Publicado em

Lancheira infantil com tapioca e nutella caseira

Lancheira infantil com tapioca

Para variar os lanchinhos das crianças, veja combinação de lanche que inclui fruta (goiaba), queijo Minas e tapioca com creme de avelã caseiro, uma proposta diferente para a lancheira infantil de todo dia.

A produção da montagem desta lancheira infantil e a receita da Nutella Caseira são de autoria da Nayhara Castro, nutricionista de bebês e crianças, de São Paulo.

Ela usou utensílios da Loja Mamãe Prática para deixar a lancheira mais divertida, como cortadores em formato de estrela usados na goiaba, além de Palitinhos.

Então, confira, a seguir, a combinação nutricional de alimentos sugerida aos pais pela nutricionista Nayhara:

Lancheira infantil com tapioca e Nutella Caseira

  • Alimentos nutritivos: goiaba
  • Alimentos fonte de energia: tapioca com chia recheada com Nutella caseira (creme de avelã)
  • Hidratação: água
  • Alimento Construtor: queijo minas

Utensílios: lojamamaepratica.com.br

Por que usar a chia?

A nutricionista explica que a tapioca é uma farinha branca fonte de energia, mas que não tem nutriente.

Por isso, podemos enriquecê-la com sementes de chia, por exemplo. Bata misturá-las à farinha de tapioca e então preparar a tapioca normalmente na frigideira.

Segundo o estudo “Chia (Salvia hispanica) benefícios para a saúde humana: uma revisão sobre ensaios clínicos em humanos“, pela PUC Minas, a semente de chia é uma fonte natural de fibras, proteínas, antioxidantes e ácidos graxos ômega-3.

Utilizada pelos maias e astecas como alimento para aumentar a resistência física, a chia, como alimento funcional, evidenciou ter efeitos positivos sobre o controle glicêmico.

A semente traz benefícios para a saúde de crianças e adultos. Então, outra conclusão do estudo foi que “a farinha de chia tem a capacidade de reduzir a pressão arterial ambulatorial e clínica tanto no tratamento de hipertensos tratados e não tratados”.

Nutella Caseira

De acordo com Nayhara Castro, preparar o creme de avelã em casa é uma boa opção para se substituir o creme de avelã industrializado, já que este último tem uma grande quantidade de açúcar, o que é prejudicial às crianças.

Além disso, a receita de Nutella Caseira pode ser prepara com cacau sem açúcar para, então, também ser oferecida às crianças menores de 2 anos.

“Os pais podem usar esse creme de avelã caseiro também como recheios e coberturas de bolos”, acrescenta a nutricionista Nayhara Castro

Assista a montagem da lancheira e a receita da Nutella Caseira (creme de avelã)

Bjs, da Mamãe Prática Mari