Publicado em 1 comentário

Brincadeira de criança também é na cozinha

Menina faz sucesso como chef mirim; assista a duas receitas preparadas por ela

Lugar de criança é longe da cozinha? Nem sempre. Com a supervisão bem de perto de um adulto e a partir de uma determinada idade (talvez a partir dos quatro ou cinco anos, dependendo da receita), é possível envolver as crianças no preparo das mais variadas receitas doces e salgadas.

Para os pequenos, cozinhar será uma grande diversão, uma bagunça. Para você, será a oportunidade de mostrar para eles que existem conceitos de física e matemática por trás de cada receita (como ao verificarem quantidades, pesos e as diferentes formas e transformações que passam os ingredientes). Essa também pode ser uma boa hora para incentivá-los a comer de forma saudável, mostrando que o que é gostoso também pode ser bom para a saúde.

Chef Mirim Rebeca ChamaPara ajudar os pais nesse desafio, selecionamos dois vídeos com receitas fáceis de serem preparadas com as crianças. Quem ensina essas delícias é a chef mirim Rebeca Chamma, de apenas 10 anos. Em setembro, ela irá lançar seu segundo livro (“Festa da Rebeca – Receitas deliciosas para muita diversão), com 42 receitas divididas em seis temas: Halloween, Festa Junina, Piquenique, Sessão de Cinema, Chá de Boneca e Festa do Pijama.

Rebeca tem um quadro na TV Cocoricó chamado “Cozinha da Amiga Zazá” e é de lá que selecionamos estas duas receitas. Que tal assistir os vídeos com seu filho e depois colocar a mão na massa?

Receita 1: Maionese colorida com batata palha

Ingredientes:
1 lata de milho sem água
1 lata de ervilha sem água
300 gramas de muzarella em cubos pequenos
300 gramas de peito de peru defumado em cubos pequenos
1 xicara de chá de maionese light
Batata palha a gosto

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em uma tigela. Depois de tudo bem misturado, coloque batata palha a gosto e sirva em seguida.

Rendimento:
10 porções

Tempo de preparo:
10 minutos

Receita 2: Bolo de milho sem farinha

Ingredientes:
-1 lata de milho (sem água)
-2 xícaras de leite
-1 e 1/2 xícaras de açúcar
-3 ovos
-3 colheres de sopa de manteiga
-1 colher de sopa de fermento
-5 colheres de sopa (bem cheias) de amido de milho

Modo de Preparo:
No liquidificador, coloque o milho, o leite, o açúcar, a manteiga e os ovos e bata por pelo menos 1 minuto. Acrescente o amido, o fermento e bata até misturar. Despeje em uma forma untada com manteiga e leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus, por aproximadamente 1 hora, até dourar e ficar firme.

Rendimento:
20 porções

Tempo de Preparo:
20 minutos (+ 01 hora de forno)

Dica
O quadro “Cozinha da Amiga Zazá” na TV Cocoricó vai ao ar, ao vivo, todas as terças e quintas-feiras, das 11h30 às 12h30, e reprisa na TV Rá Tim Bum, às terças e quintas-feiras, das 17h00 às 18h00. Mais receitas preparadas pela Rebeca você pode assistir aqui neste link.

Beijos, da Mamãe Prática Mari.

Você também pode gostar de ler:
“Como preparar legumes e saladas para as crianças”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.