Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é preciso limitar a oferta de alimentos industrializados às crianças, como os sorvetes. Então, uma saída é prepararmos os sorvetes em casa, como esta receita de picolé de frutas da nutricionista infantil e terapeuta alimentar Cláudia Helena Jasper, de Camboriú (SC).
Então, confira a receita da Cláudia para preparar um picolé caseiro delicioso, além de outras orientações da nutricionista.
Receita de picolé de frutas
Ingredientes:
- 1 copo de leite integral (pode ser substituído por bebida vegetal a sua escolha)
- 1 xícara de morango
- 1/2 avocado (ou 4 colheres de sopa de abacate)
- 1 banana branca beeem madurinha
- 1 colher de sobremesa de açúcar demerara ou mel (opcional)
Modo de preparo:
Primeiro, bata tudo no liquidificador. Depois, coloque a mistura em forminhas de picolé e leve para o congelador por aproximadamente 2 horas. Pronto!
Essa receita de picolé de frutas inclui leite, morango, avocado e banana
“Ela fica mais para a consistência de picolé e, inclusive, se não bater bem, fica com uns pedacinhos de fruta, o que deixa a receita mais deliciosa ainda!”, conta a nutricionista Cláudia.
Utensílio (Forma Sorvete Mickey): www.lojamamaepratica.com.br
Benefícios nutricionais
Então, por que esta receita de picolé de frutas é saudável? Segundo a nutricionista, porque o preparo inclui o leite integral, que é fonte de proteína e cálcio, além das frutas que são fonte de fibras, vitaminas e minerais que são importantíssimos para o crescimento e desenvolvimento saudáveis das crianças.
Portanto, Cláudia exemplifica: “Como por exemplo a vitamina C do morango, que é excelente para fortalecer a imunidade; vitaminas do complexo B e potássio da banana; e vitamina E e gorduras boas do avocado (ou abacate).”
Como envolver a criança no preparo
Quando o assunto é criança na cozinha, essa receita de picolé é excelente para envolver as crianças. Além disso, uma boa dica é começar pedindo que lavem as frutas. “Em geral, os pequenos se divertem muito com água e já começam a receita com leveza e alegria!”, explica.
Assim, com supervisão, a criança também pode picar a banana, tirar o abacate da casca com a colher e ir colocando as frutas no liquidificador. “Na verdade, dependendo da idade da criança, o adulto pode só assistir. É uma receita prática e fácil para crianças executarem!”, acrescenta Cláudia.
Outras duas dicas
1. Quanto mais madurinhas estiverem as frutas, menor a necessidade de adoçar
2. A receita pode ser consumida como vitamina mesmo, ou seja, sem congelar
Então, por que evitar sorvetes industrializados?
Segundo a nutricionista Cláudia, as opções industrializadas em geral são cheias de açúcar, além aditivos químicos que fazem mal a saúde, como conservantes, saborizantes, corantes e adoçantes.
Além disso, ela faz um alerta: “Muitos [sorvetes industrializados] ainda contêm grande quantidade de gordura trans que é péssima por aumentar os níveis de triglicerídeos e colesterol, fazendo mal à saúde cardiovascular”.
Beijos, da Mamãe Prática Mari
Foto e receita: nutricionista Cláudia Helena Jasper