Publicado em 1 comentário

Chega de chupar o dedo!

Criança com dedo na boca

Chupar o dedo pode ser um problemão se demorar muito tempo para a criança perder esse hábito. Segundo o Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), apesar de natural, chupar o dedo pode gerar problemas fisiológicos, estéticos, emocionais e até de convivência em sociedadeO ideal é que esse comportamento ocorra apenas no primeiro ano de vida.

Há algumas semanas, felizmente, a Manuela parou de fazer isso. Viva! Mas há muitos pais que ainda estão enfrentando o problema. Pensando nisso, o blog Mamãe Prática apresenta as orientações da SBP sobre o tema:

  • Quando chupar o dedo se torna uma mania, um gesto automático, pode-se substituir o dedo por outra forma de conforto emocional, dependendo da dinâmica familiar e das preferências da criança.
  • Nos casos de um comportamento ansioso, antes de retirar o hábito de chupar o dedo, deve-se diagnosticar e solucionar a causa da ansiedade.
  • Chupar o dedo pode ser sintoma de dificuldade para enfrentar uma situação nova. É comum, por exemplo, que uma criança que não chupava mais o dedo, retome o gesto com o nascimento de um irmão.
  • Os fonoaudiólogos dizem que a dedicação dos pais e cuidadores é fundamental para a criança parar de chupar o dedo. Normalmente, são recomendadas “manobras” para fazer em casa, como envolver o dedo com materiais como fita adesiva, fita crepe ou esparadrapo; desenhar personagens na pontinha do dedo ou na unha da criança; e nas meninas apelar para a vaidade, pintando as unhas.
  • É possível também “substituir” o dedo por outro objeto, mas nunca utilizar métodos agressivos e inócuos como passar pimenta no dedo ou outras substâncias de sabores odiosos.
  • Caso seu filho tenha mais de um ano e dificuldade para deixar de chupar o dedo, é importante procurar seu pediatra para fazer uma análise de todo quadro emocional e familiar. Se necessário, ele irá acionar uma equipe multidisciplinar.

Mamães, o que acharam das orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria? Em outro post vou contar como a Manuela perdeu esse hábito de chupar o dedo!

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto: Freeimages.com/ Tzvook G

clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.