Publicado em 4 comentários

Que nome dar para meu bebê?

Que nome dar para meu filho(a)? Acho que essa é a primeira pergunta que vem à mente quando descobrimos na gestação o sexo do bebê. Partimos, então, para a escolha do nome, que pode ter relação com o seu significado, com um personagem ou celebridade da televisão e cinema ou, ainda, com uma homenagem para alguém da família, principalmente para os avós.

Enquanto eu escolhi o nome da minha filha por seu significado (Manuela – “Deus está conosco”), bem como por ser uma variante feminina de Manuel (nome do meu avô) e também por começar com a letra “M”, já que eu e o meu marido também somos com “M”, minha irmã, a Mamãe Prática Fabi, foi firme e forte na escola: Sergio, em homenagem aos avôs – tanto do lado materno quanto do lado paterno que têm o mesmo nome!

Mas não vamos esquecer alguns casos cômicos (para não dizer trágicos), em que os pais criam um nome para a criança a partir da junção de sílabas dos seus próprios nomes, criando nomes bem estranhos e bizarros (risos).

Se você, assim como eu, é muito ansiosa para escolher o nome do seu filho(a) e por isso não aguentaria esperar nove meses para saber o sexo do bebê (como fez a famosa top Gisele Bündchen), veja o que revelou uma pesquisa nacional realizada pela PetiteBox sobre como a televisão afeta diretamente a escolha dos nomes. A pesquisa foi feita com 1,3 mil mulheres (entre mães, gestantes ou lactantes) e revelou alguns dados pra lá de curiosos e interessantes:

1) Imagem negativa de personagens e celebridades
Dois dos últimos grandes vilões das telinhas, Félix (de Amor à Vida) e Carminha (de Avenida Brasil), não seriam os nomes dos(as) filhos(as) da maioria das respondentes. Além disso, 67,6% desistem do nome preferido por se tratar de um nome de algum artista/celebridade que não tenha uma boa imagem junto ao público.

2) Lembrança que não teve final feliz
Para 35,2% das entrevistadas, o nome deixa de ser o “plano A” quando um(a) ex-namorado(a) ou ex-marido (esposa) tem o mesmo nome.

3) Momento de pesquisar
A grande maioria (69,9%) das entrevistadas sempre pesquisa a história do nome. A internet é utilizada por 70,7% das respondentes como meio de consulta dos nomes. Logo depois estão os livros (26%), a consulta a pessoas da família (23,4%), o pedido de ajuda para amigos (16%) e a busca em revistas (12,7%)

4) Hora de testar
Metade da base de entrevistadas costuma escrever o nome para ver se ele fica bonito também no papel. E para se precaver, 37,7% das participantes testam variações e abreviações do nome para que no futuro o(a) filho(a) não sofra com um apelido desagradável. Gritar o nome e verificar se ele fica bonito também no diminutivo faz parte das táticas de 20% das entrevistadas.

Os mais usados

Mamães e papais, se vocês também querem saber alguns significados de nomes, uma sugestão é checar este outro site. Mas vejam antes o ranking dos nomes mais usados em 2013 para meninos e meninas, relação já divulgada aqui no blog Mamãe Prática.

E qual foi a escolha do nome do seu filho (a)? Por que você optou por esse nome? Conte aqui pra gente! Queremos saber 🙂

Beijos, da Mamãe Prática Mari

4 comentários sobre “Que nome dar para meu bebê?

  1. O nome da minha pequena só saiu lá pro sexto mês de gestação. Nossa escolha teve tanta resistência por parte de um lado da família que quase trocamos por um nome sem sonoridade e sem nenhum sentido para nós. Mas de alguma forma, fomos impulsionados a permanecer com a nossa decisão e mantivemos a escolha inicial. Hoje, muitos adoram a expressão forte e diferente da soma de vogais no nome escolhido.
    Beijo
    Opi

    1. Oi Opi!Por aqui quando alguém pergunta o nome do meu filho e falo que é Sergio (o nome dos dois avôs), muita gente faz uma cara sem graça, provavelmente por achar que é um nome de adulto e estranho para uma criança. Mas a escolha do nome do Serginho teve um significado muito importante para nós. O que importa é que ele será muito feliz com o nome que herdou dos avôs. Parabéns pela sua decisão na hora de escolher o nome da sua filhota. bjs Fabi

  2. sim estou gravida de um menino mas ñ sei q nome dareia mi ajude a escolher

    1. oi Leila, é difícil escolher mesmo, espero que esse post possa ter te ajudado! Veja esse post também com a lista dos nomes mais procurados:
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2014/12/17/os-nomes-de-bebes-mais-escolhidos-em-2014/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.