chegada do bebê

Como organizar a casa para a chegada do bebê

Olá meninas. Quem aí já teve bebê e sentiu que precisa se organizar mais para a chegada dele? Se você está grávida ou planeja mais filhos, vale dar uma olhada neste artigo super bacana com dicas práticas de organização para a chegada do bebê.

O artigo especial para as nossas leitoras é da Nalini Grinkraut, criadora do Organizar Transforma, que ajuda mães a organizarem suas casas de forma simples, prática e duradoura. Com a palavra, a Nalini:

Sem dúvida, a espera pela chegada do bebê é algo incrível. São 9 meses de preparação para o grande dia. Parece muito tempo para nos prepararmos, mas a verdade é que é muito difícil estarmos 100% prontas para esse momento, uma vez que nem sabemos ao certo o que vem pela frente.

Duas coisas eu já posso lhe adiantar sobre a chegada do bebê:
  1. Cada um terá a sua experiência, de acordo com a sua própria bagagem e cada bebê.
  2. Uma coisa é certa: uma avalanche de novidades e desafios transformarão a sua vida.

E já que só saberemos como é ser mãe quando isso acontecer, algumas dicas para ajudar a se organizar para esse momento tão esperado:

Como organizar a casa para a chegada do bebê

1. Organize as coisas para a chegada de seu bebê.
Defina os espaços em que você pretende que ele durma, onde vai trocá-lo e dar banho e já imagine a forma mais prática com a qual você poderá fazer cada uma dessas coisas.

2. Separe as roupinhas por tamanho
Muitas vezes, deixamos para pegar as roupas apenas quando o bebê atinge a marca da idade; com isso corremos o risco da roupa não servir mais ou utilizarmos muito pouco.

Esteja sempre um passo à frente para ter um melhor aproveitamento das peças. Lembre-se sempre que os bebês crescem muito rápido e precisamos ficar atentas às roupas para não as perder deixando-as sem uso. Assim:

Dicas para organizar as roupinhas:
– Se você fizer enxoval e comprar roupas para o primeiro ano, já separe por trimestre e deixe na gaveta mais acessível tudo de recém-nascidos até 3 meses.
– Nas demais gavetas, separe as de 6, 9 e12 meses. Se não couber tudo nas gavetas, priorize as de 6 meses e as demais deixe embaladas onde você tiver espaço.
– Assim que o bebê começar a usar as roupas de 3 meses já busque as de 6 meses e assim por diante.
– Deixe mais acessível as roupas do dia a dia. Claro que existem inúmeras roupas super charmosas, mas meu conselho é: deixe-as à vista, mas priorize as roupas do dia a dia, que você usará com mais frequência.

3. Deixe pronta a lista do supermercado
Prepare alguns check lists com a lista do supermercado e itens de farmácia. Muitas vezes você poderá precisar de ajuda do seu marido, sua mãe ou outra pessoa com quem você possa contar para realizar essas tarefas e uma lista com certeza ajudará.

4. Congele comida
Se você não tem ajuda com a casa, sugiro que já prepare algumas comidas e deixe congeladas. No início da vida do bebê, precisamos de muita dedicação e o nosso tempo fica muito limitado. Se você consegue otimizar o tempo para não precisar cozinhar, poderá até ganhar algumas horinhas a mais de sono, o que é muito importante e difícil nesta fase.

5. Deixe a mala da maternidade pronta
Prepare a mala da maternidade com um pouco de tempo de antecedência; tanto a sua, como a do bebê. Isso poderá economizar um estresse quando você entrar em trabalho de parto!

6. Seja flexível!
Parece controverso, mas mesmo com a melhor organização, que com certeza ajudará, esse início é bastante intenso e confuso e é importante que você tenha flexibilidade, paciência e muita energia para poder aproveitar essa avalanche de novidades e emoções.

Nos primeiros meses de vida de seu bebê, até que vocês consigam se conhecer e você possa compreender as necessidades dele, você ficará praticamente todo o seu tempo em função dele.

Assim, se tiver ocorrido uma organização prévia em todos os itens mencionados acima, facilitará muito a nova dinâmica que será estabelecida na casa. A vinda de uma criança muda tudo e podemos levar um tempo para podermos nos reestruturar novamente!

Ah.. e não se esqueça de curtir cada etapa da organização. Quando fazemos com amor, tudo fica mais leve e divertido!

Então, aproveite a gravidez para se organizar para que, assim, você consiga aproveitar ainda mais esse momento tão especial!

O que você achou deste artigo? Não deixe de ver também:
Check list completo para a chegada do bebê
– Viagem com bebê: 7 dicas para seu passeio não se tornar férias frustradas
– 5 dicas práticas para ter um puerpério mais saudável e tranquilo

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Cadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Foto: freeimages

6 ideias sobre “Como organizar a casa para a chegada do bebê”

  1. Oi meninas, tudo bem.
    Quanta dica bacana nesse post, nos outros posts que vocês direcionam para ajudar e auxiliar as futuras mamães.
    Uma coisa que eu não fiz e percebi depois que eu precisa ter feito era organizar as refeições, congelar, para facilitar meus dias…
    Ficamos muito por conta do bebê, das visitas, e as vezes esquecemos de organizar essa parte. Quem não tem empregada diariamente, precisa pensar nessas facilidades futuras, porque ajuda muito…
    Amei o post, as dicas, adoro esse cantinho sempre cheio de dicas e informações…
    Bjs
    Ju

Deixe uma resposta