Publicado em 8 comentários

Criança na cozinha: 13 dicas para estimular seu mini chef

Criança na cozinha

Criança na cozinha. Pode? “Qual a idade ideal para levar os filhos para cozinha?”. “Meu filho só tem 1 aninho, quando será que posso começar?”

Quando o assunto é criança na cozinha, antes de mais nada, a segurança provavelmente é o ponto central quando a mãe fica em dúvida de levar ou não seu filho pra cozinha. E elas estão certas (veja, ao final, as orientações da Ong Criança Segurança).

Mas quando começar a levar seus filhos pra cozinha?

Desde que você esteja muito atenta às regras de segurança, o quanto antes, melhor. Mas isso precisa ser feito com amor, carinho e sem cara de obrigação. Precisa ser natural.

Eu fiz isso de forma bem natural e provavelmente minha filhota tinha em torno de 2 anos. Nessa época, ela não ficava perto do fogão e nem em cima de um banquinho.

Eu pegava a cadeira da sala de jantar (que é bem grande e espaçosa) e levava para perto da bancada da cozinha, mas bem longe do fogão. Então, dá pra ser criativa para levar seu filho pequeno pra cozinha.

Criança na cozinha é possível e é também uma forma importante de se conectar com seu filho por meio da alimentação, da comida de verdade.

As dicas a seguir ajudam as famílias a ampliarem o repertório alimentar de seus filhos.

13 dicas simples para começar a levar seu filho pequeno pra cozinha:

  1. Envolva-o no preparo de alguns alimentos. Não precisa chamá-lo pra fazer a receita toda! Ele não precisa participar de todo o processo.
  2. Já pique o que precisa ser picado e aí então chame seu filho pra fazer outros processos simples, como lavar os alimentos ou temperá-los.
  3. Chame seu pequeno para brincar de colocar os legumes na assadeira. E a brincadeira é só colocar um do lado do outro, não pode colocar um em cima do outro.
  4. Deixe seu filho colocar a mão nos potes de arroz e de feijão (deixe afundar a mão para sentir as texturas).
  5. Chame seu filho para mexer alguma coisa com colher de pau, como massas mais líquidas ou molhos.
  6. Ensine seu filho a quebrar os ovos e então deixe que ele bata os ovos com o garfo.
  7. Diga para seu filho colocar uma pitada de sal e então uma pitadinha de amor. Inventem juntos como é o “sinal” da pitadinha de amor (como dar um beijinho nos dedos juntinhos e jogar a pitadinha de amor).
  8. Procure seguir as orientações da ong Criança Segura (veja abaixo).
  9. Você pode ou levar alguns ingredientes para fazer o preparo na mesa de jantar: bem longe do fogão e onde a criança pequena fica mais segura numa cadeira/poltrona.
  10. Mas, se preferir, pode levar uma cadeirinha para a cozinha (eu prefiro cadeirinhas, pois geralmente os banquinhos são mais “bambos”, então, vai de você analisar o que tem mais seguro em  casa).
  11. Se você tiver dois filhos ou mais, fale que cada um tem uma tarefa especial: um vai quebrar os ovos e o outro vai batê-los, por exemplo. E da próxima vez, as tarefas podem se inverter. Ensine também que cada um tem a sua vez e precisa esperar.
  12. Chame seu filho para fazer panquecas! Neste caso, ele vai fazer apenas a massa e só você irá fritá-las. Primeiro tudo pronto e aí sim chame seu filho para ir acrescentando os ingredientes um a um em uma tigela ou outro recipiente grande.
  13. Deixe seu filho se sujar (e ele vai se sujar). Coloque nesse momento um avental de criança ou uma camiseta mais velha, por exemplo. Criança na cozinha também pode ter um pouco de bagunça.

Criança na cozinha: as dicas da ong Criança Segura:

  • Use as bocas de trás do fogão e certifique-se de que os cabos das panelas estejam virados para dentro para não serem alcançados pelas crianças;
  • Mantenha sacos plásticos, fósforos, isqueiros, álcool, objetos de vidro, cerâmica e facas fora do alcance das crianças;
  • Evite cuidar, ficar perto ou carregar as crianças no colo enquanto mexe em panelas no fogão ou manipula líquidos quentes. Até um simples cafezinho pode provocar graves queimaduras na pele de um bebê;
  • Não use toalhas compridas ou jogos americanos na mesa de jantar. As crianças podem puxá-los para se apoiar e, se houver algo em cima deles, como líquidos e alimentos quentes, isso pode cair em cima dos pequenos causando escaldadura ou queimadura de contato;
  • Deixe comidas e líquidos quentes no centro da mesa, longe do alcance das crianças.

Beijos, da Mamãe Prática Mari.

Além de jornalista e editora do Mamãe Prática, Mariana Branco tem formação em Ludoterapia com enfoque Psicanalítico. É também mãe da Manuela e educadora parental formada pela metodologia KidCoaching.

Foto: Mamãe Prática

8 comentários sobre “Criança na cozinha: 13 dicas para estimular seu mini chef

  1. Ah! Que dicas bacanas! Aqui em casa tem um pequeno que adora ir pra cozinha! Por iniciativa própria, eu nem incentivo tanto. Mas ele gosta tanto que até me empolga!

    1. Que legal Talita, vai ser muito bom pra ele se continuar com esse hábito de te ajudar na cozinha. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  2. Por aqui sempre teve criança na cozinha…
    Hoje em dia ela adora cozinhar e come de tudo!!
    Bjs

    1. Que legal, parabéns Mel por incentivar a sua filha a ir pra cozinha! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  3. Criança na cozinha é tudo de bom e com essas dicas, fica melhor ainda.
    JM adora ajudar!

  4. Ótimas dicas, incentivar os pequenos na cozinha tb ajuda eles a comerem melhor.

  5. Adorei as dicas. Aqui em casa a Lara só vai pra cozinha comigo quando é pra fazer bolo. Ela ama! Acho super bacana a participação das crianças.

    1. Legal Ariane, tente levá-la para fazer outras coisas, você vai ver como é bacana e contribui para a boa relação das crianças com diferentes alimentos! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.