Começou a campanha contra a paralisia infantil e o sarampo

Mamães, chegou a hora de vacinar as crianças contra a paralisia infantil e o sarampo, e eu e a Fabi também vamos levar nossos pequenos para encontrar o Zé Gotinha! A expectativa é de que mais de 12 milhões de crianças sejam vacinadas até o dia 28 de novembro de 2014.

A vacinação contra a poliomielite será destinada a crianças entre 6 meses e 5 anos de idade incompletos. A medida tem como objetivo manter a erradicação da doença no Brasil, que não apresenta casos de poliomielite desde 1990. Para isso, o Ministério disponibilizará mais de 17,8 milhões de doses da VOP (Vacina Oral Poliomielite) durante a campanha.

O Ministério da Saúde recomenda que todas as crianças na faixa etária da campanha sejam vacinadas, pois a VOP vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada como para reforço de quem está com o calendário em dia. A VIP (Vacina Inativada Poliomielite), utilizada no início de esquema de vacinação, também estará disponível para crianças com o calendário atrasado, ou seja, que não iniciaram o esquema de vacinação com as duas primeiras doses injetáveis, aos 2 e 4 meses de idade.

Em relação ao sarampo, a recomendação é que sejam vacinadas crianças entre 1 e 5 anos de idade (incompletos). A meta é atingir ao menos 95% do público alvo, cerca de 10,3 milhões de crianças. Para isso, o Ministério da Saúde distribuirá mais de 11,8 milhões de doses da vacina tríplice viral, que além de imunizar contra o sarampo, também garante a proteção contra a rubéola e a caxumba.

ZE_GOTINHA

Fontes: Agência Saúde/Ministério da Saúde

Beijos, da Mamãe Prática Mari.

logo_ClubeMamaePratica

Cadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Um comentário em “Começou a campanha contra a paralisia infantil e o sarampo”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.