Ravióli de abóbora

Ravióli de abóbora

Hoje selecionei mais uma receita de massa especial para vocês. Essa sugestão foi enviada pra gente pelo restaurante curitibano Veg e Lev, e a criação é do chef paranaense Rafael Rupp.

Se você tiver crianças em casa, talvez seja o caso de fazer algumas adaptações para elas como não colocar pimenta e nozes, além de preparar um molho diferente.  Mas a receita original parece deliciosa!

Prato com ravióli de abóbora

Ingredientes:
Massa:
– 500 gramas de trigo Semolina
– 230 ml de água (levemente morna)
– 1 colher de chá (rasa) de sal

Recheio:
– 1 abóbora cabotiá  pequena
– ½ colher de chá de cravo em pó
–  ½ colher de chá de canela em pó
– azeite
– sal  à gosto
– pimenta do reino à gosto
– nozes mariposa

Molho:
– 150 gramas de macadâmia
– Água
– ½ Cebola pequena
– Sal Q.B
– Azeite
– Tomilho
– Salvia
– Alecrim
– Fécula de batata
– Noz moscada (opcional)

Modo de preparo:

Para preparar o recheio:
Corte a abóbora em  pedaços pequenos com casca. Aqueça uma panela e adicione azeite. Acrescente a abóbora e refogue por alguns minutos. Adicione um pouco de água para cozinhar a abóbora, acrescente o sal, a pimenta, a canela e o cravo. Quando estiver no ponto de amassar com um garfo desligue a panela e amasse até formar uma pasta. Adicione um pedaço de nozes mariposa dentro de cada ravióli.

Para preparar a massa:
Misture o trigo e o sal, adicione a água aos poucos, amasse até não ficar pedaços soltos. Abra a massa em uma mesa com um rolo até estar  fina. Divida a massa no tamanho da forma de ravióli e coloque o recheio. Caso você não utilize forma poderá abrir uma parte da massa sobre a mesa e distribuir um pouco de recheio sobre a massa deixando um espaço entre eles. Em seguida, coloque outra parte de massa sobre a que esta recheada e modele os raviólis com o auxilio de um cortador de massas. Corte os raviólis e feche com um garfo. Adicione farinha para não grudar. Em seguida, cozinhe a massa em 3 litros de água e, ao retirar, coloque-a em água gelada para cortar o cozimento.

Para preparar o molho:
Deixe a macadâmia  de molho por 8 horas, depois escorra a água. Leve a macadâmia para o liquidificador com 1 litro de água e bata tudo. Para um melhor resultado divida este processo em três partes. Depois de bater você vai precisar coar para obter o leite de macadâmia. Coloque uma panela para aquecer, adicione o azeite e, em seguida, a cebola. Deixe murchar sem que escureça a cebola. Adicione o leite quando já estiver quente, acrescente as ervas e deixe ferver por alguns minutos para liberar o aroma das ervas. Caso queira um molho mais espesso, você pode adicionar fécula de batata dissolvida em um pouco de água.

Dica: Esse é um molho base (branco), mas você também pode adicionar espinafre, cogumelos, ervilha ou outros itens para enriquecer seu molho.

Humm que delícia, adorei!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Divulgação

clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.