Publicado em 5 comentários

Mamãe na cozinha: Frango xadrez super light

Amigas, a pedido das nossas leitoras e da nossa queridíssima colunista Andrea Couto, o blog Mamãe Prática inaugura um espaço muito especial de receitas! Aqui, todo mundo pode “colocar a boca no trombone”, ou melhor, neste caso, compartilhar suas receitas. Envie pra gente aquela receita que mais faz sucesso aí na sua casa. Você tem dicas de comidinhas saudáveis para agradar as crianças? Envie sua receita, com foto, para o e-mail redacaomamaepratica@gmail.com. Junto com a receita, conte por que ela é especial pra você. Não esqueça de colocar seu nome, o nome dos seus filhos e a idade deles.

Fiquem agora com a primeira receita da coluna “Mamãe na cozinha”. Esse frango xadrez foi preparado pela blogueira Michelle Franzoni, muito famosa pelo Blog da Mimis. Ela emagreceu 33 quilos por meio de reeducação alimentar e muito exercício físico (parabéns Mimis!!), além de criar receitas muito nutritivas e saudáveis. Uma delas você confere agora:

Frango xadrez super light

Ingredientes:
•300g de peito de frango
· 1 cebola
· 1 pimentão
· 1 cenoura cortada em rodelas
· 1 brócolis pequeno
· 1 abobrinha média
· 150g de broto de feijão
· 2 colheres de sopa de shoyo
· 4 colheres de sopa de água
· 1 colher de chá de amido de milho ou farinha de berinjela

Modo de preparo:
Corte todos os legumes e o filé de frango. Como a cenoura é mais demorada para cozinhar, coloque-a em uma panela com água fervendo e deixe cozinhar separadamente. Se preferir, utilize uma panela a vapor. Enquanto isso, grelhe os cubos de frango. Você já sabe que não é necessário usar óleo, né? Junto com o frango, coloque os cubos de cebola e pimentão. Quando esses estiverem macios, e não totalmente cozidos, junte o brócolis e o broto de bambu. A cenoura, que já estará cozida nesse momento, pode ser adicionada a seguir juntamente com a abobrinha. Por último, dilua o shoyo na água e o amido ou farinha de berinjela. Faça uma misturinha e incorpore ao restante dos ingredientes. Agora, basta misturar tudo delicadamente, deixar os demais legumes atingirem o ponto de cozimento certo e está pronto.

Dicas da Mimis:
– O segredo de um bom frango xadrez consiste em respeitar o cozimento de cada ingrediente, para ficar tudo no ponto certo. Então, comece pelos mais demorados e coloque por último os legumes que ficam prontos mais rapidamente.
– Outra dica saudável é não utilizar sal no preparo, pois o shoyo já possui bastante sódio. Por isso, é bom diluí-lo na água, para não precisar usar muito.
– Você pode variar na lista de ingredientes. Quando falta alguma coisa em casa, ou se não gosta de algum legume, é possível substituí-lo.
– Você também pode adicionar amendoim sem sal ou castanhas de caju ao prato, como na receita original.

Você também pode gostar de ler:
“Brincadeira de criança também é na cozinha”

Beijos, da Mamãe Prática Mari.

PS: A Mamãe Prática Fabi fez esta receita e diz que ficou bem gostoso!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.