Quando a gente tem um bebezinho para cuidar logo aprende que precisa prestar atenção em muitos detalhes, afinal aquele serzinho é tão frágil, pequeno e depende totalmente de nós. Logo que cheguei da maternidade percebi que as unhas do meu filho Serginho estavam grandes e ele já começava a se arranhar sozinho. Elas eram muito fininhas, quase um papel, e por isso, demorei quase um mês para tomar coragem e conseguir cortá-las.
A verdade é que cortar as unhas do bebê exige alguns cuidados para evitar machucar a pele e os dedinhos dos pequenos. Para te ajudar nessa tarefa, veja as dicas da pediatra Erothildes Padilha Saleh, de São Paulo. O texto foi extraído e editado do site www.pediatraonline.com.br/padilhaconsultorios, com a autorização da médica.
Como cortar as unhas do bebê
Apesar das unhas dos bebês, principalmente dos recém- nascidos, serem molinhas e fininhas, a criança pode acabar se cortando ou arranhando, por isso, é importante mantê-las aparadas. Com o passar das semanas as unhas ficam mais duras, o que facilita a limpeza e o corte das mesmas. Algumas dicas:
- O ideal é que o procedimento seja feito por duas pessoas: uma segura o bebê e a outra corta as unhas.
- O melhor momento para cortar as unhas é quando o bebê está mamando ou dormindo, pois estará tranquilo.
- Utilize tesouras de ponta redonda ou cortadores retos adequados para bebês (podem ser encontrados em lojas especializadas).
- Preste bastante atenção e separe bem a unha da ponta do dedo. Um bom jeito de segurar a mão do bebê é deixar que ele agarre o dedo polegar da pessoa que o está segurando. Quem vai cortar segura um a um o dedo da unha a ser cortada.
- Corte as unhas sempre em linha reta, evitando que fiquem encravadas, principalmente as dos dedos do pé.
- Alguns bebês já nascem com as unhas encravadas. Mesmo com pequena inflamação dos cantinhos deve-se ter paciência e deixar a unha crescer. Pode-se nestes casos usar uma pomada com Neomicina.
- Nunca puxe ou tente retirar com os dentes as pelinhas que ficam ao redor das unhas, pois isso pode machucar o bebê.
Fontes:
www.pediatraonline.com.br/padilhaconsultorios
http://www.conversandocomopediatra.com.br
Beijos, da Mamãe Prática Fabi
Foto: Cristiano Borges Fotografia
Cadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!