Publicado em

Lanche para escola: veja como preparar

Lanche para a escola nutritivo

Criar todos os dias o lanche para escola pode parecer uma tarefa trabalhosa, principalmente quando se busca alternativas mais saudáveis e variadas.

Mas, será que dá para garantir aos filhos um lanchinho nutritivo e ao mesmo tempo prático de se preparar?

Então, para respondermos a essa pergunta, conversamos com a nutricionista infantil Juliana Chaves, de Santos (SP). Ela ainda apresenta três ideias de lanche para escola. Confira:

Lanche para escola 1: morango, uvas e sanduíche com muçarela

“Esse lanche é uma combinação prática e assertiva com as crianças, além de ser nutritiva e divertida. Usar esses acessórios deixa o lanche mais atrativo, levando as crianças a consumirem o lanche todo”, comenta Juliana.

Utensílios: você encontra na www.lojamamaepratica.com.br

Lanche para escola com milho verde cozido

Lanche para escola 2: milho, queijo muçarela e morangos

“O milho é um alimento muito apreciado pelas crianças e faz muito sucesso no lanche. Ele é fonte de carboidrato, fornecendo energia. O rolinho de muçarela também é um queridinho e prático para enviar na lancheira. O morango termina a composição desse lanche tão rico”, comenta a nutricionista.

Utensílios: você encontra na www.lojamamaepratica.com.br

Lanche 3: uvas, bolinho de cacau caseiro e iogurte natural batido com frutas

“Iogurte natural batido com frutas também é uma excelente opção de lanche. E você pode combinar com bolinhos caseiros, como esse da foto feito com ingredientes saudáveis. A uva verde completa o lanche”, descreve Juliana.

Utensílios: www.lojamamaepratica.com.br

Mais sugestões de lanches

Portanto, a nutricionista orienta incluir nos lanches infantis receitas preparadas em casa com um pouco de planejamento, como os bolinhos caseiros. “Deixe congelado, assim é só você tirar do freezer e levar ao microondas”, explica.

Além disso, outra opção é incluir na lancheira iogurte natural e também pão caseiro recheado com requeijão ou queijos ou pasta de grão de bico. “São opções fáceis de preparar”, comenta.

Outras ideias de lanche para escola:

– Pipoca + ovo de codorna + melancia
– Mini pão de cará c/ pasta de frango + pera
– Espiga de milho + cubinhos de queijo branco + morango
– Esfiha de carne + água de coco + manga

Lanche para escola mais completo

Segundo Juliana, os familiares das crianças precisam lembrar que o lanche para escola é considerado uma refeição. Assim, ela explica: “lanche escolar não é horário livre, não é guloseima. São 5 lanches por semana e 200 dias letivos no ano!”

Para a nutricionista, o lanche saudável faz parte de um contexto alimentar saudável. Então, como saber se estamos escolhendo os melhores alimentos para os lanchinhos das crianças?

“A regra para montar a lancheira é simples: basta priorizar lanches com ingredientes que vêm da natureza”, orienta a nutricionista infantil.

O que não pode faltar

Além de água, não podem faltar os seguintes grupos de alimentos para deixar o lanche escolar mais completo e nutritivo: carboidratos, proteínas e reguladores (vitaminas e minerais).

Dica na escolha das frutas

Juliana explica que as frutas são ótimas fontes de vitaminas e minerais e são alimentos que regulam as funcionalidades do organismo. Além disso, vale optar por frutas da época, que são encontradas com bastante facilidade.

“Aproveite para inovar, procurar enviar frutas que tenham texturas e sabores diferentes, para que a criança possa experimentar e, dessa forma, ampliar o paladar”, orienta a nutricionista

5 formas de incluir frutas na lancheira

  1. Fruta in natura
  2. Frutas secas
  3. Chips de frutas
  4. Geleias caseiras
  5. Suco de frutas

Beijos, da Mamãe Prática Mari