Como preparar legumes e saladas para as crianças

Para aqueles pais que têm filhos mais resistentes às saladas, frutas e legumes, o blog Mamãe Prática traz dicas que poderão ser feitas aí mesmo na sua casa. Como qualquer salada, dá um pouquinho de trabalho – afinal, é preciso pelo menos lavar bem as verduras e frutas e acrescentar alguns alimentos para deixar a salada mais apetitosa. Mas todo esforço é válido para cuidarmos da saúde dos nossos filhos, não é mesmo?

As dicas a seguir são da nutricionista Luciane Gonçalves de Lima, autora do livro “Alimentação Infantil: Receitas Nutritivas e Equilibradas” (Ed. Juruá). Além de orientar sobre como preparar saladas para as crianças, ela também dá a receita de estrogonofe de legumes (uma das receitas do seu livro), que apresentamos no final deste post. Boa leitura!

Deixe tudo limpinho
O primeiro passo é higienizar as folhas e os legumes antes de serem guardados ou consumidos. A lavagem deve ser feita com água corrente tratada. Os alimentos devem ser deixados de molho no hipoclorito de sódio 2% a 2,5% (1 colher de sopa para cada litro de água) por aproximadamente 15 minutos. Em seguida, deve-se enxaguá-los em água preferencialmente filtrada.

Preserve os nutrientes
A salada deve ser preparada pouco antes de ser servida, para evitar as perdas de vitaminas e minerais. No caso da salada ser cozida, quando possível, as hortaliças devem ser cozidas com casca, inteiras ou em pedaços grandes, para diminuir a perda de vitaminas. Os legumes e verduras não devem ser cozidos demasiadamente. Para conservar melhor os nutrientes e o sabor, o mais indicado é cozinhá-los no vapor ou com pouca água.

Ofereça variedade
Rúcula, alface e agrião podem ser misturados da forma que mais agradar a criança. Repolho branco ou roxo, ralado, é outra opção de folha para colocar na salada. Você ainda pode acrescentar tomate, couve-flor, cenoura, pimentão, palmito ou brócolis, desde que tudo esteja bem fresquinho e higienizado.

Incremente com proteínas
As proteínas são importantes para uma boa alimentação. Acrescentar alguma fonte deste nutriente na salada vai enriquecê-la ainda mais. Algumas opções: lascas de salmão, pedacinhos de kani-kama, atum, queijo cottage, ricota amassada, peito de peru ou frango (desfiados ou em cubinhos).

Às vezes coloque frutas
No que se refere às frutas nas saladas, tudo vai depender do hábito alimentar. As mais usadas são a uva passa, o abacaxi, a laranja, a uva-Itália, a manga e o morango. Quando for usá-las, pingue algumas gotas de suco de limão logo após o corte, pois isto evitará a oxidação e a fruta não ficará escura.

Não esqueça dos temperos
Eles são fundamentais para valorizar a salada, mas não devem encobrir o sabor dos ingredientes utilizados. Vinagre balsâmico, ervas frescas e secas, suco de limão ou de laranja, azeite de oliva, queijo ralado, sal, shoyo, (estes três últimos com moderação devido ao sódio), além de mostarda, vinagre de maçã e iogurte desnatado são algumas alternativas.

Receita para as crianças mais resistentes
Outra dica é preparar um estrogonofe de legumes, pois esta é uma forma excelente de incluir legumes na refeição das crianças. Veja como é fácil de fazer:

Estrogonofe de legumes
Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de cenouras refogadas em palitinhos
1 xícara de chuchu em palitos
2 colheres (sopa) de manteiga
6 tomates peneirados depois de cozidos
1 lata pequena de palmito
1 cebola picada
1 caixinha de creme de leite (200 ml)

Modo de preparo:
Doure a cebola na manteiga, junte-a à cenoura já cozida e ao palmito (escorrido e picado). Em seguida, adicione os tomates. Ferva por 5 minutos. Adicione por último o creme de leite. Misture bem e sirva.

Valor calórico por porção: 187 Kcalorias
Carboidratos: 14,16g
Proteínas: 2,8g
Lipídeos: 14g

Espero que tenham gostado destas dicas. Se colocarem algo em prática, como a receita, escrevam para a gente contando se seu filho gostou.

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto: Foto: Longopik

10799609_753530831384867_836884265_nCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

 

4 ideias sobre “Como preparar legumes e saladas para as crianças”

  1. Mari vi conferir seu post, as minhas meninas se inclui nas crianças que tem mais resistência a salada, tenho que fazer quase magia para elas comerem verdura, elas não gostam de creme de leite, senão tentava esse estrogonofe com elas, mas acho que vou fazer para mim :).

    Tri-beijos Desirée

Deixe uma resposta