Publicado em 8 comentários

Crianças alérgicas: médica esclarece dúvidas sobre vacinação

Crianças Alérgicas

Olá meninas! Quem tem filhos pequenos sabe como é importante manter em dia o calendário de vacinação para protegê-los de doenças, mesmo assim é comum ficarmos apreensivas com os possíveis efeitos colaterais das vacinas, apesar de serem pouco frequentes.  Agora, se você tem crianças alérgicas, por exemplo alergia à ovo ou à proteína do leite, imagino que a sua preocupação é ainda maior. Estou certa?

Pensando nisso, compartilho com vocês a entrevista da médica Ana Karolina Marinho, coordenadora do Departamento de Imunizações da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).

A especialista esclarece as principais dúvidas sobre vacinação em crianças alérgicas (e adultos), como no caso da vacina contra a febre amarela. Ela também dá dicas para deixarmos os pequenos mais tranquilos na hora da picadinha.

Existem vacinas contraindicadas para crianças alérgicas? Quais são e por quê? 

Ana Karolina Marinho: Sim. Mas, antes de tudo, precisamos saber a quais agentes as crianças são alérgicas. Por exemplo, crianças com alergia à proteína do leite de vaca não devem receber a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) de alguns fabricantes que contém traços de leite.

Crianças com alergia grave ao ovo, em princípio, não podem receber a vacina contra a Febre Amarela (contém ovo em grandes quantidades).

Todas as vacinas existentes hoje no mercado são eficientes? Ou mesmo vacinando a criança ainda se corre o risco de contrair a doença? 

Ana Karolina Marinho: A maioria das vacinas tem uma eficácia muito alta chegando a cerca de 95% de proteção. Algumas vacinas oferecem 100% de proteção como é o caso da vacina contra o tétano.

Embora menos comum, mesmo vacinadas, as crianças podem ter a doença infectocontagiosa. A vantagem é que será uma forma mais leve da doença, na maioria dos casos.

Há uma corrente que defende a “Não Vacinação” de crianças. Quais os riscos escondidos nessa decisão? 

Ana Karolina Marinho: A vacinação coletiva ajuda a prevenir e acabar com determinadas doenças no mundo. Se as pessoas começarem a não se vacinar ou a não vacinar as crianças, doenças como sarampo podem voltar ao cenário.

Adultos alérgicos devem se vacinar também? Quais as vacinas mais importantes para os adultos? 

Ana Karolina Marinho: Adultos alérgicos respiratórios, principalmente que têm asma, devem se vacinar contra o pneumococo e contra a Influenza.

No calendário do adulto não pode faltar: tríplice bacteriana acelular (tétano, difteria e coqueluche), hepatite B, hepatite A e Influenza. Para as outras vacinas do calendário do adulto, deve-se considerar o risco de exposição e a situação epidemiológica.

Crianças e adultos que sabem ser alérgicos, quais os cuidados que devem ter no momento da vacinação? 

Ana Karolina Marinho: Alérgicos aos componentes da vacina, ou que tiveram alguma reação alérgica em dose anterior daquela vacina, devem ser avaliados pelo médico antes da vacinação. Os quadros leves de alergia geralmente não contraindicam doses futuras.

Em caso de reações alérgicas graves deve-se levar em consideração o risco benefício de vacinar o indivíduo. O risco da doença é maior do que o risco da reação a vacinação? Por exemplo: alérgicos ao ovo e febre amarela. No cenário atual, o risco de contrair infecção pelo vírus da febre amarela é muito grande.

Sendo assim, o paciente alérgico a algum componente da vacina deve ser encaminhado para o médico para ser avaliada a possibilidade de vacinação.

Como tornar a vacinação um momento menos tenso para as crianças? 

Ana Karolina Marinho: Os pais devem passar segurança à criança. Precisam estar calmos e confiantes. Para aquelas crianças que já têm compreensão, deve-se informar que o procedimento é necessário para protegê-los de doenças e suas consequências (internação, faltas à escola, impossibilidade de brincar, etc.).

Algumas clínicas e laboratórios dispõem de dispositivos tecnológicos para distrair as crianças enquanto recebem a picada da vacina. Brinquedos, ambiente agradável e decorado podem ajudar a distrair os pequenos.

Espero que essas informações possam te ajudar a esclarecer o tema da vacinação de crianças alérgicas, tão importante para a saúde dos nossos filhos!

Gostou do conteúdo? Compartilhe esse post com seus amigos e nos ajude a levar informação de qualidade para mais famílias.

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Flickr_Sanofi Pasteur

Cadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

8 comentários sobre “Crianças alérgicas: médica esclarece dúvidas sobre vacinação

  1. Nossa que post esclarecedor!! Muita informação boa para os pais que ainda tem dúvidas!!

    1. Obrigada querida! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  2. Extremamente importante essas informações sobre a vacinação, que na maioria não eram do meu conhecimento já que minha filha não é alérgica, mas posso ajudar outras mães e multiplicar os conhecimentos! Parabéns!

    1. Legal Marcia, vamos multiplicar conhecimento! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  3. Super importante esses esclarecimentos.
    Quando se tem um alérgico em casa, todo cuidado é pouco.

    1. Verdade Tati, temos que ter alguns cuidados. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  4. Oi Fabi
    Ótimo post
    Esclarecedoras as respostas da dra Ana Karolina!
    Vacinas é um tema muito importante sempre
    Bjs

    1. Obrigada Clau! Beijos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.