Publicado em 18 comentários

Combinações para o lanche do seu filho dentro e fora de casa (MUCILON® Prontinho)

Olá meninas! Neste segundo post da série “Começar saudável”, que tem o apoio de NESTLÉ Começar Saudável, vou contar pra vocês um pouquinho de como é a alimentação aqui em casa e sugerir alguns lanches que minha filha Manuela (3 anos) adora e que vocês podem tentar preparar para seus filhos também. A ideia é que você possa se inspirar e adaptar essas sugestões de acordo com a sua realidade, tanto para o lanche em casa como para fora de casa, em viagens e passeios.

Com base no que a minha pequena gosta, preparei cinco sugestões de lanches saudáveis para crianças pequenas. A ideia aqui é sugerir lanches com diferentes texturas, cores e ricos em nutrientes, sempre incluindo carboidrato, proteínas, vegetais e frutas. E se seu filho não gostar dessas comidinhas, não desanime! Pensei em algumas sugestões que podem te ajudar pela apresentação bacana, como os espetinhos de frutas.

Eu sempre priorizo um lanchinho menos industrializado possível pra Manu, como esses que vou mostrar pra vocês a seguir, mas na hora de programar lanches para passeios longos ou viagens (de carro pra São Paulo, por exemplo, costumamos levar 6 horas!), eu faço exceções, já que também procuro ser prática. Geralmente, além de uma banana, costumo levar o MUCILON® Prontinho, que vem com canudinho (a diversão da Manu) e não precisa de refrigeração. Lembrando que o uso do canudinho é indicado para crianças a partir de 1 ano com a supervisão dos pais.

Além disso, principalmente, no caso da Manu que não toma leite (ela não aceitou nenhum outro leite que não fosse o meu), o MUCILON® Prontinho é uma excelente fonte de cálcio. E se eu já gostava antes do MUCILON® Prontinho, fiquei ainda mais feliz quando descobri que é uma bebida desenvolvida especialmente para crianças a partir do 6º mês (com exceção da variedade chocolate, que é indicada para lactentes a partir do 9º mês) e que combina cereal e leite na medida certa, além de conter NutriPROTECT®, uma combinação exclusiva da NESTLÉ® de nutrientes essenciais, com 13 vitaminas incluindo A e C, Cálcio, Zinco e Ferro. Minha filha adora as versões Original e Chocolate (recomendado para crianças a partir de 9 meses), mas também existem os sabores Banana e Pêssego e Frutas Sortidas.

Mucilon Prontinho da Nestlé
5 sugestões de lanches saudáveis

Estas são as “5 sugestões de lanches saudáveis” que eu considero ideal, mas se você não conseguir preparar todos os itens não tem problema, o que vale é o esforço para seu filho comer melhor. Estas são ideias pra fazer em casa e adaptá-las na hora de viajar ou fazer um passeio. Nestes casos, ao invés do suco de frutas eu levo o MUCILON® Prontinho. Vamos lá:

Opção 1 – Lanche com pão
1 fatia de pão integral (ou pão de forma) com queijo branco e cenoura ralada (passar pasta de queijo cottage que é rico em proteínas e com quantidade muito baixa de gorduras)
+ Suco de laranja
+ 1 maçã (você também pode cortar algumas maçãs em quadradinhos e cozinhá-las em fogo baixo. Acrescente um pouquinho de canela, deixe esfriar e leve à geladeira. Não vai açúcar)

Opção 2 – Lanche com espetinho
1 pão francês ou 1 fatia de pão de forma com patê de atum e tomate picadinho (pode trocar o patê de atum por patê de cenoura, por exemplo – bater no liquidificador com creme de ricota ou requeijão – verifique com seu pediatra se estes ingredientes estão liberados para seu filho)
+ Suco de melão (sem açúcar)
+ Espetinho de frutas (corte rodelas de frutas variadas, como banana, kiwi, maçã, carambola e abacaxi, e faça um espetinho bem colorido).

Opção 3 – Lanche com tapioca
1 tapioca com requeijão, queijo branco e peito de peru (este último ingrediente se o seu pediatra já tiver liberado este tipo de alimento para seu filho. Você pode trocar por peito de frango desfiado, por exemplo)
+Suco de laranja com beterraba (bater no liquidificador e coar)
+ 1 caqui ou outra fruta da época

Opção 4 – Lanche com geleia
4 a 6 bolachas de água e sal com geleia de morango (sem açúcar) e queijo branco
+ Suco de mamão, laranja e cenoura (bater no liquidificador e coar)
+ 1 Banana (você também pode ferver duas bananas bem maduras com um pouco de água, acrescentar um pouquinho de canela, deixar esfriar e levar à geladeira. Não vai açúcar)

Opção 5 – Lanche com salada de frutas e bolo
1 pedaço de bolo simples ou no formato de cupcake (sem cobertura e se possível feito com açúcar mascavo e também com farinha de trigo integral)
+ Salada de frutas sem açúcar (mamão, banana, manga e morango, por exemplo). Você também pode acrescentar iogurte natural, se o seu pediatra já tiver liberado esses alimentos para seu filho.
+ Suco de uva integral (sem açúcar)

“O Ministério da Saúde Informa: o aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.”

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto: Divulgação

Selo Começar Saudável

18 comentários sobre “Combinações para o lanche do seu filho dentro e fora de casa (MUCILON® Prontinho)

  1. Ótimas dicas. Fáceis e práticas! Adorei!

    1. Olá Syndia! Mãe precisa ser prática, não é mesmo? Que bom que gostou! Beijos, da Mamãe Prática Mari.

  2. Adorei as dicas! Lanche saudável para crianças é tudo de bom!

    1. Que bom que você gostou das dicas Carolina! Beijos, da Mamãe Prática Mari

  3. Olá Mari!

    Adorei o post!

    Quando meu filho levava lanche para a escola, não podia faltar a água de coco pois não tomava água pura, acredita? Para ele, qualquer líquido tinha que ter um gostinho.

    Em casa, comprávamos o coco e tirávamos a água fresquinha, toda vez que ele tinha sede. Na escola a opção era levar em caixinha.

    1. Olá Izilda!

      Que bom que você gostou das nossas dicas! Legal você também contar como é na sua casa! É muito bom quando as leitoras também contam pra gente suas experiências. Beijos, Mamãe Prática Mari

  4. Dicas de lanchinho saudável é sempre bom!!! Valeu meninas!!!!!

    1. Que bom que gostou Alexandra! Beijos, Mamãe Prática Mari

  5. Mari adorei suas dicas! Super praticas e saudáveis! Obrigada!

    1. Olá Andiara!

      Que bom que você gostou! Dicas simples, mas sempre importantes, né? Beijos, da Mamãe Prática Mari

  6. MUITO BOM MARI…. DICAS BEM BACANAS… PARABENS….

    1. Obrigada Cilene!! Beijos, da Mamãe Prática Mari

  7. Adorei as dicas,cheias de sugestões saborosas.

    1. Que bom que você gostou Marisa! Beijos, da Mamãe Prática Mari.

  8. Minha bebê é pequena ainda, mas é sempre bom ler sobre o tema para se preparar.

    1. E vai passar rápido Cibele! Obrigada por nos acompanhar 🙂 Beijos, Mamãe Prática Mari

  9. Legal, sou mae de primeira viagem e achei legal essas dicas, tem dia que não sei o que dar de lanche para meu filho. Valeu. Bjs

    1. Olá Sofia!

      Que bom que gostou!

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.