Caldo verde do meu jeito

Inverno pede comidinhas quentes como sopas e caldos, e como aqui em casa a gente adora couve-manteiga tive a ideia de preparar um caldo verde bem quentinho pra toda a família. Apesar da minha descendência portuguesa (hahaha), essa foi a primeira vez que eu mesma fiz esse tipo de sopa (que me lembra tanto a minha avó…).

Há quem acredite que tomar sopas ou comer pratos preparados com batata dá até uma sensação de “conforto”, principalmente no inverno. E outro bom motivo pra fazer caldo verde é que a couve é fonte de vitamina C, cálcio e ferro. Então, bora preparar para seus filhos! Antes de fazer esse caldo verde, pesquisei várias receitas na internet que inspiraram essa aqui. Olha só como eu fiz:

Ingredientes:
– 10 batatas médias
– 1 talo cheio de couve-manteiga
– MEIA Cebola
– 3 a 4 dentes de alho
– Bacon (a gosto) cortado em cubinhos
– Calabresa (os outros sites sugerem, mas eu não usei)
– Salsinha e sal a gosto
– Azeite ou óleo

Modo de preparo:
– Em uma panela de pressão, coloque a batata, um pouco da cebola e um fio de azeite, tudo já picado. Quando começar o barulho da pressão, deixe cozinhar por 10 minutos.
– Depois de cozinhar a batata na panela de pressão, abra a panela e acrescente um pouco da couve-manteiga já cortada em fatias bem fininhas e misture, deixando cozinhar um pouco. Bata esse caldo no liquidificador e reserve.
– Em outra panela, frite o bacon com óleo ou azeite. Acrescente cebola, o alho, o sal e a calabresa picada (opcional). Junte a couve-manteiga cortada em tiras e refogue bem.
– Acrescente o caldo a esse refogado e deixe apurar um pouco.

Dica:
– Lave bem as folhas de couve-manteiga e corte as mesmas em tiras fininhas (quanto mais finas, melhor). Se seu filho tiver até 3 anos, vale cortar a couve ainda mais, no outro sentido, ou seja, em cubinhos. Eu achei esse processo meio demorado … é melhor fazer a receita sem pressa.
– Outra sugestão é acrescentar batatas em pedaços ao refogado, para você também ter um pouco dessa textura no seu caldo. Mas aí é questão de gosto, né

E vocês, costumam fazer caldo verde de outra maneira? Contem pra gente!

Beijos, Mamãe Prática Mari


Cadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

3 comentários em “Caldo verde do meu jeito”

  1. Adoro receitas de sopas! É sempre uma oportunidade de fazer um prato único, que atende à toda a família. Alguém tem alguma dica do que colocar no lugar do bacon, pra ficar mais saudável para bebês de 1 ano, sem perder a graça?

    1. Oi Opi!! Que bom que gostou dessa receita, caldo verde é muito bom. Olha, nossa avó que era portuguesa costumava fazer o caldo verde com linguiça portuguesa e azeite. Se você colocar um pouquinho não ficará tão “gordo” como com o bacon. Outra opção é usar só um pouquinho de caldo de carne (para dar um gostinho). Outro dia fiz o caldo verde e – como não tinha nem linguiça nem bacon – usei só um tempero pronto que faço a base de cebola, alho e sal. Ficou bem suave e meu bebê de 1 ano gostou. bjsss, Mamãe Prática Fabi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.