Publicado em 4 comentários

10 dicas rápidas para quem tem bebê

Quem acompanha a gente pelas redes sociais já deve ter percebido que sempre divulgamos dicas curtinhas, práticas e simples para ajudar no dia a dia de quem tem bebê ou criança pequena.

A maioria dessas dicas são baseadas na nossa experiência, na de outras mamães e nas informações que apuramos com diferentes especialistas que entrevistamos para o blog. Por isso, para ajudar nossos queridos leitores e leitoras, selecionei 10 dicas rápidas que publicamos nos nossos canais:

  1. Dica para dar banho no recém-nascido: limpe primeiro o rostinho e os olhos do bebê com algodão umedecido em água morna; encha a banheira com apenas 1/3 de água e use apenas sabonete neutro.
  2. Dica para organizar o armário do bebê: pendure macacões e casaquinhos por ordem de tamanho: sempre do menor para o maior.
  3. Dica para lavar as roupinhas do bebê: use sabão de coco ou neutro (em barra ou líquido) e coloque as roupas em um saquinho para roupas delicadas se for usar a máquina de levar.
  4. Dica para cortar as unhas do bebê: use tesourinha ou cortador de unhas para bebês e faça isso enquanto ele estiver dormindo.
  5. Dica para aliviar a coceira e a dor nas gengivas dos bebês: sob supervisão, dê um pedaço de cenoura ralada para ele chupar e morder.
  6. Dica para estimular a linguagem oral do bebê: ensine sobre os nomes dos objetos dentro de um contexto. Exemplo: “Ih, a bola saiu rolando …” e “Olha, a bola pula!”
  7. Dica para perceber se seu filho está pronto para o desfralde: observe se ele consegue ficar sentado por 5-10 minutos sozinho e se avisa quando quer fazer xixi ou cocô.
  8. Dica para escovar os dentes do bebê: faça desse momento uma brincadeira e use um espelho para colocar em frente ao bebê para ele observar o que você está fazendo.
  9. Dica para estimular seu filho a falar: não se antecipe ao que ele quer pedir e não dê algo diante de um simples apontar, deixe a criança expressar e balbuciar o que deseja.
  10. Dica pra quem vai começar o desfralde: dê um adesivo para a criança toda vez que ela fizer xixi no penico ou no vaso com adaptador.

E na sua casa é assim? Que outras dicas você daria para quem tem um bebê ou criança pequena?

Beijos, da Mamãe Prática Fabi


Foto: Roberta Jardim

logo_ClubeMamaePraticaCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

4 comentários sobre “10 dicas rápidas para quem tem bebê

  1. Legal as dicas!! Mas não entendi a parte da cenoura ralada!! Como assim dar ao bebê um pedaço de cenoura ralada?!?!

    1. oi Thais! Como os bebês têm muita coceira na gengiva quando os dentinhos começam a nascer, eles têm necessidade de morder e chupar (tanto é que os mordedores são muito usados). Essa dica foi de uma odontopediatra que entrevistamos uma vez. Você pode cortar uma pedaço de cenoura, limpar e dar para ele morder. Nesse caso, você segura a cenoura para ele e deixa chupar, morder com a sua supervisão… beijos, Fabi

  2. Aqui, banho só com a banheira muuuuito cheia. Bebê acostumado desde que nasceu com bastante água, pra achar que ainda está no útero e ficar calminha, calminha.

    1. Legal Juliana e tem aqueles baldinhos estilo “ôfuro” que também ajudam a dar essa sensação pro bebê, beijos, Fabi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.