Publicado em 3 comentários

Pai e mãe também são um casal

Olá mamães, no início deste mês falamos sobre o impacto da chegada do bebê na relação do casal com uma entrevista da psicóloga Dery Leão, especialista em Terapia de Casal, Família e Indivíduo, de São Paulo-SP. Hoje ela traz mais uma reflexão sobre o tema com dicas para evitar conflitos no casamento.

Pai e mãe também são um casal

Por Dery Leão

Penso que a parentalidade (ser pai e ser mãe) é uma grande oportunidade de amadurecermos individualmente e como casal. Escolher ter filhos é uma decisão para sempre e acompanha cada fase do desenvolvimento de nossos filhos, exigindo de nós como pais e indivíduos diferentes, afinal, na medida em que eles mudam, nós também mudamos. Não podemos tratar nossos filhos de 12 anos como se tivessem cinco e assim por diante.

Nunca tente resolver as frustrações do casal apegando-se ao filho, pois trará prejuízo ao desenvolvimento da própria criança, ao casal e consequentemente à família. Por exemplo: Ao sentir-se excluído, o pai pode aliar-se à criança, excluindo a mãe. Já a criança pode perceber esta aliança e se aproveitar da situação.

Outro ponto é que pode acontecer a diminuição da libido na mulher durante a gestação ou mesmo por alguns meses depois do parto. Novamente o pai pode ressentir-se e criar uma aliança com o filho. Da mesma forma, a mãe cria uma aliança com a criança e se distancia do marido.

Por fim, sempre que houver alguma situação desconfortável, sugiro que o casal converse, procurando dialogar e esclarecer a situação para não deixar o problema aumentar. Quando não conseguirem fazer isso sozinho, um terapeuta de casal pode auxiliar na construção de um espaço respeitoso para um diálogo esclarecedor. Esta indicação é para  casais de todas as idades: casados, recasados, namorados, noivos, em diferentes fases do relacionamento.

Acesse a entrevista da psicóloga Dery Leão para o Mamãe Prática e saiba mais sobre o tema. Clique aqui.

Um beijo, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Sueli Zischeler Photography

3 comentários sobre “Pai e mãe também são um casal

  1. Adorei !!!
    Parabéns Deri, sucesso.
    Bjsss
    Marcinha

  2. Parabéns Dery!!!
    Te desejo muito Sucesso…
    Torço muito por você, sempre…
    Você merece tudo de bom!!!
    Adoro você!!!
    Saudades…
    Bjossss mil…

  3. Muito esclarecedor…adorei !!
    Todo casal deveria ler e reler.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.