10 dicas para prevenir que a criança fique doente

Desde que me tornei mãe, há pouco mais de um ano, estou aprendendo a conviver com uma das situações mais angustiantes que todo pai e toda mãe tem que lidar que é ver seu filho doentinho.

Serginho ainda é tão pequeno (está com 1 ano e 2 meses) e, mesmo sem ir à escola, já ficou doente várias vezes. Febre, nariz escorrendo, tosse e diarreia são alguns dos probleminhas que ele já teve por causa das gripes e viroses que já pegou, além de uma conjuntivite quando estava com apenas quatro meses (afeeee).

Engraçado que apesar de a gente se acostumar com essas situações, ver nosso filho doente é muito ruim porque parece que dói na gente, não é mesmo?

Para entender melhor porque os bebês e as crianças pequenas estão sempre doentes entrevistei a pediatra Denise Bedoni, do Hospital Leforte, de São Paulo, e pesquisei algumas dicas do que a gente pode fazer para tentar prevenir (pelo menos um pouco) as constantes doenças que atingem nossos pequenos.

A pediatra explicou que nos primeiros anos de vida as doenças que mais acometem os bebês e as crianças são as viroses respiratórias com secreção alta, tosse e febre e as viroses intestinais (como o Rotavirus) que causam diarreias e vômitos.

E isso acontece porque o sistema imunológico dos pequenos ainda é muito imaturo. “Somente em torno  de três a quatro anos de idade, com a maturidade imunológica, melhoram as incidências das infecções inflamatórias nas crianças”, esclarece Denise.

Veja as 10 dicas que selecionei para ajudar a prevenir que as crianças fiquem muito doentes:

  1. Aleitamento materno: A amamentação nos primeiros seis meses de vida ou mais contribui significativamente para a prevenção natural de doenças e viroses, pois transmite anticorpos da mãe ao bebê, fortalecendo seu sistema imunológico.
  2. Ambiente arejado: Mantenha a casa e o quarto da criança limpo e arejado, evitando o acúmulo de pó, pois os ácaros são grandes causadores de alergias respiratórias. Lave sempre cobertores, tapetes, cortinas, almofadas e bichinhos de pelúcia.
  3. Brincar ao ar livre: Estimule seu filho a brincar em ambientes abertos e a realizar atividades físicas (como pular corda, andar de bicicleta, jogar bola). Além de trocar o ar dos pulmões e aumentar o número de células que combatem infecções, o pequeno ficará mais exposto ao sol, fundamental para a produção de vitamina D no organismo. Cinco a dez minutos de banho de sol por dia (antes das 10h ou após 16h) ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
  4. Comer bem: Estimule seu filho a ter uma alimentação saudável e variada com frutas, legumes, verduras e proteínas. Dessa forma, ele estará recebendo vitaminas, fibras, sais minerais e outros nutrientes necessários para crescer saudável.
  5. Dormir bem: Assim como nós adultos, as crianças também precisam ter uma boa noite de sono para descansar o organismo e estar mais disposto no dia seguinte. O sono tem um impacto direto na saúde dos pequenos.
  6. Escovar os dentes: Como diz o ditado, a saúde começa pela boca! Estimular o hábito de escovar os dentes nas crianças (após as refeições e sempre que comer um doce, por exemplo) evita cáries e doenças bucais, além de contribuir para a saúde do seu filho.
  7. Lavar as mãos: Cuide para que seu filho lave sempre as mãos com água e sabão seja antes das refeições, depois de ir ao banheiro ou de brincar. Isso ajuda a evitar doenças infectocontagiosas e gastrointestinais.
  8. Mudanças climáticas: Evite expor as crianças a mudanças bruscas de temperatura (calor e frio), assim como ambientes com ar condicionado.
  9. Vacinação em dia: Mantenha a carteirinha de vacinação sempre atualizada. Isso é importante, pois as vacinas ajudam o organismo a criar anticorpos contra diversas doenças infantis.
  10. Xô cigarro: Se a criança convive com pessoas fumantes ela terá mais chance de desenvolver doenças respiratórias porque o fumo passivo deixa o pulmão mais fragilizado e irrita as vias respiratórias. Assim, o ideal é não fumar e não permitir que fumem dentro da sua casa.

Querida leitora, espero que essas dicas te ajudem aí na sua casa para evitar ou, ou pelo menos minimizar, os episódios de doenças nos seus pequenos. Muita saúde para todos nós!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Cécile Graat/ freeimages

logo_clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

2 ideias sobre “10 dicas para prevenir que a criança fique doente”

Deixe uma resposta