Publicado em Deixe um comentário

Ravióli de abóbora

Ravióli de abóbora

Hoje selecionei mais uma receita de massa especial para vocês. Essa sugestão foi enviada pra gente pelo restaurante curitibano Veg e Lev, e a criação é do chef paranaense Rafael Rupp.

Se você tiver crianças em casa, talvez seja o caso de fazer algumas adaptações para elas como não colocar pimenta e nozes, além de preparar um molho diferente.  Mas a receita original parece deliciosa!

Prato com ravióli de abóbora

Ingredientes:
Massa:
– 500 gramas de trigo Semolina
– 230 ml de água (levemente morna)
– 1 colher de chá (rasa) de sal

Recheio:
– 1 abóbora cabotiá  pequena
– ½ colher de chá de cravo em pó
–  ½ colher de chá de canela em pó
– azeite
– sal  à gosto
– pimenta do reino à gosto
– nozes mariposa

Molho:
– 150 gramas de macadâmia
– Água
– ½ Cebola pequena
– Sal Q.B
– Azeite
– Tomilho
– Salvia
– Alecrim
– Fécula de batata
– Noz moscada (opcional)

Modo de preparo:

Para preparar o recheio:
Corte a abóbora em  pedaços pequenos com casca. Aqueça uma panela e adicione azeite. Acrescente a abóbora e refogue por alguns minutos. Adicione um pouco de água para cozinhar a abóbora, acrescente o sal, a pimenta, a canela e o cravo. Quando estiver no ponto de amassar com um garfo desligue a panela e amasse até formar uma pasta. Adicione um pedaço de nozes mariposa dentro de cada ravióli.

Para preparar a massa:
Misture o trigo e o sal, adicione a água aos poucos, amasse até não ficar pedaços soltos. Abra a massa em uma mesa com um rolo até estar  fina. Divida a massa no tamanho da forma de ravióli e coloque o recheio. Caso você não utilize forma poderá abrir uma parte da massa sobre a mesa e distribuir um pouco de recheio sobre a massa deixando um espaço entre eles. Em seguida, coloque outra parte de massa sobre a que esta recheada e modele os raviólis com o auxilio de um cortador de massas. Corte os raviólis e feche com um garfo. Adicione farinha para não grudar. Em seguida, cozinhe a massa em 3 litros de água e, ao retirar, coloque-a em água gelada para cortar o cozimento.

Para preparar o molho:
Deixe a macadâmia  de molho por 8 horas, depois escorra a água. Leve a macadâmia para o liquidificador com 1 litro de água e bata tudo. Para um melhor resultado divida este processo em três partes. Depois de bater você vai precisar coar para obter o leite de macadâmia. Coloque uma panela para aquecer, adicione o azeite e, em seguida, a cebola. Deixe murchar sem que escureça a cebola. Adicione o leite quando já estiver quente, acrescente as ervas e deixe ferver por alguns minutos para liberar o aroma das ervas. Caso queira um molho mais espesso, você pode adicionar fécula de batata dissolvida em um pouco de água.

Dica: Esse é um molho base (branco), mas você também pode adicionar espinafre, cogumelos, ervilha ou outros itens para enriquecer seu molho.

Humm que delícia, adorei!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Divulgação

clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.