Publicado em 64 comentários

Socorro: meu peito virou chupeta

De acordo com o livro O primeiro ano do seu bebê mês a mês – O que esperar e como cuidar do seu bebê (CMS Editora), aos 12 meses, a maioria dos bebês acorda à noite, mas volta a dormir sem qualquer ajuda. Será? Nem sempre. Muitas crianças só voltam a dormir mamando no peito, levando as mães a dizerem: ‘socorro, meu peito virou chupeta“.

Entrevistamos a psicóloga e psicanalista Clarice Wichinescki Zotti, que também é mãe de quatro filhos, para saber como os pais podem lidar com a situação. Confira o que fazer se “seu peito virou chupeta”! 

E agora? meu peito virou chupeta

Quando o bebê adormece somente com o bico do seio da mãe na boca, o que os pais podem fazer para mudar esse hábito?
Em primeiro lugar, a mãe precisa se convencer de que isso é um hábito, portanto, não é uma necessidade da qual o bebê não possa ficar sem. Pode ter acontecido nessa relação mãe-bebê uma espécie de acomodação, um acordo tácito (e inconsciente) entre os dois, que permitiu que esse arranjo se mantivesse assim até agora. Isso logicamente tem a ver com a forma de funcionamento psíquico da mãe e com a forma como ela conseguiu se virar frente à demanda e/ou choro do bebê.

Cada mulher, ao se deparar com seu bebê, vai ter que, necessariamente, aprender a ser mãe, terá que se haver com esse novo papel, inédito em sua vida, e se deparar com todos os aspectos e dificuldades pessoais que essa função lhe exigirá. E para isso lançará mão de seu saber sobre como ser mãe, bem como dos conselhos familiares, do que observou com suas amigas, do que o pediatra lhe diz para fazer, enfim, aos poucos ela vai se experimentando neste lugar de importância na formação de um novo ser totalmente dependente dela. Cada uma será uma mãe diferente, e lidará com o seu bebê de forma diferente, de acordo com seus próprios recursos psíquicos e sua condição emocional nesse novo papel.

No caso do seio ser usado como chupeta, se por um tempo isso até funcionou, ótimo. O problema é que não dá pra ficar assim pra sempre, então, a mãe começa a ficar preocupada com esse “arranjo inicial” e busca uma forma de resolver essa situação.

Então, como resolver essa situação do “meu peito virou chupeta”?
O primeiro passo é a mãe ficar tranquila e para isso precisa estar convencida de que esse é um ato benéfico para o bebê e para a subjetividade dele. Muitas mães ficam muito angustiadas diante do choro e voltam atrás na sua decisão de mudar esse hábito de fazer do bico do seio a chupeta. Uma vez tomada a decisão, a mãe deve permanecer firme nela, para não confundir a criança sobre o que se espera dela. Mais fácil é, nessa situação, oferecer a chupeta mesmo. E se ela realmente não quiser, depois de inúmeras e carinhosas tentativas, mesmo assim, é melhor ser firme e só dar o seio quando for hora de mamar mesmo. O bebê irá resistir num primeiro momento, e num segundo…, mas com muito calma e com muitas palavras para ele, dizendo que não há mais necessidade disso, que está na hora de ele conhecer novas formas de se acalmar e novos objetos para brincar, aos poucos ele irá se acomodando numa nova forma de relação com a alimentação e com a mãe.

“Normalmente, se as mães estão confortáveis e confiantes de que isso é bom para o seu bebê, tudo se dá de uma maneira mais tranquila”

As crianças normalmente são muito curiosas e adoram novas experiências. É o que se observa no processo do desmame, por exemplo, quando se vai, paulatinamente, substituindo o leite materno por papinhas, sopinhas, etc. As mamadas no seio vão diminuindo aos poucos, com a inclusão de comidas sólidas e frutas, até que o peito não seja mais necessário ao bebê. Normalmente, se as mães estão confortáveis e confiantes de que isso é bom para o seu bebê, tudo se dá de uma maneira mais tranquila.

Buscando alternativas

Mas quando a chupeta não agrada a criança, o que fazer?
Alguns bebês vão aceitar a chupeta; outros, não. O importante é que se busquem outras formas de acalmar o bebê, que não seja só o bico do seio. Não deixa de ser uma experiência de separação que, embora um pouco dolorida tanto para a mãe como para o bebê, é necessária e faz parte do processo de crescimento e desenvolvimento. O bebê precisa desses cortes pontuais, pois eles são constituintes de sua subjetividade. É o que vai permitir que o bebê passe de uma fase de desenvolvimento para outra, subsequente. E se a mãe não permitir, ou não ajudar o bebê nisso, mesmo que inconscientemente, ele não poderá advir como um sujeito (com desejo e escolhas próprias), ficando num lugar de objeto da mãe, lugar esse prejudicial ao futuro desenvolvimento subjetivo do bebê.

Nesses momentos de mudança e de separação, a criança costuma se beneficiar de alguns objetos que chamamos de transicionais. São objetos que servem de ponte entre a mãe e o bebê (como bichinho de pelúcia, paninho ou chupeta), apaziguando a angústia e a sensação de desamparo. Esses objetos representam a presença da mãe na ausência da mesma, tranquilizando-os; portanto, são benéficos nesse especial período de desenvolvimento.

“Se a mãe se mantiver firme na sua decisão, e tranquila diante do choro, isso lhe passará confiança e o bebê vai aceitar e se acalmar”

Se ao tirar o seio o bebê chorar muito (muito alto mesmo), o que fazer?
As mães e os pais devem estar preparados para uma possível rebeldia do bebê em relação a isso, pois ele não reage bem a mudanças em sua rotina, e se a mãe se mantiver firme na sua decisão, e tranquila diante do choro, isso lhe passará confiança e o bebê vai aceitar e se acalmar. O bebê muito cedo percebe que o choro é um poderoso chamariz para a mãe e, ao mesmo tempo, esse choro é um tranquilizante para ele nos momentos de dificuldade ou frustração. É sua forma de lidar com as situações. Portanto, chorar não é tão ruim como parece, tem sua função na economia psíquica do bebê. Mas no que ele perceba que continua recebendo o carinho e a atenção da mãe, só que de outra forma, o bebê se acalmará e se adaptará ao que lhe é demandado. Afinal, o importante ali pra ele não é necessariamente o leite, mas o afeto e atenção da mãe.

O pai poderá ajudar nesse momento de grande angústia, auxiliando a mãe, oferecendo outras coisas interessantes para o bebê, saindo pra passear com ele, oferecendo algum brinquedo interessante, enfim, cada casal usará de sua inventividade nessa hora. Educar um filho é um ato criativo e sem manuais, pois cada relação pais-bebê é única. As mães normalmente têm um saber próprio sobre o seu filho e aprendem a conhecê-lo muito bem. E saberão como lidar com ele e com o seu choro nesses momentos de dificuldade. Quando esse processo for de muita angústia para a mãe, para o pai e/ou para o bebê, faz-se necessário a ajuda de um profissional, que, estando de fora dessa relação familiar, pode identificar onde esse processo está truncado e o que essa situação angustiante pode estar representando na economia psíquica familiar.

“Educar um filho é um ato criativo e sem manuais, pois cada relação pais-bebê é única”

Beijos da Mamãe Prática Mari

*Post atualizado em 14/06/2022

64 comentários sobre “Socorro: meu peito virou chupeta

  1. Parabéns mamães. Muito legal o blog. A Lívia mamou no peito até 1 ano e 10 meses, e durante esse tempo sempre teve que mamar para dormir. Fazia o peito de chupeta. E se eu dava a chupeta jogava longe. Quando desmamei, justamente por não aguentar mais amamentar durante a madrugada, ela criou outro hábito, pedia suco quando acordava. Entendi então que ela também sentia muita sede durante a madrugada, e não era só o hábito de mamar para dormir. Cada bebê é único, e apesar de cansativa essa rotina de amamentar, de ser chupeta durante a noite, é uma fase maravilhosa. Lívia tem 4 anos e meio e é super saudável, inteligente e carinhosa. Reflexos da amamentação prolongada que ela teve!

    1. Flávia, que ótimo a Lívia ter mamado quase até os 2 anos. O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade. Com certeza, essa fase, apesar de difícil, será inesquecível e vou sentir muita saudade. Bjs da Mamãe Prática Mari.

  2. Muito obrigada!!! Me ajudou muito!!! Beijinhos <3

    1. Olá Fabi! Ficamos muito felizes em te ajudar!!! Continue acompanhando nossos posts. Grande abraço Mari e Fabi

  3. Socorro ja tentei de tudo e nada… minha filha esta com 5 meses nos primeiros meses ela dormia no berço mas acordava de 2 em 2 horas chorando eu lenvantava e dava o peito …de 2 meses pra cá fiquei mal da coluna descobri que estou com hernia de disco. . Como ela é pesadinha ( hoje com 9 kgs) optei por dar mama deitada já que a dor não me deixa levantar e ficar com ela no colo mamando… ai não teve jeito alem dela dormir na minha cama ela dorme a noite toda no peito… e quando percebe que o bico escapou ela começa a se debater procurando o bico… Não posso nem me mexer a noite por conta disso e o pior é que o meu problema na coluna só está piorando… ja tentei mamadeira , já tentei chupeta ela não aceita de jeito nenhum. .. se colocar a chupeta no lugar do peito ela chora de gritar , o berco então nem pensar fiz uns testes no final de semana fica uns 20 minutos e acorda chorando querendo o peito…..o pior é que isso está afetando até a nossa relação de marido e mulher… Será que devo procurar um especialista???

    1. Olá Rosangela! Entendo perfeitamente o que você está passando, afinal, eu vivi algo muito parecido! Em primeiro lugar, tente ficar mais calma, pois isso irá passar (vai passar, acredite!). Sua bebê vai crescer e começar a entender que pode dormir sem estar no peito. O começo realmente é muito difícil, ainda mais para quem vive essa situação. Eu consegui mudar essa situação quando decidi parar de amamentar, mas ela já estava com 1 ano e meio.

      Como a sua filha tem apenas cinco meses, o jeito é tentar ser firme para que ela aprenda a adormecer sem o peito, mesmo que ela ainda esteja mamando no peito. As dicas da psicanalista Clarice Wichinescki Zotti podem te ajudar.

      E como o seu caso é bastante específico, também contatamos outra especialista, a consultora familiar Renata Bermudez, do método Sosseguinho,. Enviamos a ela o seu comentário e veja o que ela respondeu para você:

      “Sua filha está apresentando necessidade de ficar sugando para conseguir aprofundar os estágios de sono. Pelo que você fala, essa dependência está bem acentuada e o sono dela deve estar bem leve. É provável que ela também passe o dia irritadiça, querendo colo o tempo todo, o que vai agravar seu problema de coluna. Não tente trocar o seio pela chupeta, pois essa vai ser um paliativo. O ideal é que sua filha aprenda a dormir com cada vez menos ajuda. Ela vai chorar, indubitavelmente. Mas você pode ficar ao lado dela, inclusive na sua própria cama. O choro é porque está irritada de sono e sabe que, se pegar no seio, vai conseguir dormir. No berço ela só fica por 20 minutos porque um ciclo de sono do bebê é de aproximadamente 40 min. Provavelmente você a amamenta até que durma e espera ela relaxar completamente (o que leva uns 10 a 15 min). Quando você a coloca no berço, faltam meia hora ou 20 min para que ela tenha que mamar para conseguir aprofundar o sono novamente.”

      Rosangela, fica a dica deste outro post, com a entrevista que fizemos com a Renata: “Por uma rotina de sono mais tranquila”

      Esse processo para o bebê adormecer sozinho não é fácil (eles choram muito, e muito alto), mas com amor e passando segurança e tranquilidade ao bebê, é possível mudar essa situação. Por isso, você também precisa ficar calma. Outra dica, que eu usei, foi no começo outra pessoa fazer o bebê dormir, pois com o papai minha filha sabia que não teria como mamar no peito, e assim passou a aceitar que iria adormecer sem o peito. Veja aqui o meu relato.

      Grande abraço e acredite que tudo vai melhorar!

      Beijos, Mari.

    2. veja se sua bebê tem refluxo. se for , vc faz a medicaçao correta e vai melhorar bastante.

    3. Olá querida!
      Estou passando pela mesma situação. Idêntica. Como foi pra você depois? Passou? Conseguiu reverter? Procurou ajudá? Tô desesperada…

      1. Olá Lais,

        Aqui eu conto a minha experiência:”Como minha filha parou de fazer meu peito de chupeta”.

        Mas sugiro você também dar uma olhada neste outro post: “Quando o bebê só dorme no peito: entenda o que fazer”.

        Beijos, da Mamãe Prática Mari

      2. Oi também estou desesperada, não sei mais o que fazer, não aguento mais ficar sem dormir e meu marido não me ajuda, me sinto perdida!

      3. Eu tbm Lais nao sei mais o que fazer…vc achou alguma solucao?

  4. Meu bb tem 2 mesas e 3 dias e está fazendo meu peito d chupeta…td começou pois ele saiu sa maternidade c baixo destro e fui aconselhada a deixa-lo na livre demanda, ,so q nesse processo cd vez q ele chorava oferecia o peito e agora ele só quer dormir no peito. O problema é q estou c os dois bicos machucados. Queria tira esse costume dele, é muito cedo? Estarei sendo muito bruxaaaa???
    Ja agradeço sua ajuda!!!
    Obrigada
    Thati

    1. Olá Thati. Cada relação mãe-bebê é única, assim como cada bebê também é único, então acho que não existem soluções prontas para esse problema (o bebê fazer o peito de chupeta). Sei bem como é isso que você está passando (é barra mesmo!). Não sei se é possível mudar esse hábito enquanto o bebê ainda mama, mas espero que sim! Eu só consegui mudar quando parei a amamentação (com quase um ano e meio). Mas, como te disse, seu bebê pode ser bem diferente do meu, e acho que vale sim você tentar algumas técnicas citadas pela psicóloga e psicanalista Clarice Wichinescki Zotti aqui neste texto, já que seu bebê ainda é bem novinho. A amamentação é muito importante e precisa ser boa para mãe e bebê, por isso te sugiro procurar ajuda, afinal NÃO PODE machucar. Eu também passei por esse problema e com ajuda de pessoas qualificadas do Proama nunca mais me machucou. Te sugiro ver a lista de iniciativas que ajudam mães que amamentam aqui neste link: http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2013/08/01/elas-querem-fazer-a-diferenca/ São pessoas que podem te ajudar e se você estiver longe dá para mandar e-mail ou até ligar (como no caso do Proama) em busca de orientação. Veja mais detalhes no post. Procure ajuda, amamentar também é muito bom! Espero que você consiga resolver logo esse problema. Grande beijo, Mari

  5. Não existe essa do bebê fazeÉ o peito de chupeta, ela faz a chupeta de peito.

    Sucção não nutritiva é MUITO importante pra manutenção da produção de leite da mãe.

    Fora o risco de desmame precoce por confusão de bicos né?

  6. Ola,
    Minha BB está com esse hábito, mas ela só tem 32 dias. Qndo não dorme apos mamar e fica acordada passando uma hora +/- ela quer dormir mas só dorme se eu por no peito. Não sei o q fazer, estou desesperada pois como será qndo voltar a trabalhar?

    1. Olá Lucy! Como ela ainda é muito novinha, pode ser que ela realmente precise mamar novamente. No início, alguns bebês podem mamar de 1 em 1 hora, de 2 em 2 horas, então, pode ser que ela realmente precise mamar (não apenas por fome, mas também por estar com sede, ou pelos dois motivos). No início é normal o bebê mamar bastante e em intervalos curtos. Se você der o peito e perceber que ela mamou bem e quer o peito apenas para dormir, ou seja, adormecer, a sugestão da psicóloga Clarice é tentar ir acrescentando aos poucos um objeto para ela adormecer, como ela cita na entrevista:

      “Nesses momentos de mudança e de separação, a criança costuma se beneficiar de alguns objetos que chamamos de transicionais. São objetos que servem de ponte entre a mãe e o bebê (como bichinho de pelúcia, paninho ou chupeta), apaziguando a angústia e a sensação de desamparo. Esses objetos representam a presença da mãe na ausência da mesma, tranquilizando-os”

      Não é fácil, principalmente diante do choro, mas tente ensiná-la a adormecer sozinha sem fazer seu peito de chupeta. No lugar, você pode dar a chupeta (embora há muitos pediatras contra, avalie o que é melhor pra você e sua bebê), e dê principalmente muito carinho, o seu colo, tentando confortá-la de alguma forma, sem ser seu peito. O pai ou até a avó podem ajudar nessa hora. Mas, lembrando, como ela ainda é muito pequena, tenha a certeza de que já mamou tudo o que precisava. Além disso, chegando na fase das cólicas, por volta dos 3 meses, os bebês também mamam mais, pois o leite materno ajuda a aliviar a dor. Mas isso é uma fase, e vai passar! Lucy, essa fase inicial realmente é difícil, mas tente ficar calma, pois irá passar! bjs Mari

  7. Nossa adorei a dica vou por em prática pois comigo está acontecendo o mesmo,acho que o difícil pra mim vai ser não me desesperar ao ver a minha bebê chorando de madrugada mas vou tentar e sei que vou conseguir obrigada

    1. Olá Regina! Tenha a certeza de que sua bebê está confortável e que o choro não é fome, nem frio e nem muito calor. Boa sorte!

  8. Oi gente minha situação é muito parecida com a de vcs. Minha Gigi tem 1 e meio e não dorme sem peito de jeito nenhum , e eu durmo a noite inteira em uma posição só Pois se eu me mexo ela ja acorda e ja chora qrendo peito, eu e meu marido ja tempo q não temos mais intimidade, porq qndo pensamos em namorar ela acorda, estou desesperada pois tenho dó de tirar ela do peito, tenho muito leite, não se o q fazer, será q alguém pode me ajudar?

    1. Olá Marcielen! A minha sugestão seria você tentar amamentá-la apenas durante o dia e antes de dormir, se for o caso (veja com seu pediatra a necessidade da sua pequena mamar durante o dia e quantas vezes). Você vai precisar ensiná-la que ela não precisa mais mamar de madrugada, pois ela precisa dormir bem a noite, é importante para seu desenvolvimento. Ela vai reclamar sim, vai chorar sim, mas com o tempo poderá começar a entender que durante a noite é hora de dormir e não de ficar mamando. Sugiro você tentar dormir em outro quarto nesse processo, pois vendo você será mais difícil pra ela (e pra você). E durante as mamadas de dia e antes de dormir tente acostumá-la a não adormecer no seu peito. Boa sorte!!

  9. Nossa acho que esse post poderia ser melhor. Aconselhar maes a usar chupeta esta totalmente ultrapassado. Alem de causar dados bucais vai causar confusao de bicos e o bebe vai acabar desmamando. Nao se deve usar chupeta a nao ser que queira parar totalmente com a amamentação. Esse tipo de indicação nao esta mais condizente com quem deseja amamentar. Fora isso o peito nao e chupeta, e sim um vinculo… se a crianca ja tem 1 ou 2 anos pode ser capaz de compreender essa perda. Com 0 ate 6 é preciso desse estimulo, para a pprodução de leite e vinculo mae filho saudavel. O leite materno tem sido considerado o principal alimento ate 1 ano. Abracos e Luz.

    1. Olá Monique, sim, o aleitamento materno é muito importante e por aqui também defendemos a amamentação exclusiva até os seis meses de idade e, preferencialmente, até os dois anos, seguindo a recomendações dos principais órgãos de saúde. Quanto à chupeta, sabemos que existem muitos pontos contrários ao seu uso (assim como favoráveis). Tenho certeza que nossas leitoras que passam por isso saberão avaliar o que é melhor para a realidade delas (com ou sem chupeta). De qualquer forma, agradeço sua opinião para nos ajudar a fazer um blog cada vez melhor.

  10. Gostei muito do post…
    Meu filho tem 1 e 6 meses e deixou de comer pra mamar eu coloco comida e ele não quer comer e vem em cima de mim pra mamar ele dorme mandando dorme do meu lado com o peito já até teve muitas infecção de ouvido por mamar dormindo deitado ele faz muito meu peito de chupeta queria muito tirar esse habito dele mas tah difícil ele nao aceita chupeta e não tenho quem me ajude meu marido trabalha de noite e o horario q eu mais sofro….
    Me ajudeee obg.

    1. Olá Elida! Com 1 ano e 6 meses, os bebês já entendem. Por isso, você precisa ser muito firme e dizer a ele que ele precisa fazer as refeições durante o dia (e nada de ficar substituindo as refeições pelo seu leite, outro leite ou derivados, como iogurte). Você também pode oferecer, antes da hora de dormir, água, suco natural e/ou uma fruta (para diminuir as chances dele querer mamar de madrugada). Outra sugestão é dar a ele um brinquedo (seguro) ou “mascote”/pelúcia para tentar criar o hábito do seu filho dormir sempre com esse “amiguinho”. Nessa idade, se ele continua acordando de madrugada para mamar, ele provavelmente quer se sentir seguro, confortado, então quem sabe um “naninha” também possa ajudar … Mas o mais importante é você decidir mudar esse hábito e ser firme, mesmo diante do choro. Se você não pode ter ajuda de noite, uma ajuda durante o dia também é bem-vinda, não é mesmo? Boa sorte! Estou torcendo por você!

  11. oi gente minha filha também faz o meu peito de chupeta. já estou mudando de habito. peço para o meu marido coloca lá para dormir. só que quando chega madrugada ela automaticamente pega o meu peito e ficaa Madrugada insistindo. não durmu mais. O que eu faço ?

    1. Oi Andrea. Ela ainda precisa mamar de madrugada? Pode ser que ela também acorde e queira mamar por estar com sede (principalmente agora no verão) e fome. Então, verifique a necessidade da sua bebê mamar na madrugada de acordo com a idade dela. Se ela já tiver um ano ou mais e você estiver decidida a desmamar, você pode tentar acostumá-la a tomar água ou suco durante a noite, mas tudo depende da idade dela. É importante ter muita paciência, pois nem sempre a mudança acontece rapidamente. Neste texto, eu conto a minha experiência para conseguir fazer o desmame, pois a minha filha também me fazia de chupeta: http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2014/02/10/como-minha-filha-parou-de-fazer-meu-peito-de-chupeta/

      Boa sorte!! Depois nos conte como foi. Beijos, da Mamãe Prática Mari.

  12. Meu filho faz meu peito de chupeta. O problema é que ele já tem dois anos de idade. Sinceramente eu acreditava que quanto mais tarde, mais fácil seria para desmamá-lo, mas estou provando que é justamente o contrário. O que acontece é que tenho pouquíssimo leite, mas na hora de dormir comigo, ele só dorme se for no peito, e o pior, ele acorda de madrugada para ir pra cama querendo mamar e ele já chegou naquela fase de tirar meu peito de dentro da blusa e colocar a boca, mesmo eu fazendo de tudo para evitar. Não sei mais o que faço! Eu converso com ele, digo que ele já é rapaz r não precisa mais mamar, pq mamar é coisa de bebezinho, já passei batom vermelho, cobri o bico com bandaind, enchi o peito de andiroba, mas nada! Por favor me ajudem!

    1. Olá Milla!

      Minha pequena está hoje com 2 anos e, acredite, ela também me fazia de chupeta. Aqui eu conto como consegui mudar essa situação, na época ela tinha 1 ano e 5 meses: http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2014/02/10/como-minha-filha-parou-de-fazer-meu-peito-de-chupeta/

      Você também pode ler este artigo da nossa colunista, a psicóloga infantil Ana Flávia Fernandes, no qual ela fala sobre encararmos o desmame difícil como um desconforto e não como um sofrimento, e como isso se reflete nos nossos filhos: http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2014/12/10/qual-o-melhor-momento-para-o-desmame/

      Eu sugiro esses dois textos para te ajudar a refletir sobre o que está acontecendo com vocês. Quem sabe se você adotar algumas mudanças, como criar uma nova rotina na hora de dormir para seu filho e/ou presenteá-lo com um brinquedo novo (que seja seguro e ideal para ele sempre dormir junto, e ficar na cama dele) o ajudem a parar esse hábito … Às vezes, agindo conseguimos mais resultados do que quando falamos … E concordo com a Ana Flávia: será difícil para ele mudar esse hábito, é algo que ele irá precisar superar, mas vocês não precisam encarar isso como um grande sofrimento, mas algo desconfortável e que será superado. Eu sei que não é fácil, mas vai dar tudo certo! Boa sorte! Depois me conte como foi!! Beijos, da Mamãe Prática Mari

  13. Adorei ler as matérias,
    Minha filha tem 10 meses e já uns bons meses que acorda montes de vezes a noite para mamar, ela só volta a dormir com o peito, e agora mal a coloco no berço já acorda, e se tiver na nossa cama acorda de hora em hora tambem, ja tentei não dar, mas ela chora mto mto alto mesmo, eu estou esgotada, ela não usa chupeta e se o pai dela vai lá ela chora mto também! Ela quer ficar xuxando o peito e já machuca pois tem 4 dentes, eu amava amamentar mas esta se tornando um pesadelo e já estou ficando sem paciência e eu não queria isso..
    Me ajudem por favor!

    1. Olá Deborah,

      Lendo o seu relato, eu lembrei de tudo o que passei: foi exatamente isso! Aqui em casa foi muito parecido. No meu caso, infelizmente, decidi parar de amamentar porque realmente essa situação estava me esgotando. Amamentei até quase 1 ano e meio e então decidi fazer o desmame para eu e minha filha podermos, enfim, dormir a noite toda.

      De qualquer forma, se você ainda deseja amamentar, não desista! A minha sugestão é você primeiro tentar ensiná-la a adormecer sozinha, sem estar no peito. Acredito que isso já faria uma grande diferença. O fato é que ela precisa aprender a dormir de outro jeito. Então, com muito amor e paciência, você vai precisar ensiná-la. Não é um processo rápido, leva tempo …

      Aqui neste post eu explico em detalhes como ensinei minha filha dormir de outro jeito (sem estar mo peito e sem ser balançada no colo). Sugiro você ler o tópico “Rotina e Afeto” e tentar encontrar uma solução dentro da realidade de vocês:
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2014/02/10/como-minha-filha-parou-de-fazer-meu-peito-de-chupeta/

      Força aí! Depois volte aqui pra me contar como foi.

      Beijos,

      Mamãe Prática Mari

  14. Ola mamães!! Estou passando pelo mesmo problema! Meu filho tem 3 meses e meio e não dorme sem chupetar o peito! Se tiro o peito ele acorda, não importa quanto tempo ele passe chupetando se tirar ele acorda já chorando! Ta uma tormenta aqui ! Até os dois meses ele dormia super bem! As 3 meses ele começou a acordar três vezes a noite, tdo isso com sentindo no peito! Ele chora mais de uma hora sem parar se não der o peito!

    1. Somos duas… meu bebê agora nem quer deitar mais no meu colo para eu tentar faze-lo dormir… antes ficava agora ele berra.. chora forte como se fosse birra mesmo … ele vai fazer 4 meses.. parece que tem espinhos no berço

  15. Olá! Minha filha tem 8 meses e chupava chupeta até domingo passado, de repente não quis mais, ela trocou a chupeta pelo meu peito! Estou desesperada! Antes era mais fácil, a chupeta acalmava… agora ela não quer mais! Não sei o que aconteceu!

    1. oi Helen! Esse é um tema bastante delicado, principalmente porque sua bebê é bem novinha, ainda não tem um ano. Temos dois outros posts que abordam essa questão, e alguma forma. Veja se te ajuda:
      O sono do bebê nos primeiros meses
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2015/10/08/o-sono-dos-bebes-nos-primeiros-meses/
      Quando o bebê só dorme no peito: entenda o que fazer
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2015/10/15/quando-o-bebe-so-dorme-no-peito-entenda-o-que-fazer/

  16. Minha filha tem 2 anos e ela naim consegui dormi sem mamar naum sei o que fazer ela passa a manha bem mas depois do almoço ela quer dormi e fika xata minha mae nao deixa eu da peito entaum ela passa a tarde toda chorando. Irritada naum sei o que fazer pra ela dormi sem mamar…

    1. Olá Mary,

      Na minha opinião, é preciso ensiná-la a adormecer de outra forma, de outro jeito. É uma aprendizagem mesmo e leva tempo. Aqui neste post eu conto a minha experiência:“Como minha filha parou de fazer meu peito de chupeta”.

      Entretanto, se você quiser continuar amamentando, sugiro você também dar uma olha neste outro post: “Quando o bebê só dorme no peito: entenda o que fazer”.

      Beijos,

      Mamãe Prática Mari

  17. oi ! minha filha se chama anna mel ela tem 1 ano e 1mês , faz meu peito de chupeta, não durmo direito ela acorda muito durante a noite . estou decidida de tirar do peito. me ajudem.
    o que devo fazer , me dei dicas ?????

    1. Olá Kelizane!

      Se você está decidida a realizar o desmame, uma sugestão é este artigo que falo sobre a minha experiência: http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2014/02/10/como-minha-filha-parou-de-fazer-meu-peito-de-chupeta/

      Mas vale notar que não existe uma receita pronta, pois cada criança e mãe são únicas. É preciso respeitar a criança, a família e suas particularidades. Sugiro você dar uma olhada no post para te inspirar a encontrar a melhor opção para vocês duas.

      Outra dica é este artigo que cita no final a técnica do médico Jay Gordon: http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2015/10/15/quando-o-bebe-so-dorme-no-peito-entenda-o-que-fazer/

      Como citei no text, a técnica do Dr. Jay Gordon (para bebês acima de 1 ano) consiste em fazer a criança desassociar, de forma gradativa, o peito para adormecer, aprendendo que ela pode dormir por ela mesma (que não precisa mais desse apoio). Ele acredita que é possível fazer essa desassociação e continuar amamentando.

      Beijos, a Mamãe Prática Mari

  18. Passo por isso todos os dias, minha filha tem um ano e quatros meses e não dorme uma noite toda, acorda a cada uma hora ate menos querendo peito, chora muito se não dou.
    Cada dia está ficando pior, porque ate durante o dia ela quer o peito é o tempo todo, não consigo dormir bem, descansar, fazer as tarefas do dia porque ela vive no meu peito.
    Estou tentando desmamar mais não está funcionando, pois ela não aceita outro leite, nem na mamadeira, nem no copo, colher etc…
    Está difícil não sei mais o que fazer 🙁

    1. Olá Natália,

      Veja aqui a minha experiência: “Como minha filha parou de fazer meu peito de chupeta”

      Cada criança e mãe são únicas, mas espero que a minha experiência te ajude a encontrar o melhor caminho para você resolver essa questão.

      Nessa idade é importante que ela não troque a amamentação pela comida. Imagino como você está exausta! Eu passei por isso também. É difícil, mas possível mudar. Minha sugestão é você tentar mudar de forma gradativa, diminuindo a amamentação aos poucos. Ela precisa aprender a adormecer de outra forma. Será uma aprendizagem (que pode ser feita com calma, carinho e muito amor).

      A minha filha tinha quase a mesma idade da sua quando consegui ensiná-la a adormecer de outra forma. E a minha pequena também nunca aceitou outro leite que não fosse o meu. Com orientação do pediatra, vimos que ela não precisa tomar outros leites, desde que se alimente muito bem (principalmente de forma saudável e variada). Além disso, passei a dar queijo e outros derivados do leite (sempre com orientação do pediatra).

      Acredite, você consegue! Depois me conte como foi!

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  19. Estou Passando por este problema e estou muito estressada, estou exausta, não vejo uma saída, me sinto perdida! Minha filha tem 01 e 03 meses e só dorme se for no peito, vejo que ela fica chupetando e isso me irrita muito, acorda a noite inteira! Não aguento mais, não sei o que fazer!

    1. Olá Roberta,

      Entendo perfeitamente o que você está dizendo e sentindo, pois eu vivi exatamente isso até minha filha completar 1 ano e cinco meses, quando eu optei pelo desmame. Eu conto aqui a minha experiência: https://mamaepratica.com.br/2014/02/10/como-minha-filha-parou-de-fazer-meu-peito-de-chupeta/

      Mas sugiro você também conhecer a técnica do Dr. Jay Gordon para bebês acima de 1 ano. Ela consiste em fazer a criança desassociar, de forma gradativa, o peito para adormecer, aprendendo que ela pode dormir por ela mesma (que não precisa mais desse apoio). Ele acredita que é possível fazer essa desassociação e continuar amamentando. Você encontra aqui o texto do médico traduzido. E aqui o texto original, em inglês.

      Veja também este outro post que fizemos com a orientadora em cuidados com recém-nascidos e parent coach Mariana Zanotto Alves: https://mamaepratica.com.br/2015/10/15/quando-o-bebe-so-dorme-no-peito-entenda-o-que-fazer/

      Roberta, acredito que todo esse conteúdo poderá lhe ajudar. Em ambos os casos, paciência, determinação e carinho são determinantes para ensinarmos nossos bebês a dormirem por eles mesmos. Não existe uma “receita” pronta, pois cada criança é única, mas quem sabe essas experiências podem lhe ajudar a encontrar o melhor caminho para você e sua pequena.

      Vai dar tudo certo! Acredite, é só uma fase e vai passar.

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

      1. Muito obrigada pelo carinho e atenção em responder! Estou na luta! Seu blog é ótimo e muito informativo! Parabéns!

  20. Oi meu BB tem 1 mes e ele acorda 2 ou 3 vezes na noite p mamar .ele mama no peito e n pego chupeta . oque fazer p ele dormir a noite toda?

    1. oi querida! Seu bebê ainda é muito novinho e é normal acordar várias vezes à noite para mamar. Sei que é muito cansativo, mas aos poucos ele vai começar a dormir mais horas seguidas. Para te ajudar, sugiro dar uma lida nesses dois posts:
      O sono do bebê nos primeiros meses – https://mamaepratica.com.br/2015/10/08/o-sono-dos-bebes-nos-primeiros-meses/
      O sono do bebê e as expectativas dos pais – https://mamaepratica.com.br/2015/08/28/o-sono-dos-bebes-e-a-expectativa-dos-pais/
      A evolução do sono das crianças – https://mamaepratica.com.br/2013/11/12/a-evolucao-do-sono-das-criancas/

      Espero que ajude, beijos, Fabi

  21. Amei saber de cada relato!

    Meu bebê tem 3 meses e só agora tive certeza que ela faz meu peito de chupeta!
    Estou insistindo com a chupeta, principalmente porque falta pouco para acabar minha licença maternidade, antes sofrermos juntas do que separadas, pois não vou ficar em paz no trabalho sabendo que ela está ficando rouca de tanto chorar!
    Sei que é cedo para começar a dar leite de fórmula mas não tem jeito!
    Já percebi que tem mamães que passam por isso há mais de um ano! Confesso que não teria psicológico!
    Com muito esforço, carinho e paciência ela já está pegando a chupeta para dormir!
    Qualquer sinal de dormir tiro ela do peito na hora pq sei que já Mamou o suficiente!

    1. Olá Amanda,

      Obrigada por compartilhar a sua experiência com a gente! Sobre a volta ao trabalho, caso tenha interesse, temos alguns posts sobre este assunto e amamentação:

      https://mamaepratica.com.br/2013/10/18/como-voltar-ao-trabalho-sem-culpa/
      https://mamaepratica.com.br/2015/07/31/6-dicas-para-amamentar-apos-o-retorno-ao-trabalho/
      https://mamaepratica.com.br/2016/02/23/como-dar-leite-materno-no-copinho-maes-que-voltam-ao-trabalho/
      https://mamaepratica.com.br/2013/08/06/hora-de-armazenar-o-leite-materno/

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  22. Nossa estou numa situação que está me deixando um pouco nervosa…..pois pra eu chegar ao ponto de pesquisar o que fazer….sei que é porque não estou tranquila. Minha filha tem 2 anos e só dorme mamando. Eu já não tenho mais leite. Ela mamou até 1 ano e 10 meses…..Após esse período meu leite acabou….porém ela segue com a rotina de que pra dormir….tem que ter o tetê dela….na mamadeira e em seguida ela já vem sonolenta…. mamá mamãe. E dorme. Só que……estou grávida de 5 meses….estou preocupadíssima em como será quando minha 2a filha nascer. Pensei na possibilidade da mais velha não gostar quando tiver leite de novo…..e assim largar. Porém……só me vem a cabeça….. uma disputa de peitos.. =/

    1. Olá Fernanda!

      Parabéns pela pequena e pela nova gravidez! Como a sua filha já tem 2 anos, sugerimos você começar a mudar a rotina de sono aos poucos, explicando para ela que ela não precisa mais desse apoio para adormecer. Aqui nesse post eu conto a minha experiência, como mudei a rotina de sono. Quem sabe essa pode ser uma inspiração para você também ensiná-la a adormecer de outra forma.

      Outra dica é você trocar a mamadeira, que pode prejudicar a dentição devido ao uso prolongado, pelo copo de transição, já que a sua filha já tem 2 anos. Ao passar para o copo de transição, você pode explicar que agora ela já é “menina grande”, que não é mais bebê, e por isso vai ganhar um copinho de menina. Você também pode levá-la com você para escolher o copo de transição.

      A nossa sugestão é você primeiro se concentrar nessa fase, no presente, para que a sua pequena se sinta segura e feliz aprendendo que há outra forma de dormir/adormecer.

      Boa sorte por aí, depois nos conte como foi!

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  23. Ola! Meu caso é o seguinte meu bebe tem 1 e 3 meses ele não dorme mamando, mas durante o dia tenho q dar de mamar diversas vezes e se não dou ele começa a ficar irritado, e so consigo acalma-lo quando coloco pra mamar, fora que nas crises de irritação começa bater a cabeça no chao, bom não sei realmente o que fazer, se a solução seria parar de amamenta-lo. Ou impor horários para mamar, a questao é que é muito difícil ele fica horas chorando se não der de mamar.

    1. Olá Karina,

      De acordo com o seu relato, dá para perceber que seu filho realmente criou o hábito de se acalmar no peito, precisa do peito para se acalmar durante o dia. Não é uma tarefa fácil, mas você precisa ajudá-lo a encontrar outras maneiras de se acalmar e conversar muito, com paciência, explicando que quando ele estiver bravo e irritado existem outras formas de se acalmar. Talvez tentar fazer carinho, abraçar, dar um paninho ou bichinho para a criança segurar…

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  24. Ola minha princesa tem 6 meses 28dias ela ate dormi sem o peito,mas tem que fica balando ela pra dormi,ela acorda de madrugada e so quer fica no peito quanto tiro ela fica caçando e se eu nao dou ela chora muito. To muito desperada tenho q dormi so de um jeito mas costas ate doi.o que eu faço pra tira essa mania dela?mim ajudem.bjos

    1. Olá Sabrina,

      Sua bebê ainda é bem novinha e o mais indicado seria um acompanhamento de uma especialista em sono dos bebês, de preferência um acompanhamento pessoal, para que essa pessoa identifique ao vivo como é a rotina do sono, como é o choro da madrugada etc.

      De qualquer forma, temos alguns posts sobre rotina do sono com algumas dicas que podem te ajudar, como este aqui e este aqui (experiência da Fabi).

      É importante lembrar que cada criança é única e não existe uma receitinha pronta. Mas sei que você vai encontrar a melhor forma de ensinar sua bebê a adormecer por ela mesma, sem o peito.

      Outros textos que podem te ajudar:
      “Quando a criança só dorme no peito: entenda o que fazer”
      “O sono dos bebês nos primeiros meses”

      Beijos, a Mamãe Prática Mari

  25. Boa tarde preaciso saber se deu certo?? Meu bb tem 1 ano e 2 meses tanto de noitecido de dia só dorme chupetando o meu seio! Não queria desmamar ele apenas tirar essa mania, e parece que a cada dia ele fica mais grudado no meu peito!

    1. Olá Anne, tudo bem?

      No meu caso, eu optei por fazer o desmame, como eu já relatei em detalhes aqui neste outro post.

      Mas uma sugestão é você se informar sobre a a técnica do Dr. Jay Gordon (Método Remoção Gentil para bebês acima de 1 ano que associam sugar o bico do peito para dormir). De acordo com o médico, é possível tirar o hábito e continuar amamentando. Eu não testei, pois infelizmente só soube desse método muito tempo depois. Você pode ler sobre isso nesse outro post que fizemos com a Mariana Zanotto Alves, orientadora em cuidados com recém-nascidos.

      Boa sorte!

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  26. Olá meu bebê tem quase dois meses, ele não para de chorar o dia todo mas estou falando sério o dia inteiro mesmo, só não chora se está dormindo ou mamando, então para acalmalo só no peito. Ele só dorme a tarde da 13:30 as 16:00 pela manhã acorda cedo e não dorme. Estou acabada vivo com ele no peito por favor me dêem dicas pois não sei mais oq fazer. Estou desesperada obrigada

    1. Oi Elisandra. Primeiramente, entendemos a sua angústia e preocupação. Os primeiros meses da chegada do bebê são muito cansativos e desgastantes e, às vezes, demora um pouco para as coisas se adaptarem. Seu bebê é muito novinho e o choro é a forma como ele consegue se comunicar com você. O choro pode ter muitos motivos (fome, frio, calor, cansaço, medo, cólicas…) e a mãe é onde o bebê encontra conforto e segurança. Isso é normal.
      Vale conversar com o pediatra do seu filho, pois cada caso é um caso e existe todo um contexto por trás do choro do bebê. Aos dois meses, provavelmente, ele está na fase das cólicas. Ao mesmo tempo, vocês estão se conhecendo e aos poucos você conseguirá acalmá-lo sem que seja somente no peito (quando ele já mamou ou não está com fome, por exemplo).

      Tenho alguns posts que talvez possam te ajudar:

      Choro do bebê: aprenda a identificar
      https://mamaepratica.com.br/2013/09/29/choro-do-bebe-aprenda-a-identificar/

      Tudo sobre as cólicas do bebê
      https://mamaepratica.com.br/2013/12/16/tudo-sobre-as-colicas-do-bebe/

      Hora de enfrentar o período de cólicas
      https://mamaepratica.com.br/2013/06/13/hora-de-enfrentar-o-periodo-de-colicas/

      10 coisas que aprendi com meu filho
      https://mamaepratica.com.br/2013/09/20/10-coisas-que-aprendi-com-meu-filho/

      15 coisas que aprendi no primeiro ano do meu filho
      https://mamaepratica.com.br/2015/01/15/15-coisas-que-aprendi-no-primeiro-ano-do-meu-filho/

      Elisandra, sei como esse início pode ser desesperador, mas fique tranquila porque tudo passa. Espero que minhas dicas possam te ajudar, beijos, da Mamãe Prática Fabi

  27. O post muito vago, joga a culpa toda na insegurança da mãe sem dar nenhuma dica sobre o que é possível fazer nesse caso. Horrível.

    1. Olá Henrique,

      Durante a entrevista, a especialista aponta alguns caminhos, como quando fala dos objetos tansicionais e de como o pai também pode ajudar. Infelizmente, o tema é muito complexo, assim como mudar essa situação. Não existe uma receita pronta, até porque cada bebê e cada família são únicos.

      Sobre o desmame, aqui eu conto a minha experiência: https://mamaepratica.com.br/2014/02/10/como-minha-filha-parou-de-fazer-meu-peito-de-chupeta/

      Abs

      Mamãe Prática Mari

  28. Como crianças são diferentes né?
    Minha filha mais velha largou o peito naturalmente aos 1Ano e 3 meses (eu estava grávida de 6 meses do meu mais novo).
    Hoje, estou grávida dnv, de 1mes e meio, e meu mais novo está com 1Ano e 2 meses, e ele quer mamar o tempo todo, e a madrugada toda.
    Fazem 3 dias, desde que decidi tirar o peito dele durante o dia, estamos indo bem, mas a madrugada ainda acaba cmg… Mas decidi que quando eu perceber que ele não pede mais o peito durante o dia, vou regular as mamadas em duas partes, 6 da manhã e meia noite. Boa sorte pra mim kkkk pq ele é um menino difícil que chora pra tudo e pra tudo quer peito.

    1. Oi Ágatha! Pois é, cada criança é de uma forma e cada família tema sua dinâmica. Legal você ter a sensibilidade para perceber as diferenças e necessidades de cada filho. Boa sorte! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  29. Bom dia sou mãe de primeira viagem minha Larissa tem agora 8 até os 5 meses apenas amamentei.. Até ali beleza acordava casa 2 horas para mama durante o dia já comia frutas purê. Então apartir dos 6 meses começou tudo. Xq começou sair os dentes dai ela queria ficar n peito xq acalmava depois veio o frio ai meu esposo coloca ela dormir cm a gente e muito frio então coloquei más ai que a Larissa queria apenas fica no peito fez meus seios de chupeta já que ela não aceitou chupeta dai eu esperava ela dormir e colocava n berço por alguns dia tudo blz depois ela sabia se eu dormir eles vão me por n berço dai ela faz assim mama parece que ta dormindo a gente se mexe ela continua mamar mama dormi se vira de lado ponha n berço pronto acorda chorando aos berros depois não aguentei mais troquei a fralda de mamadeira di peito coloquei n berço deixei chorar isso confesso dois na alma da gente mais não existe outro jeito chorou tempos e dormio ela fez assim por vários dias não é fome xq ela vomita e continua mamando isso faz muito mal pra ela e para min que não consigo dormir e estou ficando muito magra

    1. Olá Juliana!

      Eu passei pela mesma situação que você e te entendo perfeitamente. Aqui neste outro post eu conto como ensinei a minha filha a adormecer por ela mesma, ou seja, sem ter o apoio de mamar para adormecer:

      Post “Como minha filha parou de fazer meu peito de chupeta”:
      https://mamaepratica.com.br/2014/02/10/como-minha-filha-parou-de-fazer-meu-peito-de-chupeta/

      Recentemente, conheci o livro “Mamar quando o Sol raiar” que também pode te ajudar.

      E sobre alimentação infantil, te convido a conhecer meu trabalho no Criando AMORas: http://criandoamoras.com.br/meufilhonaocome/

      Um beijo grande da Mamãe Prática Mari

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.