Publicado em 3 comentários

O intestino das crianças

Em geral, quando o bebê fica apenas um dia sem evacuar, os pais (principalmente os de primeira viagem) já começam a ficar apreensivos, imagine então se passarem dois ou três dias, aí “toca ligar pro pediatra” para saber se está tudo bem e perguntar: “O que fazer Dr.?”. Mas saiba que é normal a criança ficar alguns dias sem ir ao banheiro.

Entretanto, para evitar esse problema e também que seu filho apresente “fezes ressecadas”, é fundamental que, em primeiro lugar, ele se alimente de forma equilibrada, também incluindo em sua dieta frutas, legumes e verduras, além de beber água. A dica é do Dr. Moises Chencinski, médico especializado em Pediatria e Homeopatia. Ele ainda lembra: diante de qualquer dúvida, sempre consulte o pediatra do seu filho e evita a automedicação. Veja mais detalhes na entrevista a seguir.

Até o primeiro ano de vida o intestino da criança é muito diferente do adulto? Quais alimentos as crianças até 1 ano devem evitar? Por quê?

Muitos conceitos mudaram após estudos relacionados a alergias alimentares e obesidade infantil, entre outros. Assim, alguns alimentos que eram liberados até há alguns poucos anos agora não são recomendados e outros que “amedrontavam” os pediatras e as mães agora não representam riscos. Por exemplo, não existe comprovação científica para a exclusão de nenhum tipo de alimento para a gestante ou para a mãe que esteja amamentando na intenção de prevenir problemas no bebê (cólicas, gases, alergias). Assim, tanto a gestante quanto a lactante podem e devem ter uma alimentação equilibrada, sem restrições.

“Tanto a gestante quanto a lactante podem e devem ter uma alimentação equilibrada, sem restrições”

Entre os vilões [de alimentos para crianças até 1 ano], podemos citar o mel (pelo risco de botulismo), o leite de vaca integral (sensibilização à proteína do leite de vaca e anemia) e, mais recentemente, os sucos, mesmo naturais (prevenção de obesidade infantil e diabetes tipo 2), que não devem ser oferecidos abaixo de um ano de idade. Além disso, é recomendável a restrição do sal (prevenção de hipertensão) e do açúcar (prevenção do diabetes tipo 2 e obesidade infantil) adicionados à alimentação infantil.

Só para reforçar, deve ser evitado alimento industrializado, que contenha gordura vegetal (como biscoitos recheados, frituras, entre outros). Infelizmente, as pesquisas mostram o imenso consumo desse tipo de alimentação abaixo de um ano de idade. Por outro lado, o ovo e o peixe que tinham sua introdução retardada para um ano de idade ou mais, hoje em dia podem ser oferecidos a partir do 6º mês de vida.

Intestino preso ou fezes “ressecadas” é um assunto que aflige muito as mamães de bebês e crianças até 5 anos. Quando a criança (a partir dos seis meses) fica “ressecada”, o que fazer? Sucos específicos adiantam? Algumas sugestões?

A primeira dica é a de sempre: procure seu pediatra e converse com ele sobre isso. A segunda dica também é a de sempre: nunca automedique seu filho. Os medicamentos para esse quadro podem conter substâncias que apresentam efeitos colaterais indesejados importantes. Uma alimentação equilibrada, com presença de frutas, legumes e verduras (com as fibras), mas também atenta à presença adequada de carboidratos, proteínas e gorduras é fundamental. A hidratação é outro fator importante para evitar que as fezes fiquem ressecadas.

“A hidratação é outro fator importante para evitar que as fezes fiquem ressecadas”

Por quantos dias é normal a criança (de 6 meses a 3 anos) ficar sem evacuar? Quando os pais precisam se preocupar?

Recém-nascidos (até um mês de idade) em aleitamento materno exclusivo podem desde evacuar a cada mamada (fezes líquidas) até passar 3 a 4 dias sem evacuar (fezes pastosas), e isso pode ser considerado normal. Conforme passa o tempo, as fezes vão ficando mais consistentes e diminuem sua frequência. A frequência ideal é aquela que respeite o ritmo das crianças, sem que isso provoque qualquer desconforto.

Mamães, espero que esta entrevista seja interessante para vocês.

Beijos, da Mamãe Prática Mari

logo_clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

3 comentários sobre “O intestino das crianças

  1. Adorei este post! Informação é sempre importante. Sou grávida de primeira viagem e já vejo que cocô é assunto muito importante entre as mamães, e as vezes preocupante.
    Abraço, Rita

  2. Olha, esse lance é complicado mas seu texto é super esclarecedor sem ser repressor. 🙂
    Minha pequena sofreu algumas vezes, poucas até, com evacuar. Mas quando teve, sofreu um cadinho e tivemos de chamar o pediatra. Ele confirmou o que vc disse, é normal. Mas ele disse, um RN no quarto dia já necessita ir ao médico. Na primeira vez eu usei um método que ouvi de umas mães, apenas roçar o ano do bebê, sem introduzir. E olha, soltou um senhor cocô hehe… Bom fim de semana, meninas! VCS, além de carinho materno, são utilidade pública também hehe

  3. Parabéns pelo post muito esclarecedor, uma das minhas meninas teve problema de prisão de ventre quando era pequena, a pediatra me ensinou a colocar a ameixa na água e fazer a mamada com está água, foi um alivio só.

    Tri-Beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.