lancheiras

7 dicas para lancheiras mais gostosas (+ receita nuggets caseiro de frango)

Se você – como eu – precisa preparar todos os dias lancheiras diferentes para os seus filhos, sabe como é preciso ter muita criatividade para variar os lanchinhos! É fácil a gente cair na rotina e, sem perceber, acabamos enviando no lanche da escola sempre as mesmas coisas.

Mas tenho aprendido muito sobre esse mundo das lancheiras! Primeiro que a hora do lanche é um momento especial e uma forma de estarmos juntos com nossos filhos, mesmo de longe. Além disso, é uma oportunidade para inserirmos alimentos diferentes que as crianças irão experimentar quando estão junto dos amigos (mas perto da gente iriam torcer o nariz).

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Segundo a chef e nutricionista Karin Paciulo, professora do Namu Cursos e especializada em nutrição funcional, uma lancheira saudável e bem preparada fornece a energia necessária para que as crianças possam estudar e brincar, além de ser fundamental para seu desenvolvimento. “Escolher os alimentos certos e fazer as combinações adequadas garantem os nutrientes, vitaminas e sais minerais essenciais para o bom desenvolvimento dos órgãos e do sistema imunológico”, diz.

A especialista dividiu com a gente 7 dicas para a hora de preparar os lanchinhos das crianças. Veja só que bacana:

  1. Prepare uma lancheira completa

Coloque 1 fonte de carboidrato (mandioca, barrinha de cereal, pão caseiro, frutas), 1 de proteína (queijos, carnes e ovos) e 1 de micronutrientes presentes nas verduras, legumes e frutas.

“O carboidrato garante a energia necessária para as atividades diárias, já a proteína fornece os aminoácidos essenciais para o desenvolvimento estrutural e cognitivo da criança”, diz Karin. “Por último, os micronutrientes são ricos em vitaminas e sais minerais responsáveis pelo bom funcionamento dos órgãos e pelo desenvolvimento do sistema imunológico”, completa.

  1. Otimize seu tempo

Prepare os alimentos com antecedência e congele-os. Segundo a nutricionista, a maioria deles é possível resfriar ou congelar sem perder seus nutrientes essenciais. “Mas certifique-se quais são possíveis ir para geladeira”, afirma ela.

  1. Varie os alimentos

A nutricionista explica que é importante oferecer diversas opções de alimentos para obter grande número de vitaminas e minerais, fornecendo sempre novos nutrientes.

  1. Invista em receitas práticas e criativas

É possível, por exemplo, fazer versões mais saudáveis dos salgadinhos de festa – uma opção que as crianças amam! “Utilize farinha integral que são ricas em fibras e aproveite a base da receita para diferentes recheios”, sugere.

  1. Selecione opções coringas ricas em nutrientes

“As pastas para recheios são fáceis de fazer e ricas em vitaminas e minerais”, diz Karin. Elas podem compor a lancheira acompanhadas de pães caseiros de beterraba ou mandioca, por exemplo.

  1. Substitua doces por frutas

As frutas podem ser boas substitutas para os doces industrializados. Algumas crianças, porém, podem ter dificuldades para aceitá-las na dieta. “Invista em variações diferentes: cozidas, assadas ou até incrementadas em receitas”, diz.

Adicione versões mais saudáveis dos produtos. Por exemplo, dê preferência para o bolo feito em casa. “Diferente das versões industrializadas – ricas em açúcar, gorduras e aditivos químicos, os caseiros podem ser feitos com ingredientes mais saudáveis e ser complementados com fibras, gorduras do bem e bons tipos de açúcares”, explica.

  1. Envolva seu filho na preparação

Inclua as crianças na preparação dos pratos. Ensine-os a cozinhar, preparar receitas simples e provar diferentes sabores enquanto se divertem na cozinha. “É muito importante incentivar as crianças a apreciar a boa comida. Criança que come bem é criança saudável. E criança saudável é criança feliz”, finaliza Karin.

Receita de nuggets de frango caseiro

nuggets caseiro

Ingredientes:

  • 500g de peito de frango moído
  • 5 colheres de aveia em flocos
  • 2 colheres de farinha de aveia
  • 1 colher de sopa de alho poro
  • 2 ovos
  • Sal
  • Farinha de milho para empanar
  • Azeite para untar

Modo de preparo:

  1. Misture o frango, alho poro e sal até ficar homogêneo.
    2. Acrescente a farinha de aveia, ovo e três colheres de chá da farinha de milho e misture.
    3. Deixe a massa na geladeira para descansar por 15 min.
    4. Triture a farinha de milho com as mãos.
    5. Molde os nuggets, no tamanho que você desejar, passe-os no ovo e depois na farinha.
    6. Coloque para assar em uma assadeira untada com azeite no forno pré-aquecido.
    7. Deixe dourar por 20 minutos de cada lado.

Amei as dicas e a receita de nuggets caseiro da nutricionista Karin. As sugestões têm tudo a ver com nossos projetos de alimentação infantil (Loja Mamãe Prática e Criando AMoras), pois temos falado muito aqui sobre lanchinhos e comidinhas para as crianças.

Em tempo: as lancheiras que ilustram esse post são exemplos de lancheiras divertidas que tenho preparado para meu filho Serginho e também como dica para as nossas seguidoras. Todos os utensílios (marmita, cortadores, guardanapos, garrafinhas etc) você encontra na nossa loja: www.lojamamaepratica.com.br.

Espero que essas dicas te ajudem a criar lanchinhos mais gostosos e divertidos para os seus filhos. Gostou das sugestões? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e nos ajude a levar informações de qualidade para mais famílias.

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Fonte: Namu Cursos
Fotos: Mamãe Prática (lancheiras), Namu Cursos (nuggets)

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