Sanduíche quente de forno

Essa receita tem pra mim um gostinho de infância, afinal já passou por três gerações na minha família. Você já experimentou alguma vez esse sanduíche quente de forno?

Pra mim, esse sanduíche meio com cara de torna ou lasanha de pão é uma receita “das antigas” e muito fácil de fazer. Antigamente eu fazia muito (não sei porque parei …), mas outro dia recebi em casa pessoas especiais e aí decidi fazer novamente. Sem prática, fiquei preocupada se daria certo, mas, afinal, como lembrou meu marido: “Com esses ingredientes (palmito, muito queijo e sopa de cebola), não teve como ficar ruim!”. Não é mesmo, meninas? Que tal testar você também? Aí vai a receita:

Sanduíche quente de forno

Ingredientes:
– 1 pacote de creme de cebola
– 1 copo de requeijão
– 1/2 copo (de requeijão) de maionese
– 3 copos (de requeijão) de leite
– 1 vidro de palmito (piquei para ficar em pedaços bem pequenos)
– 20 fatias de pão de forma sem casca (eu usei 24 fatias, vai depender da forma que você tiver aí)
– 300 gramas de queijo mussarela ralado grosso
– Leite para molhar as fatias do pão

Modo de preparo
1) Comece fazendo o creme do recheio. Em uma panela, misture (com calma e aos poucos) o creme de cebola, o requeijão, a maionese e o leite. Leve ao fogo por cerca de 10 minutos, mexendo sem parar para não empelotar (não dá mesmo para se distrair com outra coisa, senão pode queimar ou empelotar). Acrescente o palmito picado e mexa por mais 2 minutos. Deixe amornar.

2) Faça a montagem em uma travessa funda que será usada para servir (eu acho melhor usar as retangulares). Espalhe um pouco do creme no fundo do refratário. Preencha com o pão de forma, que precisa ser molhando no leite (um a um). Cubra com o creme do recheio e uma boa camada de queijo mussarela ralado. Repita as camadas finalizando com a mussarela.

Leve ao forno médio e deixe de 25 a 30 minutos ou até dourar.

Leitoras queridas, essa receita é bastante salgada, afinal a sopa de cebola tem muito sódio, muito mesmo. Portanto, se você ou alguém da família precisa controlar o sal, sugiro avisar antes. O mesmo vale para as crianças menores que precisam consumir pouco ou ainda nada de sal, dependendo do que diz seu pediatra.

Essa receita é bem fácil de fazer e o maior trabalho é ralar o queijo mussarela “no braço”. Se você puder, compre o queijo já ralado ou faça isso usando um processador. Senão, faça como eu e gaste algumas calorias ralando queijo (risos).

Beijos, da Mamãe Prática Mari.

Fotos: Blog Mamãe Prática

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.