Publicado em 212 comentários

Hipotireoidismo: cuidados na gestação

hipotireoidismo

Já escrevi aqui no blog sobre a minha experiência “gravídica” e como, para mim, este não foi um período tão encantador e mágico como muitas mulheres costumam descrever. Talvez isso tenha ocorrido porque eu não imaginava que sentiria tanto as alterações físicas e emocionais que acompanham a gravidez, por mais que eu já tivesse lido bastante sobre as mudanças que ocorrem no corpo da mulher durante a gestação.

Desde crianças, eu e minha irmã gêmea temos hipotireoidismo e já sabíamos que quando ficássemos grávidas teríamos que fazer um acompanhamento com endocrinologista, pois as alterações hormonais da gravidez poderiam desestabilizar a doença. E foi justamente isso que ocorreu, tanto no meu caso quanto no dela.

Foto: Studio Cl Art
Foto: Studio Cl Art

Logo nos primeiros meses de gravidez, o hipotireoidismo ficou descontrolado e eu sentia muito cansaço, sono e desânimo, mas achava que esses eram apenas os sintomas comuns da gestação. Não tinha vontade de fazer nada…

 

Quase dormia em frente ao computador e imagine que até no Dia de Natal, quando a minha casa estava cheia de família e amigos, eu passei boa parte da tarde dormindo rs rs rs. Felizmente, com a ajuda da minha endocrinologista, o hipotireoidismo foi controlado e os sintomas amenizados.

Se você também tem essa doença, vai gostar de ler a entrevista concedida pela endocrinologista Laura Ward, vice-presidente da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-SP), para o blog Mamãe Prática. Boa leitura!

Quais são as principais mudanças hormonais que ocorrem durante a gravidez? Essas mudanças podem ser percebidas por quais sintomas?

Dra. Laura Ward: A gestante tem uma inundação de hormônios. Ela sofre grande elevação do hormônio gonadotrófico coriônico, o mesmo que serve para se fazer diagnóstico precoce de gravidez. Este hormônio ativa receptores do hormônio tireoidiano porque se assemelha à tireotrofina, o hormônio que estimula a glândula tireoide.

Além disso, a grávida tem elevados níveis séricos [quantidade de determinadas substâncias no sangue] de progesterona e de estrógeno. Os sintomas são a amenorreia (parada da menstruação), aumento das mamas e retenção de líquido com pequeno inchaço em todo corpo.

No caso da mulher que tem hipotireoidismo, é comum haver o descontrole hormonal durante a gestação?

Dra. Laura Ward: A grávida precisa fornecer hormônio tireoidiano para as necessidades do seu organismo que estão aumentadas, durante a gestação, e também para o bebê, porque ele só vai começar a produzir os próprios hormônios tireoidianos depois do terceiro mês de gestação e esta produção só será suficiente perto do parto. Por isso, a gestante necessita de mais iodo, que é a matéria-prima fundamental para produção dos hormônios tireoidianos. Na mulher adulta normal a necessidade de iodo é de cerca de 150 microgramas por dia, enquanto que na gestante passa a ser de 250 a 300 microgramas por dia.

Por isso é importante tomar vitaminas pré-natais que contenham iodo durante a gestação. A mulher que já tem hipotireoidismo deve fornecer hormônio para o bebê logo nos primeiros dias de gestação, por isso se recomenda que até antes de engravidar ela já tenha níveis de TSH por volta de 1mU/L e que, assim que suspeitar de gravidez, aumente imediatamente a dose de levotiroxina que toma. De modo prático, ela pode tomar meio comprimido a mais por dia até seu endocrinologista regular a dose.

“A gestante necessita de mais iodo, que é a matéria-prima fundamental para produção dos hormônios tireoidianos”

Quando o hipotireoidismo está “descontrolado”, quais são os principais sintomas que a mulher gestante poderá sentir?

Dra. Laura Ward: Os sintomas são os mesmos de fora da gestação: cansaço, adinamia [falta de iniciativa, fraqueza], grande desânimo que pode mesmo levar à depressão, pele e cabelos secos, unhas fracas, intestino preso. Na gestação é mais difícil distinguir alguns sintomas de hipotireoidismo, por exemplo, o sono e a prisão de ventre que também ocorrem na gestante normal.

Quais são as consequências tanto para a mãe quanto para o desenvolvimento do bebê caso os problemas relacionados ao hipotireoidismo não sejam controlados?

Dra. Laura Ward: Durante a gestação, desregular o controle do hipotireoidismo é muito perigoso porque pode causar abortamento, parto prematuro, descolamento de placenta e aumenta o risco de hipertensão arterial e de diabetes gestacional. Além disso, filhos de mães que tiveram hipotireoidismo durante a gestação podem nascer com diminuição de QI (debilidade mental que pode chegar a ser severa: o cretinismo) e alterações neurológicas. No entanto, tratar precocemente estes bebês, geralmente, reverte a maior parte dos efeitos do hipotireoidismo durante a gestação.

Quais são os cuidados que a gestante com hipotireoidismo deve ter durante a gestação?

Dra. Laura Ward: Toda grávida deve fazer o teste de TSH no sangue para ver se está com a função tireoidiana normal. Cerca de 2% das gestantes têm anormalidade e por isso devem ser logo tratadas, como explicado acima.

Tomar vitaminas que contenham iodo também é fundamental. Uma boa alimentação, balanceada, sem excessos, contendo peixes (comer peixe 2 a 3 vezes por semana é interessante durante a gestação), muitas verduras verde-escuras e frutas é fundamental para a saúde de ambos, mãe e bebê. Claro que não se deve fumar nem ingerir álcool durante a gestação.

“Toda grávida deve fazer o teste de TSH no sangue para ver se está com a função tireoidiana normal”

Quer saber mais sobre o tema? Vem conferir nossos posts sobre doenças da tireoide e gravidez:

– Hipotireoidismo na gestação: conheça as novas diretrizes
– Tudo o que você precisa saber sobre hipotireoidismo na gravidez
– Hipotireoidismo na gravidez: e agora?
– 8 perguntas-chave sobre hipertireoidismo na gravidez

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Imagem abertura: Mimo Fotos

Cadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades

 

212 comentários sobre “Hipotireoidismo: cuidados na gestação

  1. Boa tarde..
    Vi sua entrevista e achei muito interessante tenho hipotireoidismo e pretendo engravidar no ano que vem,sei que não será uma gravidez tranquila como das minhas irmãs que não tem esse distúrbio, estava com medo agora estou mais tranquila para realizar meu sonho de ser mãe.
    obrigada
    Greicy Fernandes

    1. Olá Greicy, fique tranquila. Apenas é preciso um bom acompanhamento no pré-natal também com um endocrinologista. Tanto eu quanto a Mamãe Prática Fabi temos hipotireoidismo e nossa gestação ocorreu normalmente, até os nove meses. Boa sorte e curta bastante esse momento quando ele chegar bjs Mari

      1. Mari, ja fiz tireoidectomia, meu tsh desregulou muito na gravidez, estou cm 7 semanas e ja esta baixando mas ainda n esta bom, sera q ja afetou meu bebe?

        1. Oi Daniele, é difícil responder a sua pergunta porque depende muito da evolução da sua gravidez e da avaliação médica. Mas você está bem no início e, fazendo tratamento, acredito que tudo ficará bem. Boa sorte querida! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

          1. Ola sera que alguem sabe de quanto tempo de gravidez eu posso estar com o TSH 2,29 ?

        2. Daniele como vc esta?

  2. Boa noite. Meu nome é Mauricio e tenho uma dúvida. Minha esposa descobriu que tem HIPOTIREOIDISMO no sexto mês de gravidez ,ressalto que ela fez exames de sangue quando estava com 4 meses e estava tudo normal. Gostaria de saber se há riscos para ela e para o bebe ?
    Obrigado Mauricio

    1. Olá Mauricio, acredito que se o hipotireoidismo estiver bem controlado, com acompanhamento médico, a gravidez pode transcorrer normalmente sem prejuízo para mãe e bebê. Comigo deu tudo certo. Apesar de o hipotireoidismo ter descontrolado no início da gravidez, no momento em que a endocrinologista ajustou o remédio fiquei bem e meu bebê não teve nenhum problema. Enviei sua dúvida para a SBEM-SP, que havíamos consultado neste post, e assim que tivermos algum retorno contamos aqui. Muito obrigada pelo contato e continue acompanhando a gente, muito legal ter papais (e futuro papais) por aqui. Abraços, Fabi

      1. Muito Obrigado Fabi.

        1. Olá Mauricio, a Dra. Laura Ward, endocrinologista e vice-presidente da SBEM-SP, enviou pra gente uma resposta para a sua dúvida. Veja só: “O hipotiroidismo pode sim ser um risco para o bebê e para a mãe. No entanto, ele é facilmente corrigido e tenho certeza de que seu médico já cuidou disso” (Dra. Laura Ward). Espero que as nossas informações tenham te ajudado. Continue acompanhando o nosso blog e convide a sua esposa para passar por aqui também! bjs Fabi

          1. FAbi,minha esposa esta sendo acompanhada por um médico, oque nos deixou mais tranquilos,mas agradeço a vcs pelos esclarecimentos e pela atenção dada. Muito Obrigado.
            abr4ços

    2. Oi mauricio eu gostaria de saber se o seu bebe nasceu bem se puder me respoder no meu e mail nanda724@hotmail.com eu estou gravida e tambem descobri que tenho hipotireoidismo com 5 meses de gestacao e estou muito preocupada agora estou no 7 mes

    3. Seu bebe nasceu bem ?

  3. Hoje fui ao médico e fiquei sabendo que meus exames de tireoide deram alterados estou de 8 semanas de gestação fiquei muito preocupada pois já tinha ouvido falar das complicações que isso pode trazer para mãe e bebê corri marcar um endocrinologista e cheguei em casa e fui ler sobre o assunto então vi essa entrevista que me deixou um pouco mais calma. É minha primeira gestação e quero que ocorra tudo bem obrigada por esses esclarecimentos nessa maravilhosa entrevista. São palavras que ajudam muito.

    1. Olá Simone, fique tranquila que tudo dará certo! Tenho hipotiroidismo há muitos anos e com acompanhamento de uma endocrinologista a gestação correu tudo bem. Boa sorte na sua gravidez e obrigada pelo comentário, continue acompanhando a gente! bjs Fabi

  4. Nossa, que bom que encontrei este blog! Tenho hipotiroidismo, e descobri antes de engravidar. Engravidei esse ano e os niveis estavam dentro do normal, tomava 100 mg de purant4 e foi completo com mas 50 mg do puran. Os exames foram feitos com 6 semanas de gestação e a dose foi aumentada nesse periodo. Estou agora com 21 semanas e semana passada fiz outro exame que me deixou preocupada, pois o meu tsh estava 5. Por favor me de uma luz, pois fiquei preocupadissima e tenho consulta somente daqui há duas semanas. Aguardo respostas. Obrigada!
    Beijos!

    1. Olá Sandra, fico feliz que entrou no nosso blog. Se o seu TSH está alterado é bem possível que seu endocrinologista faça um novo ajuste na dose do remédio. No meu caso, o hipotireoidismo descontrolou na gravidez e precisei fazer vários ajustes ao longo da gestação, mas tudo correu bem sem qualquer problema para mim ou para meu bebê. Fique tranquila que com acompanhamento médico dará tudo certo. Claro que quanto antes você puder passar pelo seu médico melhor para ele(a) te orientar sobre a medicação. Espero ter ajudado… continue acompanhando a gente 😉 beijos, Fabi

  5. Boa tarde!
    O hipotireoidismo na gravidez causa dor , e sangramento descontrolado?

    1. Olá Elaine. Segundo a especialista que consultamos para este post, quando o hipotireoidismo está descontrolado a gestante tem maior risco de abortamento, parto prematuro, descolamento de placenta, hipertensão arterial e diabetes gestacional. Por isso, é muito importante fazer o acompanhamento médico para que tanto a mãe quanto o bebê fiquem bem. Espero ter ajudado, bjs Fabi

  6. Ola! Tenho 26 anos, e ha dois meses descobrir que tenho hipotireodismo!! Fui ao endocrino e comecei o tratamento com levoid 38mcg. Mas com 16 dias que eu tinha começado o tratamento descobrir que estou gravida!!!
    Ja voltei no medico ele ajustou a dose para 50mcg!!!
    Mas gostaria de saber se o fato de eu ter engravidado no começo do tratamento meu bb pode nascer com algum problema???
    Ah vou fazer a primeira ultrasson amanha!!
    Estou muito anciosa e preocupada!!

    1. Olá Mallu! Parabéns!!! Não precisa ficar preocupada, pois você já começou o tratamento, e isso é o mais importante. Mesmo quem tem hipotireoidismo e a trata por anos (como eu mesma e a Fabi que temos desde os 7 anos!), precisa de um acompanhamento de um endócrino especial durante a gravidez. Isso mesmo, durante toda a sua gravidez, você deverá estar sempre fazendo exames para avaliar a dosagem do seu remédio e ver como anda seu hipotireoidismo, e isso é normal para quem tem essa disfunção. Eu e a Fabi tivemos que ajustar nossos remédios durante a gravidez. Então, curta muito a sua gravidez e as suas novas descobertas e já sabe: faça o pré-natal com sua médica ginecologista/obstetra e seu médico endócrino. Vai ser preciso refazer o exame diversas vezes durante a gravidez, mas é normal, o importante é o médico endocrinologista te acompanhar também. Já fez o ultrassom? Curta bastante essa fase! Bjs Mari

      1. Eu comecei o tratamento a um mês, não tem como eu estar gravida né?

        1. oi Natasha. O tratamento do hipotireoidismo não preveni a gravidez, são coisas diferentes. Se você desconfia dessa possibilidade de estar grávida vale procurar um médico e fazer o exame. Se tiver baby a caminho é importante fazer um acompanhamento da sua disfunção da tireoide ao longo da gestação. Boa sorte! Beijos, Fabi

  7. Olá!
    Sou tentante ainda, mas tenho hipotiroidismo e meus exames acusaram T4 em 12,0; T3 em 75 e TSH em 1,98. A minha preocupação é que o TSH está baixo e o T4 está no limite do valor de referência normal, assim será que não pode atrapalhar que eu consiga engravidar? Tenho consulta só no próximo mês e até lá fico na ansiedade.

    1. Olá Tatiane, enviamos a sua dúvida para a Dra. Laura S. Ward, vice presidente da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-SP) que respondeu o seguinte: “Os seus exames mostram que você está bem do ponto de vista da função tireoidiana e ela não deve prejudicar os seus planos de engravidar. Seu médico, após examinar você, poderá te dizer que, assim que você engravidar, deverá aumentar (em um terço ou dobrar) a dose de levotiroxina que toma. Isso é muito importante para fornecer hormônios tireoidianos suficientes para o bebê. De resto, não se preocupe, você está bem e o valor de TSH é normal. Boas sorte!”.

  8. Minha esposa esta na 11° semana de gravidez e o TSH 17,04 e o T4 0,78 qual o risco para o bebe?

    1. Olá Diogo, enviei a sua dúvida para a Dra. Laura Ward, especialista que consultei para este post. Veja a resposta da médica: “Caro Diogo, é muito difícil quantificar o risco do seu bebê mas, sem dúvida, você e a sua mulher devem procurar um endocrinologista com urgência para não permitir que este hipotireoidismo persista. A simples administração de levotiroxina vai remover os riscos que seu filho tem por causa desta situação. Não demore a procurar ajuda, é fácil resolver!”.
      Como comentei no post, tenho hipotireoidismo e na minha gravidez a doença se descontrolou, mas com orientação da endocrinologista o medicamento foi ajustado e deu tudo certo! Espero ter ajudado e continue acompanhando a gente. Bjs para você e sua esposa, Fabi

    2. Olá Diogo

      Descobri hipotireodismo com treze semanas de gravidez e estou muito preocupada, pois as taxas poderiam estar alteradas na fase mais importante do desenvolvimento do bebê sem que eu soubesse. Gostaria de saber se seu bebê nasceu perfeito e ele apresenta desenvolvimento intelectual normal. Obrigada!

  9. Boa noite. Estou com 17 semanas de gestação e meu TSH e 2,93 e t4 0,91 isso significa hipotireoidismo? Obrigada Renata

    1. Oi Renata, a Dra. Laura Ward enviou a seguinte resposta: “Renata, você precisa procurar o seu médico e conversar com ele. Segundo os parâmetros definidos para o segundo trimestre da gestação, os valores de TSH e de T4 estão normais, mas estes valores devem ser contextualizados no seu caso clínico”. Espero que ajude e boa sorte na sua gravidez! bjs Fabi

  10. Tinho hipotireoidismo antes de ficar grávida e agora com 4 mês que comecei a trata ainda a tempo de fazer o tratamento pro bebê nascer saudável

    1. Oi Jeniffer, que bom que você está acompanhando com um médico seu hipotireoidismo. Vai dar tudo certo! Obrigada pelo seu comentário, bjs Fabi

  11. Olá adorei o blog. Estou muito preocupada. Completei 12 semanas de gestação, meu exame de tsh deu 0.387, minha médica pediu para refazer o exame para confirmar. Tem a possibilidade de ter ajustado naturalmente ou irá se confirmar? Qual risco que meu bebê corre? Aguardo ansiosamente resposta

    1. Oi Mônica! Enviamos a sua dúvida para a endocrinologista Laura Ward que respondeu o seguinte: “Monica, só o seu médico pode te aconselhar porque ele conhece o teu caso clínico e sabe avaliar os resultados hormonais de acordo com a tua história médica. Fale com ele. O valor de TSH de 0,38 está dentro do que é considerado normal para o primeiro trimestre da gestação”. Espero que esteja correndo tudo bem com a sua gestação e que nossas informações possam te ajudar. Beijos, Fabi

  12. Olá Fabi. Estou gestante de 13 semanas e acabei de descibrir que estou com hipotireoidismo. Havia feito o mesmo exame antes de engravidar e estava normal. Li algumas perguntas aqui na página e percibi que muitas gestantes ficam com a tiróide descontrolada somente depois de engravidar. Será que vc pode tirar minha dúvida com a médica especialista se tem alguma ligação com a gravidez? Obrigada.

  13. Queridas leitoras, quero avisá-las que estou fazendo uma nova entrevista com a Dra. Laura para aprofundar o tema sobre hipotireoidismo na gestação. Tenho recebido muitas mensagens de leitoras e seus parceiros preocupados com essa condição e quero ajudá-los a entender melhor o tema :). O post deve sair em janeiro.

    De qualquer forma, quero lembrar que tanto eu como a Mamãe Prática Mari temos hipotireoidismo e tudo correu bem na nossa gravidez (mesmo com as alterações dos hormônios tiroidianos), já que fizemos um bom acompanhamento com endocrinologista. Boa sorte para vocês, fiquem tranquilas e em breve publicarei mais sobre o assunto, bjs Fabi

  14. Olá, estou com 20 semanas e acabei de descobrir hipotireoidismo, o medico me apavorou e estou com medo, passo em um medico do SUS e ele não encaminhou para endocrino, ele indicou Synthroid e só….estou com medo…podem me ajudar se posso fazer algo mais?

    1. oi Debora, é importante que você tenha um acompanhamento médico durante a sua gestação para avaliar periodicamente os seus níveis hormonais e índices relacionados ao hipotireoidismo, assim como a dosagem do medicamento. Dessa forma, a gravidez correrá tranquilamente. Fique calma e tudo vai dar certo! Bjs Fabi

  15. Olá, meu nome é barbara tenho hipotireoidismo antes de engravidar… Tomo levoid 25 mg mesmo meu medico sabendo não me encaminhou para um endócrino nem aumentou a dosagem sendo ele g.o … Nao deveriam ter feito algo ..algums atenção especial… Estou de 33 semanas e muito preocupada..

    1. oi Barbara, você chegou a fazer os exames para verificar como está a dosagem de TSH, T4 livre? Talvez seu ginecologista tenha pedido e esteja tudo bem. Na dúvida, sugiro que você converse com seu médico e, se possível, procure um endocrinologista para acompanhar o final da gravidez. Fique bem, vai dar tudo certo! bjs Fabi
      Obs: nos próximos dias vou publicar um novo post sobre esse tema, espero que te ajude…

  16. Oi , meu nome é Junior e tenho uma duvida. O resultado altera do tsh
    ja indica positivo para gravidez? Porque os valores de referencia me deixaram em duvida, pois fala em periodos de gestação.

    1. Olá Júnior! Como é comum alteração do TSH na gravidez de mulheres com hipotireoidismo, os laboratórios indicam em seus valores de referência os índices para períodos de gestação. Mas (pelo que entendo) não dá para confirmar um positivo para gravidez. Para isso é preciso fazer o exame de sangue Beta-HCG. Na dúvida, vale procurar os médicos especialistas (ginecologista e endocrinologista). Boa sorte! bjs Fabi

  17. Tenho hiportireoidismo, e estou gravidade 15 semanas e estou muito inchada estou muito preocupada

    1. Oi Josi, imagino que você já está fazendo algum acompanhamento médico, não é? É muito importante e tudo ficará bem, tente ficar tranquila. Veja também esse post com mais informações que pesquisei sobre o tema: http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2015/03/03/hipotireoidismo/ beijos, Fabi

  18. Oi, descobri que tenho hipotireoidismo hoje e meu exame constou isso : horm.tireoestimulante (ths) 5.78 UI/mL . Tenho 17 anos anos. Gostaria de saber se é muito alto o grau de hipotireoidismo que está no meu sangue ? E esse numero realmente quer dizer que eu estou com hipotireoidismo ?

    1. Olá Julia! Enviei a sua dúvida para a médica Fernanda Barca, endocrinologista e professora da Faculdade de Medicina da USP. Ela explicou que seu TSH não está tão alto, mas depende também de como você está se sentindo. Alguns pacientes podem se sentir cansados, outros não sentem nada. Talvez você esteja com alguns sintomas como dificuldade de concentração e memória, e cansaço (às vezes atribuímos isso ao estresse). É muito importante que você procure um especialista para avaliar o seu quadro e fazer o acompanhamento. Provavelmente, o endocrinologista irá solicitar exames como anticorpos contra-tireoide, ultra-som de tireoide e poderá prescrever a reposição do hormônio. Fique tranquila que tudo ficará bem, espero ter ajudado! Beijos, Fabi

  19. Olá… Descobri que tenho hipotireoidismo e logo descobri que já estava com 5 semanas de gravidez. Comecei a tomar imediatamente Puran 50 mcg. Gostaria de saber se ainda assim, o bebe, nesse período anterior que fiquei sem tomar o remédio, ele corre algum risco? E se eu ainda corro risco na gravidez? Não tive nenhuma dificuldade em engravidar, aliás, na primeira tentativa engravidei. A unica coisa que deu alteração nos exames foi a TPO. Ainda assim, o bebe corre algum risco?

    1. oi Jennifer! É difícil responder essa questão porque cada caso é um caso e depende de vários fatores como a sua condição geral de saúde, por isso, é importante fazer a avaliação e o acompanhamento com um endocrinologista, além do seu obstetra. Imagino a sua preocupação e angústia. Em geral, quando o hipotireoidismo está controlado, ou seja, quando o tratamento é feito corretamente e a doença monitorada, tudo ocorre normalmente. Tanto eu quanto a minha irmã temos hipotireoidismo e, graças à Deus, foi tudo bem na nossa gravidez. Fique tranquila que tudo dará certo! Espero ter ajudado, beijos, Fabi

  20. Oi, minha esposa está com 17 semanas e descobriu logo no início que estava com hipotireoidismo. A médica passou um remédio, mas o ths de 11, caiu para 9, depois de um mês! Estamos muito preocupados com a saúde do bebê. Esse valor é muito anormal?

    1. Olá Rodrigo, enviei a sua dúvida para a Dra. Fernanda Barca, endocrinologista e professora da Faculdade de Medicina da USP, que informou que esse índice é realmente “muito anormal e deve ser corrigido rapidamente para evitar prejuízos ao bebê (por exemplo, papo ou retardo de Q.I.)”. Sei que essa é uma situação delicada e que assusta, mas imagino que vocês já estão com acompanhamento médico. Fique tranquilo que tudo dará certo. Eu mesma tenho hipotireoidismo que ficou descontrolado na gestação, mas com o ajuste do remédio tudo ficou bem. Boa sorte! Beijos, Fabi

    2. Olá Rodrigo, gostaria de saber se o bebê de vcs nasceu bem, se é ativo, esperto, pois também Tenho hipotireoidismo e estou preocupada.

  21. Boa noite. Tenho 33 anos e hoje com hipotireoidismo. Já tenho uma filha de 5 anos e durante a minha primeira gestação estava com hipertireoidismo, meu bebê nasceu com baixo peso, chamada de bebê PIG. Fiz tratamento com IODO, mas infelizmente reverteu para hipo. Quero engravidar no próximo ano, quero saber se há riscos de ser outro bebê com baixo peso, ou ter problemas mentais?

    1. oi Gerusa, segundo as especialistas que já consultamos aqui no blog, quando o hipotireoidismo não está controlado existem riscos para a gestação e o desenvolvimento do bebê. O ideal é que você faça o acompanhamento com um endocrinologista (além do seu obstetra), desde antes de engravidar. Eu e minha irmã temos hipotireoidismo desde crianças. Fizemos o acompanhamento com exames e ajuste das doses do remédio para a tireoide e deu tudo certo. Boa sorte! Fique tranquila, beijos, Fabi

  22. Olá… Tenho 21 anos e descobri a hipo tem aproximadamente 2 meses quando fiz os exames deu TSH: 8.90 e T4: 1.21. Comecei o tratamento com Levotiroxina 25mcg … Fiz um novo exame a uma semana atrás e deu TSH: 4.95 e T4: 1.21… Gostaria de saber se com o tsh 4.95 quais as chances de eu engravidar e quanto tempo levaria e se o bebê corre riscos também se eu engravidar com esse nível… Obrigadaa =)

    1. Olá Jucii, tudo bem? Que bom que você descobriu o seu hipotireoidismo e já está tratando. Segundo as sociedades médicas de endocrinologia, mulheres com hipotireoidismo e hipertireoidismo podem ter dificuldade de engravidar quando a doença não está controlada, além do maior risco de abortamento. Por isso, o ideal é que você consulte um endocrinologista antes mesmo de começar a tentar engravidar. Dessa forma, o médico acompanhará e fará o controle dos níveis de TSH, T4L e anticorpos contra a tireoide. Boa sorte! Beijos, Fabi
      Obs: estou preparando um novo post sobre o tema aqui para o blog, continue acompanhando a gente!

  23. olá, a algum tempo tinha feito exames de rotina e meu TSH segundo o medico estava normal 1,78 agora estou gravida de 8 semanas e meu TSH esta 5,46, e minha consulta com o médico é na semana que vem estou ansiosa, gostaria de saber se a gravidez pode ter alterado, e se meu bebe corre algum risco?

    1. Olá Josy! Durante o 1º trimestre da gestação os valores de referência recomendados para o TSH (Hormônio Tiroestimulante)são 0,1-2,5 mUI/L. A minha sugestão é que você faça o acompanhamento tanto com o seu obstetra quando um endocrinologista, pois segundo o seu relato é possível que você esteja com uma disfunção hormonal da tireoide. Quando o hipotireoidismo não é tratado, infelizmente, podem ocorrer problemas como retardo de Q.I. (quociente de inteligência) do bebê, abortamentos, parto prematuro e outros. Recomendo que você leia também esse outros post que fiz sobre o tema: http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2015/06/08/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-hipotireoidismo-na-gravidez/ Beijos, Fabi

  24. Olá, adorei o post e a entrevista. Tenho hipotiroidismo desde que tive meu filho (já tinha predisposição genética mas se manifestou apenas após o fim da gestação) e desde lá faço acompanhamento. Já conversei com minha médica e ela garantiu que será uma gestação tranquila se eu tratar antes de engravidar, acompanhar e medicar corretamente. Estou bem confiante pois confio mt nela e ler o que vocês postaram me deixou mais tranquila ainda! Abraços

    1. oi Gláucia, é isso mesmo, pela minha própria experiência vejo que o acompanhamento médico (antes e durante a gravidez) foi super importante. Ficou muito, muito feliz de saber que pude te ajudar, principalmente para você se sentir mais segura sobre uma nova gravidez 🙂 Beijos, Fabi

  25. Boa Tarde, adorei o blog.
    Eu tenho início de tireoidite, mas meus exames hormonais sempre foram normais e eu não tomo nenhuma medicação. Fiz a dosagem com 5 semanas de gestação e estava tudo normal. Agora já com 12 semanas vou voltar a minha endocrinologista, espero q esteja tudo bem!. Fiquei preocupada, pois vi que costuma ficar desregulado na gestação e tenho esses sintomas de cansaço, confundem mto com a gestação normal.

    1. oi Thalita, realmente os sintomas se confundem com o início da gestação. Eu tinha muito sono e cansaço na gravidez e depois descobri que o hipotireoidismo estava descontrolado… mas o importante é que você está fazendo acompanhando com endocrinologista, então com certeza a médica vai conseguir avaliar, espero que esteja tudo bem! Beijos, Fabi

  26. Boa tarde!

    Gostaria de ajuda, estou muito preocupada e triste (tenho medo ate de ficar depressiva) de tanto que fico preocupada.

    Fiz uma tireoidectomia total em Dezembro/14 e de la para ca venho acompanhando as taxas TSH.
    Descobri que estava gravida dia 24/04/2015 (foi um susto quando descobri)
    Dia 05/05/15 fiz exame de sangue e TSH deu 11.70 e tiroxina livre deu 0,64 estava tomando levotiroxina 75mg.

    Refiz exame a pedido do medico em 26/05 e TSH deu 18.04 remedio foi aumentado para 100mg

    Refiz exame dia 17/06 e a taxa deu 3,91 medica aumentou para 112mg passei a tomar puran t4 e refiz o exame hoje 08/07 e a tSH deu 1.18 e ainda estou tomando puran 112mg.

    Queria saber se por isso meu bebe corre algum risco devido a doença e devido as taxas altas e que somente agora com 4 meses gestação as taxas foram normalizadas.Minha medica sempre diz pra mim nao me preocupar e que como faço acompanhamento tudo dara certo no final.

    Queria saber se alguem ja passou por isso e se o bebe nasceu bem e saudavel, minhas ultrassonografias estao tudo bem, tudo certo, graças a Deus.

    1. oi Marcia! Lendo o seu comentário relembrei muito da minha gravidez. Tenho hipotireoidismo desde criança e durante a minha gravidez tanto o TSH quanto o T4 ficaram desregulados (isso também aconteceu na gravidez da minha irmã que também tem hipotireoidismo). Demorei um pouco para entender que os sintomas que eu tinha de muito cansaço e sono eram por causa da tireoide (e não apenas devido a própria gravidez). Felizmente com acompanhamento médico e ajuste do remédio (também tomo Puran T4) tudo ficou bem. A gravidez correu normalmente e meu filho nasceu saudável. Se você está fazendo acompanhamento direitinho acredito que tudo dará certo para você também! Tente pensar de forma positiva… espero ter ajudado. Beijos, Fabi

  27. Tenho, dúvidas, meu nome é Tatiane estou de 7 semanas de gestação é descobri hj que estou com o TSH alterado resultado 3.56, começo a tomar a medicação amanhã, será que pode afetar o meu bebê o tempo que não tomei? Mas eu não tinha hipotiroidismo antes devengravidar. Bjx obrigado

    1. oi Tatiane, o hipotireoidismo na gestação é cada vez mais comum. Felizmente, você descobriu a doença logo no início da gravidez. Acredito que tudo ficará bem sim, pois as chances de ter algum problema são muito pequenas se você fizer o tratamento direitinho com acompanhamento médico. Beijos, Fabi.

  28. Ola me chamo Silvia,faço tratamento do hipotireoidismo há 3 anos esse ano quis engravidar,conversei com minha geo .ela pediu alguns exames.que tudo certo,ela aumentou para 75 miligramas de puran .descobri que estou grávida de 1mês.eu tinha feito o teste antes e deu negativo,mas este mês descobri.ainda vou fazer o exame de sangue pra saber a dose certa pra tomar.estou preocupada,será que é perigoso eu aumentar a dose depois de 1 mês de gravidez?

    1. oi Silvia, tudo bem? Eu tenho hipotireoidismo desde criança e durante a minha gravidez a endocrinologista foi aos poucos ajustando (e aumentando) a dose do puran de acordo com os exames. A minha sugestão é que você também faça um acompanhamento com um bom endocrinologista durante a gestação, além da sua ginecologista. Tudo ficará bem, fique tranquila! Beijos, Fabi

  29. meu nome é Vanessa, e descobri com 13 semanas que estou com TSH 19, começo tomar os remédios amanha! estou muito preocupada com o bebê, pode me passar algumas informações???

    1. Oi Vanessa, parabéns pela gravidez! Temos no blog mais outros posts sobre hipotireoidismo na gestação com informações que apuramos com médicos especialistas (veja abaixo). De qualquer forma, vou te falar o que digo para a maioria das nossas leitoras: que bom que você descobriu no início da gravidez e que já está começando o tratamento. Tanto eu quanto minha irmã também temos hipotireoidismo e mesmo tendo desregulado no início da gravidez, tudo deu certo! Então, fique tranquila, faça acompanhamento com seu ginecologista e endocrinologista e espero que você possa curtir bastante sua gestação, bjs, Fabi

      HIPOTIREOIDISMO NA GRAVIDEZ: E AGORA?
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2015/03/03/hipotireoidismo/

      TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE HIPOTIREOIDISMO NA GRAVIDEZ
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2015/06/08/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-hipotireoidismo-na-gravidez/

  30. Fabi
    Nao tenho hipotireoidismo e no exame do pezinho do meu bebe deu pra refazer novamente pois deu alterado o tsh
    Mesmo eu tendo uma gestacao tranquila sem ter adiquirido o hipotireoidismo ,meu bebe pode adiquirir??

    1. oi Michelle. Enviei a sua dúvida para a médica endocrinologista Maria Fernanda Barca e ela respondeu que, sim, o bebê pode ter hipotireoidismo mesmo quando a mãe não tem esse diagnóstico. É importante refazer o teste rapidamente e, se positivo, tratar a doença o mais precoce possível. Boa sorte, tudo ficará bem! bjs, Fabi

  31. Oi Fabi tudo bem?
    Minha esposa completou 4 meses de gestação e descobriu que estar com tireóide. Ela no primeiro dia já começou a fazer o tratamento. Tem algum risco do meu filho nascer com algum problema?
    Nóis estamos desesperados..

    1. Oi Guilherme, tudo bem sim! Segundo as endocrinologistas que já consultei aqui para o blog quando os exames mostram que o hipotireoidismo da gestante está descontrolado (com exames alterados) existe, sim, algum risco para o desenvolvimento do bebê e a evolução da gestação. Mas, felizmente, esse risco diminui MUITO quando é feito o tratamento correto com acompanhamento de um bom endocrinologista (além do obstetra). Vocês descobriram o hipotiroidismo logo no início da gravidez, fiquem tranquilos, vai dar tudo certo!! Espero ter ajudado de alguma forma, beijos, Fabi

  32. Oi Fabi, tudo bem?
    Descobri na metade desse ano que tenho Tireoidite e Hipotireoidismo. Desde então tomo Puran t4 75 mcg. E também estou fazendo um tratamento com acompanhamento do meu endócrino para emagrecer, pois eu engordei muito e em pouco tempo antes de descobrir a doença. Tenho a doença pela questão genética, na minha família muitas pessoas tem esse problema, inclusive meus pais.
    Quando você engravidou, você tomou o ácido fólico e as outras vitaminas desde o inicio da gravidez?
    Eu não pretendo engravidar esse ano ainda, pois em Dezembro faço o exame de TSH novamente, e também vi em alguns artigos e matérias que quando a mulher toma anticoncepcional (que é o meu caso), seria bom para de tomar, esperar 3 meses para começar a tentar engravidar, por causa das taxas hormonais. E não tenho certeza, mas acho que meu tratamento para emagrecer vai até Março do ano que vem.
    Mas eu e meu marido sonhamos em ser pais, então procuro saber e fazer tudo certinho antes de tentarmos realizar nosso sonho.
    Gostaria de pedir algumas dicas, do que eu deveria fazer antes de engravidar, para garantir que terei uma gravidez e um filho saudável, já que tenho esse problema.
    Agradeço desde já. E Parabéns pelo blog, depois de tudo que li aqui, estou mais confiante que terei meus filhos sem problemas, desde que eu faça o pré natal e o acompanhamento com meu endócrino certinho.
    E obrigada por partilhar as experiencias de gravidez com hipo para nós, pois pode ter certeza que você ajuda muitas mulheres a ficarem mais tranquilas.

    1. oi Poliana! Fico muiiito feliz por te ajudar a entender mais sobre esse tema. No meu caso, parei de tomar a pílula anticoncepcional e comecei a tomar o ácido fólico antes de começar a tentar engravidar, com orientação da minha obstetra. E quando engravidei (foi rápido!) já estava tomando o ácido fólico e depois a médica passou as vitaminas, foi tranquilo. Acho que você está no caminho certo, se cuidando e fazendo o acompanhamento médico. Eu também sempre tive problema com peso e não consegui emagrecer muito antes de engravidar, infelizmente, ainda tô correndo atrás para perder peso. Obrigada pela sua mensagem! Beijos, Fabi

  33. Oi Fabi bom dia! Tenho hipotireoidismo desde antes de engravidar comecei o tratamento e logo em seguida engravidei tomava synthroid 50 e a médica aumentou para 75, estou no começo da gravidez com 7 semanas e não sinto sintomas como enjôo e outras coisas que grávidas sentem, será que o medicamento influência nos sintomas, estou preocupada e só vou voltar na médica mês que vem.

    1. oi Flaviane, primeiramente, parabéns pela gravidez!É normal algumas grávidas não sentirem enjoo e outros incômodos no início da gestação (diria até que você tem sorte!). O fato de você ter descoberto o hipotireoidismo antes de engravidar e já fazer o tratamento é muito positivo e contribui para a boa evolução da sua gravidez. O importante é você fazer o acompanhamento de perto com o endocrinologista e os exames para ir checando o seu TSH, T4 etc. Se necessário, o médico fará ajustes na dose do seu medicamento. Fique tranquila! Beijos, Fabi

  34. ola! fabi eu tomo puran 50 mcg, mas meu docrino aumentou para 75 msc, estou garvida de 4 meses, e deu alteraçao na tireoide acho que é hipertireoidismo, sera q posso tomar a dose amentada, nao faz mal? fiz um exame e deu 8, alguma coisa ñ me lembro, e fiz de novo e deu 6, alguma coisa, posso aumentar a dose que ele recomendou?? obrigada ameei seu post! parabens

    1. oi Berenice! Durante a gravidez é muito comum que os hormônios da tireoide fiquem desregulados, tanto no caso do hipotireoidismo quanto hipertireoidismo que são situações diferentes. É importante que você faça frequentemente os exames para medir as taxas de TSH, principalmente, e fazer os ajustes da dose do medicamento (conforme a orientação do endocrinologista). Veja esse post sobre hipertireoidismo: http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2015/06/18/8perguntas-chave-sobre-hipertireoidismo-gravidez/
      Espero ter ajudado! Parabéns pela gravidez, beijos, Fabi

  35. Olá, pessoal! Descobri que tenho hipotireoidismo a 3 anos. A minha medicação é de 25 mg do genérico. Ah 3 semanas descobri que estava grávida e para meu pavor, não sabia como estava o nível de THS. Fui para a endócrino e fiz os exames que deram tudo ok, mas minha médica disse que para que não houvesse problema, iria aumentar para 32,5, mas no Puran T4. Disse que também eu poderia se quisesse continuar com o genérico, mas tomar 1 comprimido e 1/2. Estou com dúvidas, pois a dosagem fica um pouco maior. Já liguei para ela e estou aguardando a resposta, só pra não ter nenhuma dúvida. Estou ansiosa e com medo ao mesmo tempo. bjos e adoro o blog, Sabrina

    1. oi Sabrina! Pelo que já pesquisei, na gravidez é normal o endocrinologista fazer ajustes da dose mesmo quando o exame do TSH, inicialmente, está normal, pois provavelmente ao longo da gravidez essa dosagem hormonal poderá ser alterada. A minha médica mesmo fez isso na minha gravidez. De qualquer forma, é importante você conversar com a sua médica para avaliar o seu caso específica. Espero ter ajudado! Que bom que você acompanha a gente, continue por aqui! Beijos, Fabi

  36. Boa Tarde, Fabi por acaso comecei a ler este post me interessou e muito, fiquei muito preocupada com td. Acabei de descobrir q estou grávida, tenho 51anos e tenho hipotireoidismo, tomo levotiroxina de 100 mcg. Minha consulta é agora dia 11.
    Até pensei q o q estou sentindo seria menopausa.
    Mais fiz o beta e deu positivo.

    1. oi Iraci! Espero que corra tudo bem na sua consulta, boa sorte! Bjs Fabi

  37. Olá Fabi!
    Desde abril de 2014 faço meu acompanhamento… Eu estava tomando levo 50mcg e 25 mg de tapazol, parei por conta própria assim que suspeitei que eu estava grávida. Mais ai tive um probleminha com meu plano e tive que ir para uma outra médica justo na minha primeira consulta após o conhecimento da minha gravidez. Ela foi bem grossa comigo por eu ter parado por conta própria a medicação mais desde que parei com medo de fazer mal ao bebê. Bem ela passou exames e vou voltar semana que vem para ela ver os exames e me receitar a mediação. Mais estou muito triste pois ela falou que posso ter aborto espontâneo como também o bebê nascer com problema de má formação. Estou muito preocupada com isso…. Será que realmente meu bebe pode nascer com algum probleminha??? Há estou ainda na 6 semana….

    1. Olá Dayana!

      É importante retomar o tratamento da tireoide urgentemente e fazer acompanhamento com endocrinologista, além do obstetra. Infelizmente existem riscos sim, mas seguindo tudo certinho pode ficar tudo bem! Tanto eu quanto a Fabi temos hipotireoidismo e como seguimos as orientações dos médicos (endocrinologista e obstetra) tudo ficou bem.

      Que bom que você já vai voltar com a médica nesta semana. Agora é importante seguir com a medicação e o acompanhamento dos médicos (que inclusive devem solicitar os exames de TSH e T4, por exemplo, durante vários períodos da gravidez).

      Beijo grande e parabéns pela gravidez!

      Mamãe Prática Mari

      1. Obrigado!

  38. Tenho hipotireoidismo e estou grávida de 4 meses,meu TSH está em 6,2,uso Purant t4 de 175mg,estou preocupada c meu bebê, o que faço? Obrigada

    1. oi Vanessa, primeiro parabéns pela gravidez! É muito importante que você faça acompanhamento com um endocrinologista porque é comum que os hormônios da tireoide “desregulem” durante a gravidez. O médico pedirá exames e fará ajustes na dose do seu medicamento, quando necessário. Beijos, Fabi

  39. Boa noite, Fabi
    Descobri agora, com 5 meses de gravidez, que estou com hipotireoidismo (TSH 5,11). Começo a tomar o medicamento amanhã. Estou muito preocupada!
    Gostaria de saber se é no exame do pezinho que fico sabendo se o nenem pode ter retardo mental ou não necessariamente.
    Grata

    1. Oi Li, parabéns pela sua gravidez! Segundo a endocrinologista Maria Fernanda Barca, que consultamos aqui no blog, o teste do pezinho não mostra especificamente se o bebê apresenta algum tipo de retardo mental. Ela explicou que geralmente retardo mental é percebido em casos muito graves, por exemplo, quando existe a falta de tireoide no feto ou distúrbios na produção dos hormônios da tireoide. Uma boa notícia é que geralmente na 12a semana de gestação o bebê já começa a produzir seus próprios hormônios da tireoide, ajudando a compensar a falta de hormônio provocada pelo hipotireoidismo da mãe. Cada caso é muito individual e é possível não ter ocorrido nenhum dano para o bebê, vamos torcer! Que bom que você está fazendo o tratamento e acompanhamento. Beijos, Fabi

  40. Boa noite!!!!

    Não tinha muito conhecimento sobre o hipotireoidismo na gravidez, estou fazendo o meu pré natal no posto de saúde, essa semana passei na primeira consulta, estou de 10 semanas e há três anos retirei toda a tireóide e tomo sindroide de 150 mg. Li q de início antes de passar com o endocrinologista teria q aumentar a tosagem tomando um comprimido e meio. Passei na ginecologista expliquei, porém meus exames de sangue não estavam pronto, e estou na dúvida se começo a tomar 1 comprimido e meio até ela me encaminhar para o endocrinologista, a minha próxima consulta é só em 15 de janeiro estou desesperada, pois preciso do encaminhamento para passar com endocrinologista, e a genicologista nada fez. Estou muito preocupada com a saúde do bebê. Será q devo passar no pronto socorro ou aumento a tosagem sem medo. Obrigada. Um grande beijo.

    1. oi Thaís, bom dia! Puxa que delicado… o ideal mesmo é que você possa passar por um endocrinologista e fazer os exames da tireoide. Somente o médico poderá indicar se você precisa aumentar a dosagem do medicamento e quanto é esta dosagem. Espero que você consiga atendimento logo! Tente não se preocupar, tudo ficará bem! Beijos, Fabi

      1. Olá. Boa Noite !
        Meu nome é Bruna Marques, eu tenho hipotireoide, estou com duvidas se estou gestante ou não, pois eu passei o mes de agosto e inicio de setembro perdendo sangue, sendo que do meio de setembro ate os dias atuais a minha menstruação nao veio.
        Ja fiz sete testes de gravidez e deram negativos incluindo o beta, porém estou sentindo enjôo, tontura, fraqueza, estou sem animo, durmo o dia todo e tenho inchaço.
        Tem um pequeno detalhe… A minha mae ao engravidar da minha irma (mais velha que eu) ela nao descobriu logo, ela fez teste beta e transvaginal, e deu negativo, e menstruava quase normal (ela perdia muito sangue), ela so foi decobrir a gestação so no quinto mês e isso por que a barriga cresceu, e foi o mesmo quando ela engravidou de mim…. isso me preocupa muito.

        1. oi Bruna! Puxa que delicada a sua situação, precisa realmente fazer acompanhamento médico para saber se você está grávida ou não… Mas independente disso, é importante você manter o tratamento do hipotireoidismo, fazendo também o acompanhamento com um endocrinologista. Boa sorte!

  41. Olá. Boa Noite !
    Meu nome é Bruna Marques, eu tenho hipotireoide, estou com duvidas se estou gestante ou não, pois eu passei o mes de agosto e inicio de setembro perdendo sangue, sendo que do meio de setembro ate os dias atuais a minha menstruação nao veio.
    Ja fiz sete testes de gravidez e deram negativos incluindo o beta, porém estou sentindo enjôo, tontura, fraqueza, estou sem animo, durmo o dia todo e tenho inchaço.
    Tem um pequeno detalhe… A minha mae ao engravidar da minha irma (mais velha que eu) ela nao descobriu logo, ela fez teste beta e transvaginal, e deu negativo, e menstruava quase normal (ela perdia muito sangue), ela so foi decobrir a gestação so no quinto mês e isso por que a barriga cresceu, e foi o mesmo quando ela engravidou de mim…. isso me preocupa muito.

  42. Olá, meu nome é vanessa , tive hipotirodismo, tive uma filha e a médica aumentou a dosagem do remédio, logo depois da gravidez, ela fez exame e disse q podia parar de tomar o remédio, só q ela logo q descobriu meu problema me disse q eu nunca ia poder parar de tomar o paran de 25 g, aí eu parei de tomar, só q hj descobri uma nova gravidez, devo ou não voltar a tomar o remédio??? não tenho como voltar na médica mais, pois mudei de cidade

    1. oi Vanessa, se você tem hipotireoidismo é muito importante que você passe por uma avaliação médica o quanto antes. O ideal é que você procure um endocrinologista, pois ele fará os ajustes da dose do medicamento de acordo com os seus exames e também fase da gravidez. Boa sorte, obrigada por passar por aqui! Beijos, Fabi

  43. Oi boa neite gente eu estava gravida de três meses eu perdi estava fazendo tudo certinho esta tomando extrogerona de 50 estou muito tristi e chorando muito me ajudem por favor já é meu 3 aborto espontânea :'( quero ser mãe

    1. oi Rafaella, puxa, que triste, espero que você fique bem! Tenha fé e paciência que tudo dará certo. Beijos, Mari

  44. Olá! Primeiramente, parabéns pelo blog!
    Li os comentários das mamães (e até de um papai), suas respostas… mas não vi uma coisa… vocês sabem se existe algum fórum de discussão sobre o assunto na internet? Procurei no Facebook e até no Google, mas não achei…
    Gostaria de trocar figurinhas com algumas mamães, inclusive sobre o outro lado, aquelas que tiveram filhos especiais devido ao hipotireoidismo, pois até agora só vi informações sobre mamães que deu tudo certo com elas e seus bebês 🙂
    Obrigada!

    1. oi Gabriela! Realmente não conhecemos, mas vamos pesquisar e te avisamos se aparecer algo. Se outras mamães souberem, fiquem à vontade para comentar aqui. Beijos, Mari

  45. Olá boa tarde, tenho hipotiroidismo, controlo com Sintroyd 137, estou grávida de 5 meses e hoje estou preocupada pois não tomei a dose pois esqueci de comprar, será q ficar sem tomar um dia pode prejudicar meu bebê? Obrigada

    1. oi Lucilene, parabéns pela gravidez! Olha é bem pouco provável que você tenha algum problema por ter deixado de tomar apenas um dia seu medicamento. Volte a tomá-lo corretamente e faça acompanhamento com o seu médico. Tudo ficará bem! beijos

  46. Boa tarde,minha filha está grávida de 10 semanas.Tem 17 anos ,hipotiroidimo desde dos 10.Sua taxa tsh0,05 e t4 1,03.Toma puram125mg,Peço um auxílio Grata Vivian

    1. Olá Vivian, enviamos a sua dúvida para a endocrinologia Maria Fernanda Barca. Ela informou que é importante manter a medicação e fazer exames mensalmente com o endocrinologista. Eu também tenho hipotireoidismo desde criança e o acompanhamento do endocrinologista durante a gravidez foi super importante para ajustar as doses do puran. Beijos, Fabi

  47. Fabi! Boa tarde! Adorei seu blog. Fiquei muito apavorada pois meu hipotireoidismo não está idela para uma gestação de 10 semanas assim como você relatou. Meu TSH está em 8,0 mas ele teve uma alteração há uns dias de 7,0 para 22,0 e depois voltou para 8,0. Num intervalo de 15 dias. Ele alterou de 75 mcg para 100 mcg. Meu médico disse que alguns remedios interferem na absorção como sulfato ferroso que deveria ser tomado a noite. E eu faço uso de progesterona para prevenir aborto então eu deveria tomar não depois do café e à noite mas sim depois do almoço e à noite. Sao tantas preocupações, se o neném está bem, se vai dar tudo certo, mas temos que colocar nas maos de Deus! Que Deus lhe abençoe e parabéns pelo blog!

    1. Oi Daiana! Imagino a sua preocupação… mas você está fazendo um bom acompanhamento, se cuidando, se Deus quiser vai dar tudo certo sim. Estou torcendo aqui! Fico muito feliz que você tenha gostado do blog, fazemos tudo com muito carinho e dedicação. Continue acompanhando a gente!Temos vários posts sobre gravidez e primeiros cuidados com o bebê. Beijos e obrigada por passar por aqui, Fabi 🙂

  48. Boa noite
    Eu tenho hipotireoidismo,
    E eu não estava tomando o remedio, daí descobri que estou gravida a 5 semanas e fiz exames e deu TSH 13,45 alterado ,
    Preciso saber se pelo fato de eu não estar tomando o remedio antes desse último exame já na quinta semana de gravides, isso pode afetar o bebê ?

    1. Oi Fernanda! Segundo os médicos que já consultamos aqui no blog, é muito importante fazer o acompanhamento com o endocrinologista e tomar o medicamento para tratar o hipotireoidismo durante a gravidez, pois quando os níveis hormonais estão alterados pode haver prejuízo para o desenvolvimento do bebê, assim como para a evolução da gravidez. No entanto, quando o hipotireoidismo é corrigido a tempo, pode não causar sequelas para o bebê e tudo correr normalmente. Você está no início da gravidez e acredito que já está fazendo acompanhamento, então fique tranquila que tudo ficará bem. Boa sorte querida! Beijos, Fabi

  49. Bb oa noite!! Estou com 8 meses e meu exame deu alterado na tireóide…. E hoje fiz a ultra som e deu baixo peso…. Estou muito preocupada!! tem risco pro meu bebê?? Sempre fiz esse exame e não tinha dado nada….

    1. oi Juliana, como você já vinha fazendo exames e a tireoide só apareceu alterada agora, provavelmente, não haverá problemas. Como sempre falamos é importante tratar e fazer o acompanhamento com seu médico, tanto ginecologista quanto endocrinologista. O baixo peso do bebê pode ter várias causas, não necessariamente por causa da sua tireoide. Estou torcendo para dar tudo certo! Fiquem bem, beijos, Fabi

  50. Boa tarde!!! Estou grávida de 6 semanas, e meu TSH 3,2 e o médico me disse q não preciso tomar medicamentos, porém minha primeira gestação foi de alto risco por conta do hipotiroidismo, tomei o puran t4 até ofim da gestação e graças a Deus deu tudo certo, estou com medo pois sei q na gestação o mínimo no primeiro trimestre é de 2,5 e como tenho esse histórico estou na dúvida. Desde já obrigada

    1. oi Silvia, talvez seja o caso de você ouvir um segundo endocrinologista para avaliar seu caso porque se o TSH está alterado é importante fazer o tratamento. Boa sorte querida! beijos, Fabi

      1. Boa noite Fabi, infelizmente essa semana perdi meu bebê, tive um aborto retido, o médico disse que foi uma fatalidade, que não tem explicação, mas penso que pode ter sido pelo hipotiroidismo, ele disse q pra tomar medicacao so acima de 3,5 por isso nao me receitou, na minha primeira gestação também tive, mas ele disse q com certeza não foi por isso, pois estava levemente alterada q não dava pra prejudicar o bebê, estou sem chão. Obrigada por sua atenção.

        1. oi Silvia, sinto muito! Que notícia triste, espero que você consiga superar tudo isso. É difícil saber se o hipotireoidismo foi realmente a causa, pois muitos fatores podem estar envolvidos. Fique bem e um beijo no seu coração, Fabi

      2. Bom dia Fabi
        Infelizmente eu perdi meu bebê essa semana, tive um aborto retido, tive sangramento fui ao médico ele me pediu um ultrasom onde constatou q não havia mais batimentos cardíaco, fiquei sem chão, é uma dor imensurável, penso q tenha sido por conta do hipotiroidismo, por não ter tomado a medicação necessária. Muito obrigada pela sua atenção

  51. Oi meu TSH deu 4,03 estou de 9 semanas e normal …grata

    1. Oi Alcimone, que bom! beijos, Fabi

  52. Olá, descobri com 4 meses que tenho hipotiroidismo meu TSH deu 8,93 e t4 normal. Repeti os exames e meu TSH foi para5,03 e t4 abaixou mas ainda dentro do normal. A endócrino me passou levoid 38mcg mas para eu tomar meio comprimido pois ela esta com medo da alteração do TSH que foi muito grande ter sido erro do laboratório. Daqui a 15 dias vou repetir o exame em outro laboratório e ver como tá TSH e t4. Há risco de erro devido ao trasporte do sangue tao grande assim?

    1. oi Daniela, tudo bem? Parabéns pela sua gravidez. Olha, pelo que entendo, é possível que o laboratório tenha errado no resultado. Mas, de qualquer forma, é importante refazer o exame e acompanhar o hipotireoidismo durante toda a gravidez porque provavelmente a sua médica fará ajustes na dose do medicamento, quando necessário. Boa sorte! bjs Fabi

  53. Operei a tiroide tive um cancer na tiroide maligno carcinoma papilifero a 18 anos atras hoje vou completa 40 anos esse mes de maio estou namorando e eu e meu namorado queremos engravidar mas estou com receio devido o risco que a hipotiroide pode ocasionar o que faço e qual o risco corro me ajude por favor nao tenho filhos na minha cirurgia tirei a tiroide total e fiz radioiodoterapia acho que e esse o nome me ajude meu email nao funciona nem adianta entra………….

    1. oi Fabi, minha xará! Tanto pela idade quanto pelo seu histórico é muito importante que você consulte um ginecologista obstetra e um endocrinologista antes de engravidar. Eles poderão te dar toda a orientação para que a gestação ocorra normalmente. No caso da tireoide, segundo a médica que consultamos, “você precisará estar fazendo reposição do hormônio da tireoide muito bem feita e acompanhar mensalmente com exames de sangue”. Estou torcendo muito para que tudo dê certo e que você e seu namorado consigam realizar esse sonho de se tornarem pais! Beijos, mantenha contato, Fabi

  54. Olá eu descobri que esto com TSh muito baixo 0,03 hipotireoidismo, o medico me passou levod 25 mcg.
    Será que meu bebe esta correndo algum risco de baixo QI?

    1. Olá Cheila, tudo bem? Parabéns pela gravidez! Os médicos que já consultamos aqui para o blog informam que quando o hipotireoidismo está muito alterado e a gestante não faz tratamento, existem alguns riscos tanto para o desenvolvimento do bebê quanto para a evolução da gravidez. Mas como você está fazendo acompanhamento as chances de tudo correr bem são grandes. Espero ter ajudado, boa sorte querida!

  55. Olá Fabi….amei seu blog parabéns… Descobri a gestação hoje e tenho hipotiriodismo desde 2015, meus hormônios estavam normais até mês passado. Tomo levo 25…só consegui para terça a consulta no endocrinologista… Devo está com 2 semanas.. Devo me preocupar? Estou feliz porém apreensiva…. Bjs

    1. Oi Nayane, primeiramente parabéns pela gravidez!! É normal ficar apreensiva, te entendo, mas como você está bem no comecinho da gravidez e já está com a consulta marcada, acredito que está tudo bem. Eu não ficaria preocupada não… Boa sorte, vai dar tudo certo! Beijos, Fabi

  56. Bom dia. Estou grávida de 30 semanas e desde o início faço tratamento de hipotireoidismo. Estou preocupada pois o endócrino disse que eu tenho que interromper a medicação no final do sétimo mês. Gostaria de saber se eu tenho que parar mesmo ou se eu continuo tomando levoid até o final da gravidez

    1. oi Damilly, tudo bem? Segundo a médica que consultamos no blog, a medicação para o hipotireoidismo deve ser continuada até o final da gravidez e, geralmente, a dose precisa até mesmo ser aumentada, de acordo com os exames. Minha sugestão é que você consulte um novo endocrinologista. Boa sorte querida! beijos, Fabi

  57. Olá descobri hopotireoidismo com 3 meses de gravidez, as taxas não são tão altas como relatadas pelas outras gestantes, meu tsh deu 3,67 e T4 normal, antes de engravidar não tinha qualquer problema. estou tomando puran, mas estou muito preocupada se durante o período que não sabia do meu problema o bebê pode ter sido prejudicado. Gostaria de saber das outras mães que descobriram o hopotireoidismo depois dos três meses se os bebês são normais?

    1. oi Rita, parabéns pela sua gravidez! Olha, como você está fazendo o tratamento acredito que tudo ficará bem. Estou liberando seu comentário aqui para outras mamães/ gestantes dividirem com você outras experiências. Beijos e boa sorte! Mamãe Prática Fabi

  58. Vi sua entrevista e achei muito interessante tenho suspeita hipotireoidismo e eu descobri miha gravidez a semana pasada eu tenho 6 semanas, eles me mandaram fazer exames, e não entendo os resultados, por favor, você pode me ajudar a entender os resultados, eu tenho uma consulta com o ginecologista ainda na próxima semana. os resultados são os seguintes:
    meu TSH ultra sensivel deu 5,52 µUI/mL e T3 Livre deu 2,64 pg/mL e T4 Livre deu 0,67 ng/dL .
    Você acredita que eu tenho hipotireoidismo e que eu tenho que fazer agora, eu tenho muito medo. tambem me disse que eu tenho uma ferida no colo do útero e por isso há manchas marrons alguns dias.
    Deus te abençoe muito.

    1. Olá Mari, tudo bem? Primeiramente, parabéns pela gravidez! Enviamos a sua dúvida para a médica endocrinologista Maria Fernanda Barca. Ela informou que pelos resultados dos seus exames você está, realmente, com hipotireoidismo e precisa fazer a reposição do hormônio da tireoide o mais rapidamente possível para evitar prejuízos ao seu bebê. O ideal é que você procure um médico endocrinologista para mostrar os exames e fazer a avaliação clínica, assim como o acompanhamento durante toda a gravidez. Também mantenha a consulta com o médico obstetra que saberá orientar sobre a ferida no colo do útero. Boa sorte querida, espero que fique tudo bem! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  59. ola gostaria de saber se meu bebe corre algum risco pois tenho hipotireoidismo e meu tsh esta 9,45 e t4 1,0 estou com 8 semanas já tomo 175 mg de puran t4

    1. oi Juliana, primeiramente, parabéns pela gravidez! Pelo o que você está relatando, os exames demonstram alteração no TSH. É muito importante que você procure um endocrinologista para fazer o ajuste da dose e o acompanhamento ao longo de toda a gravidez, além das Fabi

  60. Bom dia sou Cláudia Ganga tenho 37 anos, vivo em Angola estou com o mesmo problema que vocês e fiquei mais tranquila quando vi os vossos comentários por saber que têm hipotiroidismo e conseguiram engravidar porque eu descobri que tenho á 2 anos a trás numa consulta de preparação para engravidar em Portugal mas estou preocupada porque ate agora eu faco a medicação e não consigo ter a tiroide controlada e também não consigo engravidar isso é normal? Eu já acho que esta levar muito tempo

    1. Olá Claudia. Consultei a médica endocrinologista Maria Fernanda Barca e ela esclareceu que as mulheres que têm hipotireoidismo podem ter alguma dificuldade para engravidar sim. Além disso, podem sofrer duas a três vezes mais abortos. No entanto, quando o hipotireoidismo é tratado corretamente e acompanhado com frequência por meio de exames esse risco diminui consideravelmente. Espero que você consiga fazer o tratamento, regular a tireoide e realizar o seu sonho. Eu mesma tenho hipotireoidismo desde criança e consegui engravidar. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  61. E por outra, eu antes fazia o teste de ovulação e não vinha o boneco depois deu começar a fazer a medicação o boneco começou aparecer mas mesmo assim não engravidava, agora estou mais preocupada ainda porque como se já não basta-se estou sem o periudo á 2 meses e já fiz o teste de farmácia e deu negativo o meu periudo sempre foi normal com um ciclo de 27 dias e engordar muito já falei com a minha medica de Portugal ela mandou-me fazer os exames de controlo aqui em Angola que deu FT3 ……………… 2.9 pg/mL, FT4…….. 14.3 pmoL/L, e TSH….. 12.72 PUI/mL, enviei pra ela por e-mail e a Dra. Disse-me que ainda não esta controlada e alterou a medicação para 2 comprimidos por dia de EUTIROX MICROGRAMAS LEVOTIROXINA SADICA DE 50 MG precisos do vosso esclarecimento da vossa Dra. Maria Barca se faz favor .

  62. E por outra, estou sem o periudo á 2 meses e já fiz o teste de farmácia e deu negativo o meu periudo sempre foi normal com um ciclo de 27 dias e engordar muito já falei com a minha medica de Portugal ela mandou-me fazer os exames de controlo aqui em Angola que deu FT3 ……………… 2.9 pg/mL, FT4…….. 14.3 pmoL/L, e TSH….. 12.72 PUI/mL, enviei pra ela por e-mail e a Dra. Disse-me que ainda não esta controlada e alterou a medicação para 2 comprimidos por dia de EUTIROX MICROGRAMAS LEVOTIROXINA SADICA DE 50 MG precisos do vosso esclarecimento da vossa Dra. Maria Barca se faz favor .

  63. Gostaria de saber se existe alguma dificuldade de uma pessoa com hipotireoidismo descobri uma possível gravidez,,?

    1. Olá Karine, segundo a médica endocrinologista Maria Fernanda Barca que participa aqui no blog esclarecendo dúvidas, as mulheres que têm hipotireoidismo podem ter alguma dificuldade para engravidar. Além disso, podem sofrer duas a três vezes mais abortos. No entanto, quando o hipotireoidismo é tratado corretamente e acompanhado com frequência por meio de exames esse risco diminui consideravelmente. Boa sorte querida! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  64. Boa tarde

    Minha esposa esta de 13 semanas e o TSH deu 0,11 .
    Achei um pouco baixo e fiquei preocupado, sua médica só pediu um novo exame daqui 2 meses. Devo procurar a opinião de outro médico ou aguardo? Precisa de reposição neste momento?

    1. oi Maurício. Segundo a especialista que consultamos, no 2o. trimestre da gestação o TSH de referência varia entre 0,2-3,0 mUI/L. Se a sua esposa tem hipotireoidismo, é importante manter a reposição hormonal. Na dúvida, recomendamos procurar outro especialista sim. Boa sorte! Mamãe Prática Fabi

  65. Bom dia,

    Estou tentando engravidar, vou passar no endocrinologista dia 30/08 e já tenho alguns resultados de exames:
    T4 livre 1.42 ng/dl
    TSH 9,79
    e anticorpos: 890,00 UI/ml
    Será que assim que eu descobrir que estou grávida , terá algum problema com o meu futuro bebê?
    Vou começar o tratamento este mês, após passar com o médico.

    Será que eu posso continuar tentando?
    E se de repente eu já estiver grávida, após passar com o endocrinologista , poderá resolver a minha situação e do meu bebê?

  66. estou tentando engravidar.

    o meu T4 deu 1.42 ng/ dl
    TSH: 9,79 micro UI / dl

    anticorpos microssomal: 890,00

    Vou ter consulta com o endocrinologista só daqui a 15 dias.
    Quero saber caso eu já esteja com uma gravidez em curso, se após passar no médico e começar um tratamento, se não terá risco para o meu bebê, ou se eu descobrir que estou grávida após passar no médico?

    1. oi Michele, somente o médico poderá fazer uma avaliação detalhada do seu caso, pois terá que analisar os resultados dos exames, além da avaliação clínica. Em geral, no caso das mulheres acima de 20 anos que NÃO são gestantes, o TSH recomendado é de 0,45 a 4,5 mUI/L, por isso, é possível que você tenha que iniciar um tratamento de reposição hormonal. Fique calma que dará tudo certo. Boa sorte! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  67. Olá,

    Descobri com 6 semanas que meu TSH está em torno de 3,09 e T4 normal (se não me engano, 1,3 ng/dL). Somente ontem mandei os resultados para o médico (estou na 8a semana). Ele me ligou preocupado e mandou tomar Puran 25mcg e procurar uma endocrinologista. So consegui marcar para semana que vem. Estou preocupada. Esse período sem controlar já pode ter acarretado algum problema ao feto? Grata, Carla.

    1. oi Carla, parabéns pela gravidez! Olha, é difícil saber se a falta do tratamento já trouxe alguma prejuízo para o seu bebê. Como você está bem no início da gravidez e já iniciou o tratamento as chances de dar tudo certo são grandes. Fique tranquila, ainda bem que você já conseguiu marcar o endocrinologista. Boa sorte querida! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  68. Olá.
    tenho hipotiroidismo e minha menstruação esta atrasada 5 dias fiz o teste de farmácia e deu negativo tenho possibilidade de estar grávida? fiz enxame de tsh a 3 meses estava controlado.

    1. oi Vanusa, hoje em dia o teste de farmácia é bastante confiável, mas às vezes pode dar um resultado incorreto. Na dúvida, se sua menstruação continuar atrasada, é importante consultar um médico que pode indicará solicitar um exame. Beijos, da Mamãe Prática Fabi Fontainha

  69. ola estou no terceiro mês de gestação e no começo quando descobri meu tsh estava 9,4 hoje no terceiro mês esta 0,32 e o t4 1,9 gostaria de saber se esta normal e se meu bebe pode ter ditos problemas ?

  70. Olá,

    Tenho 29 anos e estou sem menstruar há 06 meses e após 2 meses sem menstruação procurei o ginecologista. Fizemos vários exames e ele descobriu o hipotireoidismo. Ele me encaminhou para uma nutricionista, academia e endocrinologista e me receitou o Glifage XR500 para a Síndrome do Ovário Policístico e o Euthyrox 25 para o problema da tireoide. Segundo o ginecologista preciso perder 15 kg. Já comecei os exercícios físicos e a reeducação alimentar e 2KG já foram embora. Passarei em breve no endocrinologista, contudo, diante do meu quadro atual de ausência de ovulação, gostaria de saber uma segunda opinião se é possível reverter o quadro atual de infertilidade tendo o hipotireoidismo e a Síndrome do O. P. Obrigada!

    1. oi Carla. Obrigada pela mensagem! Acredito que com acompanhamento médico, fazendo o tratamento das duas condições (hipotireoidismo e sindrome do O.P.) seja possível reverter essa situação. Boa sorte querida! Beijos, Fabi Fontainha

  71. olá, estamos bem graçcas a Deus..estou com 21 s e 3 dias

  72. Ola meu nome é Rafaella estou gravida de três meses sinto dor na barriga e muita dor na perna mais creio no Deus que tem poder que vai da tudo certo comigo já marquei pra quarta feira engravidei e não estava tomando remédio e estou com medo mais eu tenho fe que vai da tudo certo

    1. Oi Rafella, dores nas pernas podem indicar problemas vasculares como trombose, mas que bom que você já agendou um médico para avaliar. Torcendo para não ser nada! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  73. Olá, boa noite! Chamo-me Olga, tenho 30 anos e estou grávida de 24 semanas. Foi-me detectado Hipotireoidismo umas semanas antes de engravidar, mas o médico solicitou nova avaliação do problema, quando comecei o tratamento com levothyrox 25 estava no 2 trimestre de gravidez, passado 2 semanas aumentou a dosagem para 50. Neste momento, estou a ser seguida por um endocrinologista k aumentou a dose de levothyrox para 60.5 estou com muito receio que o meu bebê nasça com problemas intelectuais pelo facto de não tratar a tiróide nos primeiros dias de gestação. Obrigado, Olga

    1. Oi Olga, parabéns pela gravidez. Sei que você está preocupada, mas como você está fazendo o tratamento direitinho agora, com acompanhamento médico, as chances de tudo correr bem são grandes, acredito nisso! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  74. Olá, boa noite! Chamo-me Olga, tenho 30 anos e estou grávida de 24 semanas. Descobri problemas de tiróide umas semanas antes de engravidar. O médico pediu nova avaliação da tiróide e quando comecei o tratamento com levothyrox 25 estava no 2 trimestre, passado 2 semanas estava a tomar levothyrox 50. Neste momento, estou a ser seguida por um endocrinologista e a tomar levothyrox 60.5. Tenho receio k o meu filho nasça com problemas físicos e intelectuais por não começar o tratamento nos primeiros dias de vida Alguém me pode aconselhar? Obrigada, Olga

  75. Olá, sou a Daniele, tenho 37 anos e estou na minha primeira gestação com 9 semanas, em abril desse ano meu tsh deu 3,44 e agora q engravidei refiz os exames e o tsh deu 5,51, minha medica me encaminhou p uma GO de Alto risco, estou super assustada e muito preocupada c meu bebê, Vou hj refazer o exame de tsh p dia 25/10 passar em consulta c a GO de Alto risco pela primeira vez, esse valor é muito perigoso?

    1. oi Daniele, precisa entender se a médica te encaminhou para GO de alto risco somente por causa do hipotireoidismo ou por outros fatores também. De qualquer forma, te aconselho a fazer acompanhamento com um endocrinologista também. Boa sorte querida, beijos, Fabi Fontainha

  76. Oi estou gravida de dois meses e estou com um diagnostico de hipotiroidismo e ainda não tomei nenhum remédio sera que já e tarde

    1. Oi Jane, não! O quanto antes você iniciar o tratamento é importante para evitar qualquer prejuízo ao seu bebê, assim como a melhor evolução da gravidez. Boa sorte querida! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

      1. oi eu estou de 16 semanas e 2 dias e descobri o hipotireoidismo agora o medico me passou uma dosagem baixa de hormonio ainda pq ele quer q eu repita o exame nesse tempo de gestaçao q eu estou o medicamento faz efeito ainda estou preocupada

        1. oi Rozilaine, imagino a sua preocupação, mas o importante é que você já está fazendo o tratamento e acompanhamento médico. A dosagem hormonal é definida pelo médico a partir dos resultados dos seus exames, então é importante seguir a recomendação e continuar fazendo os exames ao longo da gravidez para verificar se será necessário ajustar a dose do medicamento (o que é bastante comum de acontecer). Boa sorte querida! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  77. Estou gravida de dois meses e já tive um diagnóstico ruim para hipotireoidismo e ainda não tomei o medicamento isso ainda pode ser revertido ???

  78. Boa tarde tive hipo na gestação meu bebê nasceu prematuro e devido a correria acabei parando de tomar o remédio ainda não consegui voltar ao medico vc acha que devo voltar a toma ou devo esperar pra passar no medico primeiro

    1. Oi Jéssica, se você tem hipotireoidismo é muito importante que continue tomando a medicação, assim como voltar a fazer o acompanhamento médico para realizar os exames da tireoide e ajustar o medicamento, se necessário. Sei como é corrido com um bebê, mas tente voltar ao médico o quanto antes até mesmo para se sentir melhor. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  79. Boa tarde! Tenho tireoidite de Hashimoto e engravidei. Meu tsh subiu de 2,8 para 3,5 logo que descobri a gravidez. Meu endócrino disse que, com o t4 normal, não havia necessidade de aumento do remédio (tomava 25mcg). Num ultrassom de rotina, descobri que o embrião não estava desenvolvendo e, 15 dias depois, foi constatado o aborto retido. É possível que tenha sido por falta de levotiroxina? Gostaria de uma ajuda, pois estou com mto medo de engravidar e sofrer novamente. Muito obrigada!

    1. oi Sarah, puxa, sinto muito pela sua perda! Olha é difícil dizer se a causa do aborto está diretamente ligada à alteração da tireoide, pois existem vários fatores associados (este pode sim ser um dos fatores). Se possível, o ideal é que você faça acompanhamento com um endocrinologista especializado em tireoide, mesmo antes de engravidar, dessa forma, os riscos de qualquer complicação diminuem consideravelmente. Espero que dê tudo certo! Boa sorte querida, beijos, da Mamãe Prática Fabi

  80. Boa noite!
    Eu nunca tive alteração na tireoide. Descobri que estou grávida de 7 semanas e meu tsh deu 4,21. A endocrinologista disse que como as outras taxas da tireoide estão normais, que não precisava tomar nada e pra repetir os exames com 12 semanas.
    Já a obstetra disse que é importante que fique abaixo de 2,5 e disse pra eu tomar o Puran T4 de 25. Mas fico sem saber o que fazer com medo de prejudicar meu bebê. Será que alguém pode me ajudar? Obrigada!

    1. oi Ariadne, primeiramente parabéns pela gravidez! Olha, segundo a Associação Americana da Tiroide, durante a gestação os valores de referência de TSH (Hormônio Tiroestimulante) recomendados são 0,1-2,5 mUI/L no 1º trimestre da gravidez; 0,2-3,0 mUI/L no 2º trimestre; e 0,3-3,0 mUI/L no terceiro trimestre. Dessa forma, é importante que você inicie o tratamento do hipotireoidismo. Minha recomendação é que você procure outro endocrinologista, se possível especializado em tireoide, para fazer o acompanhamento da sua gestação. Boa sorte querida! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  81. oi gente meu nome e Rozilaine fiz a consulta de pre natal hoje e descobri que estou com hipotireoidismo o medico pediu pra repitir o exame e me deu hormonio pra tomar como entrei pro 4to mes de gestaçao sera que vai dar tempo desse medicamento fazer efeito…estou com medo

  82. ola boa tarde gostaria de sabe se o tsh 0,85 ta alterado minha prenatalista me mandou pro endocrino to comedo pois vou entra no quarto mes e so descbri agora me ajudem por favor

    1. oi Luzivania, segundo a Associação Americana da Tireoide os valores de referência para a o TSH no 2o trimestre da gestação são de 0,2 a 3,0 mUI/L, dessa forma seu TSH talvez ainda esteja dentro da normalidade. No entanto, somente o médico poderá avaliar o contexto e todos seus exames para orientá-la. Espero que dê tudo certo. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  83. Estou gravida de 8 semanas, e descobri no exames de pré natal a alteração da tiróide. ..TSH 12,923 …T4 livre 0,69…T3 triiodotironina 142,8 ng/dl…consegui marcar consulta com endocrino para amanha …mas gostaria de esclarecimentos sobre esses resultados do meu exame !!! Acabamos ficando preocupados!!!

    1. Olá Elaine, aparentemente o seu TSH de 12,9 está alterado. Segundo a Associação Americana da Tiroide, durante a gestação os valores de referência de TSH recomendados são 0,1-2,5 mUI/L no 1º trimestre da gravidez. De qualquer forma, somente a avaliação médica poderá lhe dar um diagnóstico mais preciso. Com o tratamento e acompanhamento médico você poderá ter uma gestação normal. Boa sorte querida! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  84. Oi Fabi, em primeiro lugar quero dizer que estou amando seu blog , sou mamãe de primeira viagem e está me ajudando muito.
    tenho hipotireoidismo a anos e alguns meses atrás descobri que estou grávida, marquei consulta com meu GO e endócrino até aí tudo normal, estou de 14 semanas e meu GO me recomendou várias vitaminas, inclusive o IODO que pediu para tomar em jejum de manhã, ontem tive uma consulta com minha endócrino e ela pediu para suspender o IODO pq ele causa uma alteração na tireóide ,eu sempre ouvi dizer que o iodo é ótimo para tireóide, e fiquei com dúvida, vc poderia me ajudar? Será que eu realmente devo parar de tomar ele?

    1. Olá Tamires, que delícia receber a sua mensagem. Fico muito, muito feliz que nosso blog está sendo útil para você 🙂
      Quanto ao iodo, nesta semana divulgamos um novo post com informações atualizadas sobre hipotireoidismo na gestação. Segundo a Associação Americana da Tireoide e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-SP), em regiões deficientes de iodo é recomendada a suplementação. No entanto, mulheres que já fazem uso de hormônio tireoidiano não precisam fazer essa suplementação, pois o hormônio já contém iodo.

      Veja o trecho abaixo:
      “- Em regiões deficientes em iodo, as mulheres devem ser tratadas, preventivamente, com óleo iodado (150 microgramas/dia) na forma de suplementos junto com outros nutrientes e vitaminas, começando cerca de 3 meses antes da gestação para aquelas mulheres que estão planejando engravidar e continuando com essa mesma suplementação durante toda a gestação e também no período de amamentação.

      – No entanto, mulheres que apresentem hipotireoidismo e já fazem uso de hormônio tireoidiano não precisam fazer essa suplementação, pois o hormônio já contém iodo.

      – Embora a falta de iodo seja um problema, tanto para a mãe quanto para o feto e recém-nascido, o excesso também deve ser evitado. Considera-se excesso de iodo uma ingestão > 500 microgramas/ dia.”

      Também recomendo a leitura do post completo:
      Hipotireoidismo na gestação: conheça as novas diretrizes
      https://mamaepratica.com.br/2017/03/13/hipotireoidismo-na-gestacao/

      Espero que tenha esclarecido e te ajudado. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  85. Olá FABI FONTAINHA!
    Sou o Marcos Romeu do blog Papai no controle, adorei sua matéria.
    Atualmente estamos passando por esse turbilhão de sintomas citado acima. Gostaria de levar seu texto para nosso blog.
    OBS.: minha esposa tem hipotireoidismo e acabei de revelar sua gravidez para ela.

    1. Oi Marcos, imagino a apreensão, mas tudo vai dar certo! Você pode publicar o conteúdo dando o devido crédito e link para a nossa página tá. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  86. Ola me chamo Suzane fui diagnosticada com hipotiroidismo e fiz a cirurgia para retirada total da tireóide e depois fiz a cintilografia e deu anormal ai fui fazer o tratamento em são Paulo de iodoterapia e deu tudo certo, dai o meu medico me disse q tinha q voltar de três em três meses com ele em uma dessas consultas meu nivel De TSH tava alto e nem ele nem eu sabia o pq dai ele aumentou o puran para 100 MG passada uma semana da consulta descobri q estava e estou gravida. Queria saber se o meu bebe tem probabilidade pra nascer com ulguma Complicação????

    1. Oi Suzane, é difícil afirmar se o bebê poderia ou não nascer com alguma complicação porque somente um médico pode avaliar o seu caso com base em exames e consulta clínica. Um fator muito positivo é que você já está fazendo tratamento e acompanhamento médico. Isso é muito importante, pois com os níveis tireoidianos regulados as chances de acontecer de correr tudo bem com a gravidez são grandes. A minha recomendação é que você faça um controle muito de perto com o obstetra e também o endocrinologista ao longo de toda a gestação. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  87. Oi Fabi, estou grávida de 10 semanas tenho hipótese,em 5 dias estou 4 kls mais inchada,isso pode ser por causa da tireóide?

    Meu resultado só sai semana q vem.

    1. Oi Mirian, parabéns pela gravidez!! Olha, é difícil fazer essa afirmação porque o inchaço e o aumento de peso na gravidez podem ter vários fatores. São muitas mudanças hormonais e fisiológicas… Mas que bom que você fez o exame, é importante fazer a avaliação com um endocrinologista. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  88. Oi Fabi,
    Amei o conteúdo! Estou grávida de 25 semanas de uma menina e já sou mãe de dois lindos meninos.
    Então, nunca tive alteração na tireóide até essa gestação. Logo no início uma GO pediu os exames mas as taxas normais.. só o tsh q estava no limite. Não me pediu para tomar nada e faliu q ia repetir o exame mais adiante. Mudei de médica e a nova pediu para repetir e o resultado do Tsh foi 3,7 E as demais taxas Normais, so o tsh que ficou assim. Exames de glicose, curva glicemica, doppler , crescimento do bebe tudo normal. Comecei hj a tomar a medicação indicada, mas eu estou com muito medo..muita preocupação. Será q essa taxa é muito alta? Meu bebê corre riscos?

    1. Oi Ana Cláudia, que bom que você gostou dos nossos conteúdos, espero que sejam úteis para você. É difícil dizer se a alteração hormonal pode ou não causar algo nesse momento. O mais importante é que você está fazendo acompanhando médico e já fazendo o tratamento. Fique tranquila, vai dar tudo certo! Eu e minha irmã também tivemos alterações do TSH na gravidez, mas com o tratamento correu bem. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  89. Ola!!

    tento engravidar desde 2014, em aBRIL DE 2016 tive meu primeiro positivo, porem meu bebe parou com 8 semanas e o aborto iniciou quando estaria com 13 semanas, mesma coisa aconteceu com a segunda gravidez agora em Janeiro/2017 parou com o mesmo tempo. Troquei de medica procurei uma especialista e ela achou baixa minha dosagem de TSH nas gestações, a primeira gestação estava 0,53 e na segunda 0,60 … Foi ai que pediu uma Ultrassom com doppler e exames de sangue sem eu esta gestante, na Ultra constou dois nodulos do lado esquerdo.

    Enfim não sei dizer se minhas duas percas foram necessariamente por conta da dosagem de TSH, mas creio que eu mesmo sendo leiga pelos resultados e pela ultra ja da pra ter uma noção de que tenho algo com a tireoide.

    Esse blog é bem esclarecedor e gostoso de ler.

    1. Oi Larissa. Obrigada por dividir aqui seu relato. Espero que você consiga engravidar e realizar seu desejo de ser mãe. Acredito que disfunções da tireoide podem ter alguma relação com a dificuldade de engravidar e na evolução da gravidez, mas somente um médico especialista para analisar. Que bom que você identificou o problema, assim com tratamento e orientação adequada tudo poderá dar certo. Torcendo por você!! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  90. Oi meu nome é Cláudia tenho hipotireoidismo e ele está controlado passei na minha médica e ela falou que não precisa mexer na medicação gostaria muito de engravidar será que tem alguma complicação. Meu exame do hormonio deu 4,26 e minha tiroxina livre seu 1.00 ng/sl está tudo normal tem algum problema?

    1. Olá Claudia, segundo as novas diretrizes da Associação Americana da Tireoide, “a presença de anticorpos antitireoide no sangue da mulher (condição que indica uma doença autoimune, a tireoidite de Hashimoto) parece estar associada com abortamentos, sangramentos, partos prematuros e alterações cognitivas do bebê. Porém, ainda não há evidências claras de que a reposição com hormônio tireoidiano nessas situações possa diminuir o risco dessas complicações”.

      Esse é um tema delicado, mas o mais importante é fazer o tratamento e o acompanhamento médico. Dessa forma, os riscos de aborto espontâneo ou complicações na gravidez diminuem muito.

      Para saber sobre a nova diretriz: https://mamaepratica.com.br/2017/03/13/hipotireoidismo-na-gestacao/

      Boa sorte! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  91. Oi Fabiii…. tenho hipotireoidismo, e trato com uma endocrinologista a alguns meses, uns 7 a 8 meses já. O Hipotireoidismo atrapalha ao tentar engravidar???
    Única vez que o TSH esteve fora dos padrões foi em janeiro, sendo de 7, 85 U/ml….
    Ele atrapalha a conseguir a tão sonhada gestação????

    1. Olá Leticia. Entendo a sua preocupação. Conversei com a médica endocrinologista Maria Fernanda Barca, que esclareceu o seguinte: “Quando não tratado corretamente, o hipotireoidismo pode prejudicar a tentativa de engravidar, pois altera a menstruação e pode dificultar a ovulação. Também está associado ao aumento no número de abortos e partos prematuros. Se o hipotireoidismo é tratado e estiver controlado este risco é bem menor. Por isso, é importante fazer o acompanhamento de perto com um endocrinologista”.

      Espero ter ajudado a esclarecer a sua dúvida. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  92. Olá Fabi tenho hipotireoidismo, no momento tá controlada e estou querendo engravidar, ela mesmo tando controlada meu bebe vai ter algum problema?

    1. Oi Valdineia! Segundo os médicos que já consultamos aqui para o blog, quando o hipotireoidismo está sendo tratado corretamente as chances de ocorrer algum problema na gestação diminuem consideravelmente, por isso, é importante o acompanhamento de perto com um endocrinologista antes de engravidar e ao longo de toda a gestação. Eu mesma tenho hipotireoidismo e precisei fazer alguns ajustes na medicação durante a gravidez que evoluiu normalmente e meu filho não teve problemas. Boa sorte querida! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  93. Olá!! No meu caso é subclínico. Apenas o TSH estava em 5,5, há um ano. Descobri fazendo exames pra pesquisar infertilidade. Nunca tive sintomas. Nesse período estava tentando controlar com a prescrição de PuranT4 12,5. Baixou para 3,00… mas no mês que engravidei, este, antes de saber que estava, o TSH voltou para 5,5 novamente. O endocrino alterou o remédio para 25mg. Por coincidencia, já grávida de dias, eu tinha essa consulta marcada e esse exame nas mãos. Meu medo é que tomei apenas por 1 semana e já estava gravida de duas. Não deu tempo do remédio agir e diminuir a taxa. Estou no início da gestação e com TSH em 5,5. Medo!
    Tenho consulta pra essa semana.
    Será que o TSH em 5,5 é um risco alto de aborto?
    Estou apenas com 4 semanas de gestação e até o remédio fazer efeito deve demorar… E se essa dose for o suficiente pra fazer ele baixar também.

    1. Oi Tathi, primeiramente parabéns pela gravidez! Entendo a sua preocupação, mas são muitos fatores e não podemos afirmar se você possui algum risco ou não. O melhor nesse momento é fazer o acompanhamento médico e tudo dará certo. Tente não ficar pensando nos riscos, no que já passou e não foi possível tomar o medicamento… Beijos e boa sorte, da Mamãe Prática Fabi

  94. Olá meu nome é Cíntia e estou de 13 semanas descobri que estou com hipotireoidismo essa semana e estou muito preocupada com o início da gestação se faltou hormônio para o bebê se desenvolver bem. Tenho medo dele Nasser com algum problema neurológico pela falta de hormônios. Minha medica passou puran de 50mg pra mim tomar. Será que meu bebê foi prejudicado de algumas forma pela falta de hormônios no início da gestação. Apesar que só comecei a sentir esses sintomas a um mês. Obrigado pela atenção e ameixa o blog.

    1. Oi Cintia, primeiramente parabéns pela gravidez! Entendo a sua preocupação, mas não podemos afirmar se a demora para iniciar o tratamento poderá ou não afetar o seu bebê, pois existem muito fatores envolvidos e somente um especialista para analisar o seu caso, após exames. Você ainda está no início da gravidez e já está fazendo o tratamento do hipotireoidismo, o que é muito positivo! O importante é continuar fazendo o acompanhamento com sua obstetra e endocrino, tudo ficará bem. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  95. Olá Fabi ..meu nome é Álida e estou de 13 semanas e descobrir que minha TSH está alterada 4,24/0,96, estou muito preocupada com a saúde e desenvolvimento do meu bebê…na consulta do pré a médica falou que tava tudo certo e só descobri agora pq resolvi mudar de especialista..e já iniciei o tratamento com levotiroxina 25mcg, meu bebê pode nascer com problema???? Muito triste

    1. Oi Álida, primeiramente, parabéns pela sua gravidez! Vou te contar um segredinho que também estou grávida de 12 semanas! E como já imaginava e aconteceu na minha primeira gravidez, logo nas primeiras semanas desta gestação o TSH ficou desregulado. O médico já alterou a dose do medicamento e até o final do mês devo fazer outro exame para checar como está. O que quero dizer para você com a minha experiência é que o importante é fazer o acompanhamento médico, o tratamento recomendado e ao longo da gravidez ir testando novamente o TSH e o T4. É possível que o medicamento tenta que ser ajustado várias vezes.
      Claro que não posso afirmar porque não sou médica e nem avaliei o seu histórico, mas não acredito que seu bebê possa nascer com problemas por causa disso, as chances são pequenas já que agora você está fazendo o tratamento. Fique tranquila. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  96. Olá boa tarde tenho a tiroide q emagreci e estou suspeitando estar grávida pois ando enjoada e vomitando e minha mestruação será dois meses e meio atrasada vou fazer o exame de sangue amanhã mais qria a ajuda sinto todos sintomas de gravidez

    1. O Michele, você já fez o teste de gravidez? Espero que esteja tudo bem com você. Continue o acompanhamento da sua tireoide com um endocrinologista, independente do resultado do exame de gravidez. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  97. Olá Fabi! Fiz tireoidectomia total por conta de um câncer há 17 anos e sempre fiz reposição hormonal.Antes de engravidar meus exames tavam normais e com 1 mês que fiz os exames engravidei. Logo repeti o tsh e t4. O tsh deu 4.5, corri no médico e ele aumentou a dosagem para 100mg com 1
    mês, hoje dia 17/2 repeti o exame e o tsh aumentou para 10. Na mesma hora falei com o médico e aumentou a dosagem para 150mg. Já vou começar amanhã. To muito nervosa e preocupada. To com 8 semanas e morrendo de medo do meu bebe ter sido afetado. Apesar de desde o começo fazer o tratamento direitinho. Não sei entendo pq aumentou tanto.

    1. Oi Carla, entendo a sua preocupação! Olha, o importante é fazer o acompanhamento de perto com o endocrinologista com exames mensais. Vou te contar que na minha primeira gravidez e agora (estou de 31 semanas) a dosagem do TSH também deu super alterada. Desde o início da gravidez estou fazendo o acompanhamento e todo mês o médico tem que reajustar a dose do medicamento (praticamente só mês passado regularizou). Pelo que entendo é muito comum isso acontecer na gravidez, mas com o tratamento sendo feito as chances de ocasionar algum risco para o nosso bebê são muito pequenas. No meu caso, mesmo com essas alterações do TSH a bebê vem evoluindo normalmente, graças à Deus! Vai dar tudo certo! beijos, da Mamãe Prática Fabi

  98. Tenho hipotireoidismo, fiz meu último exame no dia 11 de dezembro de 2017 e estava tudo ok
    Tsh 2,37 μui/ml, t4 6,3 μg/dl, t3 0,79 ng/ml
    Porém descobri q estava grávida com 5 semanas, agora em fevereiro de 2018, nos meus exames de pré natal o médico não passou esses exames e eu esqueci de pedir, porém já faço o tratamento desde quando descobri o problema é gostaria de saber se posso aumentar a dosagem de 50mg de puran para 75mg até fazer o exame pra saber se alterou já vou pra 8 semana e estou muito preocupada?

    1. Oi Juliana, primeiramente parabéns pela gravidez! Não faça alteração na dosagem do medicamento sem ter feito os exames. O ideal é que você possa fazer o acompanhamento da gravidez com um endocrinologista também. Ele pedirá mensalmente exames para avaliar o TSH e o T4 e, se for necessário, fará o ajuste do medicamento. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  99. Olá meninas eu descobri q estava com tireoide com 3 meses de gravidez minha G.O ñ me encaminhou com um especialista ela só me receitou puran 50 mg 1 vez no dia e agora com 30 semanas de gestação eu desenvolvi hipertensão fiz todos os exames estão todos normais será q foi por causa da tireoide q desenvolvi a hipertensão?
    E o q devo fazer meninas? Será q eu corro risco e a nenê também?
    A quinze dias tomo metildopa 250 mg 4x ao dia e a pressão está controlada mais sinto dores de cabeça e quando vou medir está tudo ok

    1. Oi Luciana, parabéns pela gravidez. É muito importante que você faça um acompanhamento de perto com um endocrinologista, além da sua ginecologista, ao longo de toda a gestação. Segundo especialistas que já consultamos aqui para o blog, o hipotireoidismo na gravidez pode estar associado sim à hipertensão, entre outros fatores. Olha, eu mesma precisei fazer esse acompanhamento nas minhas duas gestações. O hipotireoidismo desregulou e tive pressão alta no final da gravidez, mas fui fazendo o tratamento indicado pelos médicos e minhas gestações terminaram bem, tanto para mim quanto para os bebês. Boa sorte querida! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  100. Boa tarde estou indo para 10° semana de gravidez é descobri TSH Alto deu 5,2
    Comecei agora com 25mg de Euthyrox. Será que é a medicação correta? Tenho medo médica do sus me pareceu bem desconhecida do assunto. Por eu insistir muito pedi pra me encaminhar pra um especialista mas agora estou aguardando a consulta. Estou muito preocupada meninas!

    1. Oi Tania, tudo bem? Primeiramente, parabéns pela gravidez e o bebê que está a caminho. Felizmente você descobriu a alteração do TSH no início da gravidez e já está fazendo tratamento. O ideal é que você fizesse acompanhamento também com um endocrinologista durante a gestação, mas entendo que você precisa ser encaminhada no SUS. Vai dar tudo certo 😉 beijos, da Mamãe Prática Fabi

  101. Estou preocupadíssima! Tenho hipotiroidismo de Hashimoto e estava tomando a dosagem de 50 mg por dia só para manutenção da tireoide. Descobri com 8 semanas que estava grávida e por conta própria aumentei para 75 mg. Porém hj com 10 semanas peguei o resultado de exame que fiz com 8 semanas achando que estava tudo bem. Descobri que minha TSH está em 8. Estou muito aflita e vou aumentar a dosagem até a próxima consulta que será daqui 2 semanas. Será q meu filho vai nascer com problemas?

    1. Oi Sandra, imagino a sua preocupação. É muito comum a dosagem do THS dar alteração na gravidez quando temos hipotireoidismo. O ideal é que você converse o mais rápido possível com o seu endocrinologista para fazer a alteração correta do medicamento. Somente o médico poderá orientar qual a dosagem você precisa tomar. Espero que você consiga atendimento logo, vai ficar tudo bem… Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.