da alimentação para depois avaliar o hábito dela durante a noite (de ficar no peito). Quanto melhor ela se alimentar durante o dia, melhor ela poderá dormir a noite. Além disso, fazer duas mudanças de uma vez não seria muito para sua pequena? Fica a sugestão.

      Sobre a questão do vômito, seria interessante você conversar com um nutricionista e pediatra. Se eu conseguir descobrir alguma coisa sobre isso te aviso.

      Por favor, depois volte aqui no blog pra contar como foi.

      Beijos e boa sorte,

      Mamãe Prática Mari

  15. Oi Mari, minha filha tem 1ano e 3 meses ela tem alergia ao ovo a proteína do leite e a pediatra me recomendou a ñ desmamalá agora… Pq ela come muito poco mais ou mens duas ou três colheres por refeição come um pouco de frutas (pouco mesmo se eu guardasse uma banana nanica daria pra ela comer 3 dias com sobra) ñ gosta de suco chá e tbm ñ aceitou o leites que são recomendados para criança com esse tipo de alergia. Eu amo amamentar minha filha!!! Sei que ela precisa do meu leite mais o que esta me matando é ela fica chupetando meu peito a noite toda… Ela acorta muuuuitasss e sempre quer chupeta no peito pra volta a dormir!!!vc tem alguma dica pra da? Será que é possível continuar amamentando ela duas vezes ao dia e tirar as mamada ou digo chupetada da noite? Me ajude por favor!!!

    1. Olá Ruth,

      Se eu estivesse na sua situação, iria tentar continuar a amamentando também. Baseada na minha experiência (veja que não sou especialista em sono de bebês), eu tentaria ensiná-la a adormecer fora do seio, mas isso em todas as mamadas, inclusive de dia (para ela não ficar confusa). Antes de dormir, converse com ela. Diga de forma objetiva que é hora de dormir e não é mais hora de ficar acordando. Nessa idade eles começam a entender. No começo não será fácil, mas ela vai aprender. Ela precisa aprender que pode adormecer de outra forma, por isso é importante tirá-la do seio ainda acordada, mesmo de dia. É um processo, não vai acontecer do dia para a noite, mas você vai conseguir.

      Veja que também é importante que ela se alimente bem durante o dia, pois assim ela poderá dormir melhor durante a noite.

      Temos vários posts sobre papinhas (baseados na nossa experiência):
      Chegou a hora de comer papinha, e agora?
      Receita de papinha de legumes
      Como preparar a papinha do bebê
      O que colocar na papinha do bebê
      A primeira papinha do Serginho

      Vai dar tudo certo, depois nos conte como foi.

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  16. Me identifiquei. Tenho uma filha de 5 anos que só mamou 21 dias e a pequena Sophia que tem 6 meses e é a mesma coisa.

  17. Oi sou dayane quero uma dica minha filha tem 7 meses ela n. Gosta d nd e quero tirar ela do peito pk ela fz de chupeta n sei o k faco e nem mamadeira ela n pg…

    1. Olá Dayane,

      Com 7 meses, ela ainda está aprendendo sobre os alimentos, portanto é preciso ter persistência e ajudá-la a conhecer os alimentos e seus sabores. Temos muitos posts sobre papinhas que podem te ajudar:

      “Chegou a hora de comer papinha: e agora?”
      “Como preparar a papinha do bebê”
      “O que colocar na papinha do bebê”

      Em relação ao peito de chupeta, acabamos de divulgar um novo post que acredito que também possa te ajudar: “Quando o bebê só dorme no peito: entenda o que fazer”

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  18. Muito pequena Sofia tem 1 ano 5 meses ela dorme comigo e faz do peito chupeta durante o dia consigo e tranquilo mais a noite quase não durmo estou tentando desmama la espero que consiga . como vc lidou com os seus sentimentos ? hoje foi meu primeiro dia e ja chorei muito e uma sensação devastadora me senti uma péssima mãe .

    1. Olá Maxmara,

      Ao tomar a decisão do desmame, é importante estar bem segura de sua decisão e os motivos pelos quais você está fazendo isso. Na minha opinião, talvez você ainda tenha dúvidas e queira muito continuar amamentando. Avalie se agora é o melhor momento para o desmame. No meu caso, os 2 primeiros dias foram difíceis, mas logo eu e a Manu superamos. Acredito que o apoio da família e do pediatra da Manu também me deu essa segurança, pois o médico insistia sobre a importância da Manu dormir a noite toda (acordar de 2 em 2 horas durante a madrugada não era bom para seu desenvolvimento). Na época ela tinha a mesma idade que a sua filha.

      Sugiro você também dar uma olhada nesse post: http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2015/10/15/quando-o-bebe-so-dorme-no-peito-entenda-o-que-fazer/

      Nesse post também citamos a técnica do Dr. Jay Gordon (Método Remoção Gentil para bebês acima de 1 ano que associam sugar o bico do peito para dormir) e, segundo esse médico, é possível mudar o hábito e continuar amamentando. Ele explica como ensinar a criança a adormecer de outra forma e acredita que não seja preciso parar totalmente a amamentação. Eu pessoalmente não testei, mas sugiro você pelo menos conhecer essa teoria.

      Depois nos conte como foi. Se precisar, nos envie um e-mail (contato@mamaepratica.com.br) para conversarmos mais sobre isso.

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  19. Oii preciso de ajjuda por aqui. Pois meu esposo nao quer me ajudar. Ele diz q nao quer ver nossa filha chorando. Prefere q eu continue sendo chupeta dela… o q eu faco???? Nao tem vo, tia, primo, cachorro,kkkkk ninguem. So eu e Deus.. bjosss

    1. Olá Nathalia,

      Fizemos um novo post com mais dicas. Neste caso são dicas da Mariana Zanotto (orientadora em cuidados com recém nascidos que faz atendimentos em domicílio e um dos aspectos que ela acompanha e orienta os pais é sobre o sono dos bebês). Vale a leitura: http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2015/10/15/quando-o-bebe-so-dorme-no-peito-entenda-o-que-fazer/

      Também nesse texto eu cito a técnica do Dr. Jay Gordon (Método Remoção Gentil para bebês acima de 1 ano que associam sugar o bico do peito para dormir). Para ele, é possível tirar o hábito durante a noite (para crianças acima de 1 ano) e a mãe continuar amamentando.

      Cada criança e cada mãe são únicas. Avalie se vale continuar amamentando (não sei a idade da sua filha). Tenha paciência e procure encontrar a melhor forma para você ensiná-la a adormecer de outro jeito. O choro será inevitável, mas tenha paciência e tente criar aos poucos uma nova rotina com muito carinho e amor para ela aprender a dormir de outra forma. Você vai conseguir, acredite!

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  20. estou nessa luta hoje foi o primeiro dia a minha filha soraia dormi comigo estão e mais difícil ainda mais estamos na luta passei Baton no peito e falei que estava machucado durante o dia foi fácil ela tomei leite zero lactose pq tem alergia e comeu bem mais a noite deu um pouquinho de trabalho mamou muito ai vomitou não está sendo fácil mais eu precisava a soraia rebecca não esta me deixando durmir não foi fácil tomar essa decisão minha filha ja esta com 1 ano e 8 meses mais vamos nessa

  21. Preciso de dicas milha filha tem 2 anos 2meses ainda está no peito segunda 05/09 foi.primeira tentativa ela mamou 4:30da manhã não mamou mais segui orientação de uma amiga passei pomada d assadura falei q estava dodói desde de julho tenho falado pra ela q o mama.

    1. Olá Naiara,

      Nesse post mesmo você pode conhecer a minha experiência de desmame. No meu caso, procurei fazer o desmame de forma gradativa, tirando de acordo com os horários das mamadas (no primeiro mês, tirei a mamada da manhã, no mês seguinte a da noite e só depois a da madrugada, que foi a mais difícil). No desmame da madrugada, nos três primeiros dias, ela chorou bastante, mas depois começou a ser mais fácil e ela começou a se acostumar a não mamar para dormir.

      Espero que a minha história possa te inspirar a fazer o desmame por aí.

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  22. Ola minha filha tem 01 ano e 3 meses e so dorme no peito ela come tudo mais faz o peito de chupeta dou mamadeira com leite ninho e mucilom mais acaba de mamar e vai para o feito me ajudem ja pesquiser algum remédio que seque o leite do peito mais fiquei com medo de ter alguma reação para ela me ajude

    1. Olá Tais,

      Sobre remédio que seque o leite do peito, desconheço e pessoalmente não recomendaria algo do tipo. Por experiência própria, bastou minha filha parar de mamar para a produção do leite diminuir em poucos dias, já que é o bebê quem, no movimento de sugar, estimula a descida do leite. Assim, eu não ficaria preocupada com isso (e olha que eu tinha muito leite). A natureza é sábia. Depois que minha filha parou de mamar (como eu contei nesse post) o leite parou de descer aos poucos e foi tudo bem.

      Que bom que sua filha come de tudo. Se você decidiu que realmente não vai mais amamentar, então te recomendo criar uma nova rotina para a hora de dormir e ensinar a sua filha. Cada criança é única e tenho certeza que você vai encontrar uma forma de explicar a ela. Veja como fizemos. Acredito que a partir dessa minha experiência (que descrevo no post) você possa se inspirar a criar uma nova rotina. Você vai conseguir!

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  23. Ila minha filha tem 01 ano e 3 meses e so dorme no peito ela come de tudo toma mucilom mais acaba de mamar a mamadeira e vai para o peito existe algum remédio que seque o leite do peito ?? Preciso voltar a trabalhar

  24. Olá,tenho uma filha de oito meses e to sofrendo demais. Ela está tão viciada no peito que está deixando de aceitar outros alimentos para mamar. Faz o peito de chupeta a noite inteira,mas é a noite inteira mesmo. Moro sozinha e não tenho a quem recorrer. Preciso tirar a mama dela,já perdi muuuito peso,acredito que mais de 10kg (não me pesei mais pra nem ver o qto já emagreci). Não toma mingau na mamadeira e as vezes comia na colher,mas nem isso quer mais. O que ainda ceita é arroz com caldo e banana,todo o restante que comia,hoje está recusando tudo… Tô aflita já

    1. Olá Bruna!

      Vamos pensar em uma coisa por vez, o que acha? Primeiro, te sugiro repensar e recomeçar a introdução dos alimentos sólidos. Ela ainda é bem novinha e está ainda aprendendo a se alimentar com as papinhas, ou seja, com os alimentos sólidos. É importante você ter calma e ficar confiante: ela vai aprender sim a comer os outros alimentos. Olha só, aqui tem como eu fiz passo a passo a introdução das papinhas (eu gostei muito):

      “Papinhas: como oferecer ao bebê passo a passo”
      Se possível, tente encontrar um pediatra bacana, que possa te auxiliar nessa introdução gradual dos alimentos. Isto é muito importante.

      Sobre a amamentação, também é importante você encontrar um pediatra pra te ajudar ou uma consultora de amamentação. Nessa idade, sua bebê pode, por exemplo, mamar 3 vezes durante o dia (ao acordar, a tarde e depois antes de dormir), sem prejudicar os momentos das papinhas (refeições). Mas cada criança é única, o importante é ela também comer as papinhas do almoço/jantar e os lanchinhos (papinhas de frutas). E aí, aos poucos, você pode ir retirando a mamada da tarde, se desejar, por exemplo. Seria muito importante você encontrar uma boa consultora de amamentação.

      Este post é antigo, mas traz uma relação onde você pode procurar ajudar sobre a amamentação: “Instituições parceiras da amamentação”

      Eu fui pessoalmente ao Proama (em Curitiba) e me ajudou muito. Você também pode buscar orientação com eles pelo telefone.

      Espero ter ajudado! Depois me conta como foi?

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

      1. Imensamente agradecida por as dicas e por a atenção. Espero muito em breve com ótima notícias. Beijooos

  25. Imensamente agradecida pela atenção e pelas dicas. Espero muito em breve retornar com ótimas notícias. Beijooos

    1. Que legal, torcendo Bruna!! Volte aqui para contar sim. Beijos, Fabi Fontainha

      1. Olá,Bom Diia. Voltando com ótimas noticias… Desde o dia 08/11 a minha bebê não mama. Graças a Deus foi tudo muto tranquilo,sem traumas pra mim e principalmente pra minha pequena. Ela ainda está acordando algumas vezes a noite,mas bem menos do que antes e graças a Deus nós duas estamos dormindo melhor. Ela também está se alimentando bem. As vezes recusa a mamadeira,mas ai o copinho do suco resolve. Enfim,agradeço do fundo do meu coração a ajuda e a atenção comigo,foram de grande importância,me ajudando demaiiiis. Agora é ter mais um pouquinho de paciência e persistência até que ela aprenda a dormir a noite toda e continue se alimentando bem! Ah,graças a Deus o, não tive problemas com o peito cheio, fui desmamando aos poucos e o corpo reagiu bem. Mais uma vez muuito obrigadaaa! Beijos

  26. Oi minha filha tem 1 ano e 6meses ela mama direto e à noite acorda2 3 vezes para mama o que eu faço nao aguento mais quero tira amamada da noite eu nao durmo direito me ajude por favor.

    1. Olá Aparecida.

      Você pode se inspirar na minha experiência para fazer o desmame. Ou, se quiser tentar apenas a mamada da noite, sugiro você dar uma olhada neste outro post: “Quando o bebê só dorme no peito: entenda o que fazer”. Lá eu conto sobre a técnica do Dr. Jay Gordon (Método Remoção Gentil para bebês acima de 1 ano que associam sugar o bico do peito para dormir). O médico acredita que é possível tirar apenas a mamada da noite.

      Fica a sugestão para você conhecer.

      Beijos!

      Mamãe Prática Mari

  27. Oi mari meu nome e katia
    Tenho um filho de 1ano e 4 mes de dia ele nao mama peito so de noite to querendo tirar de noite tamben mas ele chora muito de dia ele pega mamadeira mas de noite nao tem cristo que faça ele pega ele fica quase madrugada inteira mamando ele também nao pega chupeta preciso de ajuda vc tem alguma dica pra me ajuda nessa face desmane noturno obrigada

    1. Olá Katia,

      A minha filha tinha 1 ano e 5 meses quando fiz esse processo de desmame que eu relatei nesse post. Na verdade, não teve muito segredo. A gente procurou seguir a nossa intuição e dar muito carinho para ela, já que a nossa meta principal era ensiná-la a adormecer por ela mesma, ou seja, sem o peito. Ela protestou três noites, chorou alto (quando tirei a mamada da noite), mas rapidamente entrou na nova rotina. Eu sofri muito mais por antecipação do que nesses três dias, sabe?

      Então, relembrando o que escrevi:

      1. Viajamos pra São Paulo e, na casa da avó, eu e meu marido dormíamos em um colchão, no chão, e a Manu no berço. Se a gente a colocasse no berço, era o maior berreiro, então – meio que na intuição – meu marido colocou a bebê no colchão, deitando do lado dela e fazendo carinho nela. E assim ficou com ela, com as luzes apagadas, explicando que era hora de dormir, que estava escuro e mostrando que todos que ela conhece já estavam dormindo (vovô já dormiu; vovó já dormiu, prima já dormiu, etc). Também vinculamos a noite com “está escuro” e que esse é o momento de “nanar”. Com isso, o processo de dormir deixou de ser uma briga e mantemos a rotina até hoje.

      2. Quando ela está bem cansada, dorme em cinco minutos. Mas mesmo quando está mais agitada, depois de perguntar quem estava dormindo (a gente sempre responde a mesma coisa e ela fala das mesmas pessoas kkk), logo ela pede carinho e fecha os olhos pra dormir. Sempre deixamos com ela seus bonequinhos do berço e seu travesseiro. Depois que ela adormece, esperamos alguns minutos e a levamos para o berço.

      Foi exatamente assim que fizemos. Depois que ela aprendeu a adormecer dessa forma, passou a dormir a noite inteira.

      Boa sorte Katia, depois me conta como foi.

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  28. Me ajudem!!!
    Meu filho tem 1 aninho e quero tirar ele do peito já tentei mas falhei ñ conseguir ir em frente pq ele chora mtoo e corta meu coração.. e ñ tenho ajuda de ninguém pq meu marido e caminhoneiro nem sempre está presente,e eu preciso tirar ele do peito pq ele quer fc td hr mamando. Alguma dica por favor!?

  29. oii meu nome é Regina tenho o Eduardo de 9 meses, ele sempre mamou no peito, mas agora preciso tirar ele do peito, porque tenho que fazer um tratamento de mioma, e o anticocepcional q estou usando e fraco porque amamamento, preciso tomar um mais forte e sendo assim preciso tirar o Eduardo urgente do peito porem ta muito dificìl durante o dia ele mama apenas duas ou três vezes , mas a noite não dorme…… fica no peito durante tooda a madrugada fazendo o meu peito de chupeta, preciso de ajuda, pq nem eu nem ele dorme direto, ele come tudo durante o dia ,sopas, frutas,sucos, Danone, Água tudo tudo porem a noite é bem complicada me ajudem como fazer pra ele sair do peito!! me ajudem por favor

    1. Olá Rosa!

      Neste post eu relato como fiz o desmame. É importante ficar atenta à alimentação do seu filho, dar muito carinho e amor nesse momento. Espero que a minha experiência possa te servir de inspiração, pois cada criança é única.

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  30. Ola minha nene tem 8 meses e preciso trabalhar , ela come de tudo mais nao pega a manadeira de jeito nenhum ja troquei mamadeira o leite e nada . O que eu posso ta fazendo ?

    Obg beijos

    1. Olá Mayara! Talvez você possa tentar a técnica de dar leite materno no copinho, veja esse post que fizemos com a Dra. Luciana Herrero, consultora de amamentação:

      Leite materno no copinho (mães que voltam ao trabalho)
      https://mamaepratica.com.br/2016/02/23/como-dar-leite-materno-no-copinho-maes-que-voltam-ao-trabalho/

      Veja também:
      6 dicas para amamentar após o retorno do trabalho
      https://mamaepratica.com.br/2015/07/31/6-dicas-para-amamentar-apos-o-retorno-ao-trabalho/

      Espero que ajude, depois nos conte! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  31. Boa Noite!
    Amei as dicas, Vou tentar com a minha filha. Ela tem 1 ano e 10 meses e faz meu peito de chupeta se eu deixar mama o dia e noite sem parar.

    1. Oi Marineide, espero que nossas dicas te ajudem! Sabemos que não é fácil… beijos, da Mamãe Prática Fabi

  32. OLA,TENHO UM BB DE DOIS ANOS E SEIS MESES E ELE MAMA P DORMIR,SINCERAMAENTE NAO SEI O Q FAZER ACHO QUE SOU FRACA NESSE PONTO DE FICAR FIRME QUANDO ELE CHORA SEM PARAR QUE CHEGA ATE A SOLUÇAR AI DOU O PEITO SE EU NAO DER ELE VEM P CIM TIRA MINHA ROUPA ELE SO SUSSEGA QUANDO MAMA .TO SEM DURMIR DIREITO FAZ TEMPO.ME AJUDEM POR FAVOR

    1. Oi Mercia. Esse é realmente um ponto delicado e muito particular de cada família, de cada mãe. A Organização Mundial de Saúde e as sociedades médicas recomendam a amamentação até 2 anos ou mais, então, nesse aspecto, acredito que a saúde do seu filho terá muitos benefícios por você ter amamentado seu pequeno. Parabéns!
      Agora, claro que o ideal é que o desmame aconteça de maneira tranquila, mas nem sempre é assim. Você vai precisar ajudá-lo a entender que ele pode adormecer sozinho, que já está grandinho e não precisa mais mamar para dormir.

      Deixo como sugestão para você esse outro texto que tem a participação da psicóloga infantil Ana Flávia Fernandes, espero que te ajude!

      Qual o melhor momento para o desmame?
      https://mamaepratica.com.br/2014/12/10/qual-o-melhor-momento-para-o-desmame/

      Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  33. Olá. Minha filha vai fazer 4 anos em fevereiro, e não larga o peito de jeito nenhum. Não estou aguentando mais isso. Não sei o que fazer, ela vai para a escola de manhã e quando chega só quer Tetê, a tarde para dormir só Tetê, e a noite Tetê, só dorme na reta. Socorro, preciso de ajuda, pois meu esposo tbm não ajuda, ela começa a chorar, espernear e dobra o pai. Por favor me ajude. Deus abençoe.

    1. Oi Samanta! Realmente esse é um tema delicado e imagino como deve estar cansativo para você. É um desafio, mas você precisa ajudar sua filha a entender que ela cresceu e existem outras formas de dormir sem ser no peito. Ela precisa se sentir segura, amparada e receber seu carinho, mesmo que já não seja mais com o peito.

      Como ela já é maiorzinha, você pode tentar conversar com ela, dar um copo bem bonito do personagem favorito para ela tomar leite antes de dormir, por exemplo, dar um bichinho de pelúcia especial para dormir com ela etc.

      Deixo alguns textos que talvez ajudem. Boa sorte! beijos, da Mamãe Prática Fabi

      Qual o melhor momento para o desmame
      https://mamaepratica.com.br/2014/12/10/qual-o-melhor-momento-para-o-desmame/
      A psicóloga fala sobre bebês menores, mas acredito que as dicas também podem te ajudar

      Quando o bebê só dorme no peito: entenda o que fazer
      https://mamaepratica.com.br/2015/10/15/quando-o-bebe-so-dorme-no-peito-entenda-o-que-fazer/

  34. Eu faço minha filha dormir na minha cama desde os 6 meses. Todo mundo sai ganhando, ela não se estressa, dorme, eu não me estresso de vê-lá chorar sem parar e todos dormimos à noite toda. Se ela por alguma razão acorda e precisa voltar pra minha cama, não tem problema. Importante é que todos durmam bem.

    1. Oi Catherine, obrigada por compartilhar o seu depoimento. Cada família precisa encontrar o melhor caminho, o que funciona mais para a sua família. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Os comentários estão fechados.