Se você – como eu – precisa preparar todos os dias lancheiras diferentes para os seus filhos, sabe como é preciso ter muita criatividade para variar os lanchinhos! É fácil a gente cair na rotina e, sem perceber, acabamos enviando no lanche da escola sempre as mesmas coisas.
Mas tenho aprendido muito sobre esse mundo das lancheiras! Primeiro que a hora do lanche é um momento especial e uma forma de estarmos juntos com nossos filhos, mesmo de longe. Além disso, é uma oportunidade para inserirmos alimentos diferentes que as crianças irão experimentar quando estão junto dos amigos (mas perto da gente iriam torcer o nariz).
Segundo a chef e nutricionista Karin Paciulo, professora do Namu Cursos e especializada em nutrição funcional, uma lancheira saudável e bem preparada fornece a energia necessária para que as crianças possam estudar e brincar, além de ser fundamental para seu desenvolvimento. “Escolher os alimentos certos e fazer as combinações adequadas garantem os nutrientes, vitaminas e sais minerais essenciais para o bom desenvolvimento dos órgãos e do sistema imunológico”, diz.
A especialista dividiu com a gente 7 dicas para a hora de preparar os lanchinhos das crianças. Veja só que bacana:
- Prepare uma lancheira completa
Coloque 1 fonte de carboidrato (mandioca, barrinha de cereal, pão caseiro, frutas), 1 de proteína (queijos, carnes e ovos) e 1 de micronutrientes presentes nas verduras, legumes e frutas.
“O carboidrato garante a energia necessária para as atividades diárias, já a proteína fornece os aminoácidos essenciais para o desenvolvimento estrutural e cognitivo da criança”, diz Karin. “Por último, os micronutrientes são ricos em vitaminas e sais minerais responsáveis pelo bom funcionamento dos órgãos e pelo desenvolvimento do sistema imunológico”, completa.
- Otimize seu tempo
Prepare os alimentos com antecedência e congele-os. Segundo a nutricionista, a maioria deles é possível resfriar ou congelar sem perder seus nutrientes essenciais. “Mas certifique-se quais são possíveis ir para geladeira”, afirma ela.
- Varie os alimentos
A nutricionista explica que é importante oferecer diversas opções de alimentos para obter grande número de vitaminas e minerais, fornecendo sempre novos nutrientes.
- Invista em receitas práticas e criativas
É possível, por exemplo, fazer versões mais saudáveis dos salgadinhos de festa – uma opção que as crianças amam! “Utilize farinha integral que são ricas em fibras e aproveite a base da receita para diferentes recheios”, sugere.
- Selecione opções coringas ricas em nutrientes
“As pastas para recheios são fáceis de fazer e ricas em vitaminas e minerais”, diz Karin. Elas podem compor a lancheira acompanhadas de pães caseiros de beterraba ou mandioca, por exemplo.
- Substitua doces por frutas
As frutas podem ser boas substitutas para os doces industrializados. Algumas crianças, porém, podem ter dificuldades para aceitá-las na dieta. “Invista em variações diferentes: cozidas, assadas ou até incrementadas em receitas”, diz.
Adicione versões mais saudáveis dos produtos. Por exemplo, dê preferência para o bolo feito em casa. “Diferente das versões industrializadas – ricas em açúcar, gorduras e aditivos químicos, os caseiros podem ser feitos com ingredientes mais saudáveis e ser complementados com fibras, gorduras do bem e bons tipos de açúcares”, explica.
- Envolva seu filho na preparação
Inclua as crianças na preparação dos pratos. Ensine-os a cozinhar, preparar receitas simples e provar diferentes sabores enquanto se divertem na cozinha. “É muito importante incentivar as crianças a apreciar a boa comida. Criança que come bem é criança saudável. E criança saudável é criança feliz”, finaliza Karin.
Receita de nuggets de frango caseiro
Ingredientes:
- 500g de peito de frango moído
- 5 colheres de aveia em flocos
- 2 colheres de farinha de aveia
- 1 colher de sopa de alho poro
- 2 ovos
- Sal
- Farinha de milho para empanar
- Azeite para untar
Modo de preparo:
- Misture o frango, alho poro e sal até ficar homogêneo.
2. Acrescente a farinha de aveia, ovo e três colheres de chá da farinha de milho e misture.
3. Deixe a massa na geladeira para descansar por 15 min.
4. Triture a farinha de milho com as mãos.
5. Molde os nuggets, no tamanho que você desejar, passe-os no ovo e depois na farinha.
6. Coloque para assar em uma assadeira untada com azeite no forno pré-aquecido.
7. Deixe dourar por 20 minutos de cada lado.
Amei as dicas e a receita de nuggets caseiro da nutricionista Karin. As sugestões têm tudo a ver com nossos projetos de alimentação infantil (Loja Mamãe Prática e Criando AMoras), pois temos falado muito aqui sobre lanchinhos e comidinhas para as crianças.
Em tempo: as lancheiras que ilustram esse post são exemplos de lancheiras divertidas que tenho preparado para meu filho Serginho e também como dica para as nossas seguidoras. Todos os utensílios (marmita, cortadores, guardanapos, garrafinhas etc) você encontra na nossa loja: www.lojamamaepratica.com.br.
Espero que essas dicas te ajudem a criar lanchinhos mais gostosos e divertidos para os seus filhos. Gostou das sugestões?
Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e nos ajude a levar informações de qualidade para mais famílias.
Beijos, da Mamãe Prática Fabi
Fonte: Namu Cursos
Fotos: Mamãe Prática (lancheiras), Namu Cursos (nuggets)
Nossos projetos ligados à alimentação infantil
Loja Mamãe Prática – marmitas, lancheiras, garrafinhas, cortadores e utensílios para lanchinhos e comidas divertidas
Criando AMORas – como fazer seu filho comer com prazer alimentos variados e saudáveis
Cadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!