Publicado em Deixe um comentário

Lancheira escolar nutritiva com crepioca

Lancheira escolar nutritiva

Uma forma de variar as combinações de lanchinho infantil e preparar uma lancheira escolar nutritiva é fazer substituições apostando em receitas simples e práticas, que não tomem muito tempo dos pais.

Nesta produção de montagem de lancheira infantil, Nayhara Castro, nutricionista de bebês e crianças, de São Paulo, traz como sugestão a crepioca recheada com patê de atum – uma opção de preparo rápido para substituirmos, por exemplo, pães, bolachas e bolos.

A crepioca recheada com patê de atum engloba alimentos das categorias de fonte de energia e construtores. Veja mais detalhes a seguir:

Lancheira escolar nutritiva com crepioca e patê de atum

Lancheira escolar nutritiva

Lancheira escolar nutritiva

  • Alimentos nutritivos: pera e manga
  • Alimento fonte de energia: crepioca (enriquecida com 1 colher de sobremesa de chia)
  • Alimento Construtor: patê de atum
  • Hidratação: água

Utensílios: lojamamaepratica.com.br

Nayhara usou utensílios que você encontra na Loja Mamãe Prática para deixar a lancheira mais divertida, como o pote marmita com divisórias, forminhas de silicone, além de Palitinhos nos temas Folhas e Olhinhos.

Segundo a nutricionista, para fazer o patê de atum, é recomendável comprar o atum que vem em óleo porque podemos descartar esse óleo e todo o metal pesado que vem no peixe.

“Esse patê é um curinga para sanduíches, crepiocas e tapiocas, porque é um recheio nutritivo que vai dar uma sustância para a criança durante todo o período escolar”, acrescenta Nayhara Castro.

Além disso, ela também sugere usar creme de ricota, que tem um teor menor de sal, ao invés de maionese, que tem uma grande quantidade de gordura.

Lancheira escolar nutritiva: mais dicas

  • A nutricionista Nayhara colocou as frutas em forminhas de silicone para assar cupcakes. O objetivo de usá-las na organização da lancheira escolar é tanto facilitar na hora de a criança comer, quanto facilitar depois, na hora de lavar o pote marmita.
  • Outra dica é pingar gotinhas de limão ou de laranja nas frutas que escurem ao serem cortadas, como no caso da pera, da maçã e da banana.
  • Você pode substituir o patê de atum por patê de frango, considerando-se essa sugestão de combinação de alimentos para lancheira escolar.

Assista a montagem da lancheira e as receitas de crepioca e patê de atum


Mais uma dica: os pais podem substituir a crepioca com patê de atum ou de frango pela tapioca com creme de avelã caseiro, como nesta outra combinação de lancheira infantil preparada também pela Nutricionista Nayhara Castro.

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.