Tá chegando a hora! Quando o momento do parto começa a se aproximar, uma das principais preocupações das futuras mamães é o que levar para a maternidade, afinal, além das próprias roupas e documentos, é importante separar alguns itens que serão úteis para os primeiros dias do bebê.
Quando eu estava grávida, fiz o Curso para gestantes do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo (SP). Entre as orientações passadas, gostei das dicas para montar o enxoval que precisamos levar para a maternidade. Veja os itens sugeridos:
Enxoval do bebê
- 6 conjuntos de body ou pagãos
- 6 calças com pezinho (o conhecido “mijão”)
- 2 cobertores de algodão, manta ou xale (evitar lã felpuda ou sintética)
- 6 macacões de recém-nascido, com abotoamento frontal
- 2 casacos de lã (evitar lã felpuda ou sintética)
- 3 fraldas de tecido
- 6 fraldas de boca
- Pente e escova para recém-nascido
- 3 toalhas
Na hora de separar as roupinhas, considere o clima previsto para o período, conforme a estação do ano. No meu caso, o bebê nasceu no friozão, em julho, por isso, separei macacões e mantas bem quentinhos!
Caso a maternidade não forneça, leve também os produtos de higiene para o bebê:
- 1 sabonete líquido neutro
- 1 xampu neutro
- 1 embalagem de lenço umedecido
- 1 creme de proteção para assadura
- 2 pacotes de fraldas descartáveis ( 1 recém-nascido e 1 pequeno )
Todos os itens do enxoval, inclusive fraldas de pano, toalhas, lençóis e mantas, precisam ser lavados previamente com sabão neutro ou líquido para bebês. Essa medida é importante para evitar irritações e alergias na pele do recém-nascido, pois as roupinhas, mesmo novas, podem acumular poeira, ácaros e fungos.
Já para a mamãe, a recomendação é levar os seguintes itens:
- Camisolas ou pijamas com abertura na frente
- Roupão
- Sutiãs de amamentação de algodão (evitar rendas e costuras internas)
- Calcinhas de sustentação
- Conchas para seios (esse é um item controverso, alguns médicos são contra o uso das conchas que ajudam a forma o bico do seio, converse com o seu obstetra a respeito)
- Cinta pós-parto (conforme a orientação do seu obstetra)
- 1 chinelo para banho e outro para o quarto (caso a maternidade não forneça)
- Produtos de higiene pessoal e absorventes (noturno e normal)
Vale checar qual a orientação da maternidade que você escolheu para a chegada do seu bebê, pois alguns itens podem variar. Se você quiser mais sugestões, veja a lista (mais completa) sugerida pelo Hospital e Maternidade Santa Brígida, de Curitiba (PR), clicando aqui.
Espero que essas dicas possam te ajudar.
Um abraço, da Mamãe Prática Fabi
Cadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!
Achei o post muito bem feito, com carinho e atenção à cada item. Me ajudou bastante pra auxiliar minha irmã que está perdidinha coitada. O mais difícil mesmo é escolher as cores das roupinhas porque ela e meu cunhado optaram por não saberem se é menino ou menina, então fica mais difícil acertar nas roupinhas. Adorei as dicas! Continue assim!
Olá Maria Clara, que ótimo. Adoramos a sua mensagem, pois esta é a nossa intenção mesmo: trazermos dicas práticas para ajudarem as mamães (e titias, papais …) no dia a dia. Continue participando, comentando. Beijos e boa sorte pra sua irmã. Ah, eu também estava bem perdida nessa época, são muitos detalhes pra ver, pra comprar. Bjs, Mari.
Obrigada pelas dicas. Sao otimas mesmo para mamaes de 4 como eu que ia esquecer de levar as escova de cabelo e dentes. kkkkk sempre é bom uma listinha para lembrar de tudo. bjs
oi Luciere, que legal! Fico feliz que o post tenha sido útil para você. Beijos, Fabi