Menino bebendo agua

Como estimular seu filho a beber água

Todo mundo sabe que tomar água é importante, mas na correria do dia-a-dia é comum a gente esquecer de se hidratar e, quando percebemos, o dia terminou! Aqui em casa procuro ter sempre por perto um copo de água e tento estimular meu filho Serginho a tomar bastante líquido também. Como ele ama suco natural (sempre fazemos suco de laranja, melão, maracujá, abacaxi e outras frutas), o desafio é fazê-lo tomar menos suco e mais água.

Recentemente participei de um encontro com a nutricionista materno-infantil Karine Durães, à convite da Nestlé, sobre a importância da hidratação das crianças. Achei interessante saber que 60% do nosso corpo e 73% do nosso cérebro são compostos por água. E olha que curioso: um estudo mostrou que tomar 300 ml de água pela manhã aumenta a capacidade de aprendizagem dos pequenos. O trabalho* foi feito no Reino Unido com um grupo de 58 crianças com idades entre 7 e 9 anos e demonstrou que as crianças que beberam mais água tiveram melhor desempenho nas tarefas de atenção visual.

Além do melhor desempenho cognitivo nas atividades que envolvem memória e atenção visual, quando a criança está bem hidratada ela também fica mais disposta. Às vezes, quando nosso filho está muito agitado e não se sente bem, o problema pode ser falta de hidratação!

Mas quanto devemos beber de água por dia?
De forma geral, o recomendado para adultos e crianças é tomar, em média, cerca de 1,6 litros de água por dia (o que equivale a 8 copos de 200ml). Essa quantidade também inclui outros líquidos, mas o ideal é que a maior parte seja água.

Veja essa tabela** sobre a ingestão de água total recomendada por idade (litros/ dia):

1-3 anos 1 litro
4-8 anos 1,4 litros
9-13 anos (meninos) 1,9 litros
9-13 anos (meninas) 1,7 litros
14-18 anos (meninos) 2,6 litros
14-18 anos (meninas) 1,8 litros

**A água pode ser proveniente da água pura ou de outros líquidos. Fonte: Institute of Medicine

Como estimular que as crianças tomem água
Se você tem dificuldade em fazer seu filho beber água, veja 10 dicas da nutricionista Karine Durães para mudar essa situação:

  1. Tente começar o dia com 1 copo de água e ofereça também ao seu filho.
  2. A água fresca é mais saborosa, por isso, troque sempre a água dos copos e garrafinhas.
  3. Deixe sempre água à disposição e perto da criança, por exemplo, quando ela estiver fazendo lição, jogando videogame ou assistindo televisão.
  4. Observe qual a quantidade de água que cabe no copo ou garrafinha do seu filho. Faça as contas para entender se ele está bebendo pouca ou muita água por dia.
  5. Determine copos ou garrafinhas específicas para beber água.
  6. Coloque garrafinhas com água na mochila da escola, na lancheira ou bolsa para passear.
  7. Incentive a hidratação antes, durante e depois das atividades físicas.
  8. Crie associações para seu filho aprender a beber água, tornando o hábito parte da rotina da família. Por exemplo, sempre tomar água antes de tomar banho, quando chegar da escola ou antes de ir à escola, quando sentar para estudar ou brincar, após o jantar ou antes de dormir.
  9. Oriente as crianças a fazerem uma pausa durante as brincadeiras para tomar água.
  10. Seja o exemplo e tome água com frequência. Não adianta você insistir para seu filho tomar água se você não faz isso também.

Água aromatizada
Para variar, tente preparar uma água aromatizante com frutas congeladas fatiadas. Por exemplo, coloque em uma jarra com água fresca pedaços de morangos ou uva sem caroço, pera ou carambola. A carambola fatiada parece estrelinha e as crianças adoram! Outras opções são água com gengibre, com folhas de hortelã, com limão ou laranja fatiados.

agua_aromatizada

 

Queridas, espero que essas informações sejam um bom estímulo para que vocês e seus filhos bebam mais água todos os dias. Saúde!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

*Edmonds CJ, Burford D. Should children drink more water? The effects of drinking water on cognition in children. Appetite 2009; 52:776-779

Fotos: Flickr com Seattle Municipal Archives e Sebástian Freire

 

clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.