comida divertida

Comida divertida: mãe cria refeições que parecem arte

É incrível como a maternidade inspira as pessoas! Depois que nos tornamos pais tanta coisa muda na nossa vida, passamos a rever as nossas prioridades e vimos o mundo de outra forma, nos reinventados. Concorda?

Esse foi o caso da mamãe vietnamita Que-Phuong Tran, de 30 anos, que atualmente vive na cidade de Nice, na França.

Phuong é mãe do pequeno Liam, de 2 anos, e faz sucesso nas redes sociais com os pratinhos de comida divertida que prepara o filho.

“Minha jornada de arte gastronômica começou no dia em que servi ao meu filho uma flor feita com sushi, ele ficou superanimado e comeu tudo. Desde então, tenho feito muitas comidas divertidas, a maioria delas inspiradas em personagens de desenhos animados, contos de fadas, músicas e histórias infantis”, conta Phuong.

comida divertida
Arroz tingido com suco de beterraba, espetinho de frango, salada de repolho roxa estilo vietnamita, ervilhas cozidas, batata doce, tomates

Phuong é especialista em planejamento de operações de negócios e, antes do nascimento do filho, não conhecia nada sobre comida divertida ou food art (arte gastronômica) como é chamada em inglês.

“Nunca trabalhei profissionalmente com arte nem participei de cursos relacionados à arte, mas herdei o amor e a paixão de minha mãe pelo desenho, o que ajuda muito”, revela Phuong.

comida divertida
Arroz misturado com sementes pretas de gergelim preto, salmão assado, legumes (brócolis, cogumelos, feijão verde), molho de churrasco

Já são mais de 200 pratinhos e a perfeição dos desenhos criados totalmente com alimentos, principalmente arroz e vegetais verdes, impressiona pelos detalhes. Além disso, as refeições são sempre completas, variadas e coloridas.

comida divertida
Arroz branco, enguia assada, legumes cozidos no vapor (milho doce, cenoura, ervilha, repolho roxo, abobrinha, brócolis) e tomates

Processo de criação

Geralmente, Phuong prepara as comidas divertidas uma ou duas vezes por semana. “Dependendo da complexidade do prato levo cerca de 1 hora para prepara-lo, sendo 45 minutos para cozinhar e 10 a 15 minutos extras para a decoração”, explica.

Veja como ela prepara esse pratinho com fusilli salteado com alho, pimentão grelhado, ervilhas no vapor, picadinho de carne com queijo derretido e cenoura:

comida divertida
Carne de porco e pimenta grelhada, servida com molho de peixe, arroz branco, brócolis cozidos e espargos brancos, raiz de lótus em conserva e alface.

Em relação ao processo de criação, ela explica que aproveita o retorno do trabalho para a casa, que leva 1 hora de ônibus, todos os dias, para pesquisar e planejar a refeição. “É a melhor maneira de me entreter. Costumo esboçar a ideia no papel antes de transformá-la em comida, isso me permite organizar a sequência das ações e evitar o desperdício de comida”, explica Phuong.

comida divertida
Arroz de açafrão, bolinho de peixe com folha de limão, feijão verde cozido no vapor e edamame (tipo de vagem), pimentões salteados e couve de Bruxelas

Como toda criança, Liam também não gosta de comer alguns alimentos (ela cita cogumelos), mas em geral ele come de tudo. “Eu me concentro mais no sabor e na variedade da comida do que na decoração. Uma refeição bem equilibrada e gostosa é o mais importante e, quando apresentada divertida, pode colocar um sorriso no rosto das crianças e encorajá-las a ter uma alimentação saudável”, incentiva.

comida divertida
Romã, manga, morango, pera, kiwi e pão de centeio

Olha como o pequeno Liam gostou desse pratinho com camarão grelhado, arroz tingido com suco de beterraba, alface, legumes cozidos no vapor (brócolis, couve-flor, cenoura) e sopa de espinafre:

Como começar

Se você também deseja começar a criar comidinhas divertidas para seu filho, Phuong sugere: “Tutoriais e dicas podem ser facilmente encontrados na Internet, observar outros exemplos são imensamente benéficos para a construção das próprias habilidades e práticas. Não recomendo fazer a comida criativa diariamente, mas seria divertido preparar um prato fofo de vez em quando para uma ocasião especial ou simplesmente para impressionar seus filhos”, diz.

comida divertida
Ovos fritos, cogumelos grelhados com alho e tomilho, arroz misturado com sementes de gergelim preto, salada e pepino

Criança na cozinha

Phuong conta que Liam é seu pequeno ajudante na cozinha, por exemplo, enxaguando arroz, lavando frutas e legumes. “Tento envolvê-lo no preparo das refeições e, ao mesmo tempo, ensinar sobre os diferentes alimentos”, conta. Ela deixa a etapa de decoração das comidinhas criativas para ela, assim apresenta ao filho como uma surpresa.

comida divertida
Arroz tingido com extrato de repolho roxo, mel e salmão, azeitona preta, nori (alga), queijo cheddar, legumes cozidos (brócolis, pimentão vermelho)

Incrível, não é? Sabemos que lanchinhos e comidas divertidas contribuem muito para a melhor aceitação das crianças pelos alimentos.

Você pode acompanhar as comidas divertidas da Que-Phuong Tran no Facebook e no Instagram. Espero que esse trabalho lindo te inspire também na cozinha!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe o post com seus amigos e nos ajude a levar informações de qualidade para mais famílias.

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Fotos: Que-Phuong Tran

Nossos projetos ligados à alimentação infantil

Loja Mamãe Prática – marmitas, lancheiras, garrafinhas, cortadores e utensílios para lanchinhos e comidas divertidas
Criando AMORas – como fazer seu filho comer com prazer alimentos variados e saudáveis


Cadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

4 comentários em “Comida divertida: mãe cria refeições que parecem arte”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.