Como fazer a auto-ordenha do leite materno

Coordenadora do Proama, de Curitiba, mostra a técnica em vídeo

Uma das medidas que garantem o sucesso na amamentação inicial e prolongada é a mamãe lactante realizar a auto-ordenha manual quando necessário. A ordenha é indicada em dois casos: quando, infelizmente, as mamas ficaram ingurgitadas (na expressão popular, o leite empedrou), para assim as mamães aliviarem as mamas, e quando a mulher precisa retirar o leite para voltar a trabalhar, mas deseja que seu bebê continue se alimentando com o leite materno.

Quanto mais calma e confiante a mamãe estiver, mais fácil será a retirada do leite. Segundo o Proama – Programa de Aleitamento Materno da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (PR), as lactantes precisam seguir as seguintes orientações para obter sucesso com a auto-ordenha:
1. Segure a mama com a palma da mão.
2. Na linha de transição entre a pele e a aréola, coloque o polegar e o indicador da outra mão “em forma de C”.
3. Faça uma leve pressão para trás e para frente, com movimentos de aperta e solta. Desta maneira o leite vai sair em gotas e logo em seguida em jatos.
4. Se tiver dificuldades na auto-ordenha procure um serviço de saúde.

Neste vídeo preparado pelo blog Mamãe Prática, a médica pediátrica Claudete Teixeira Krause Closs, coordenadora do Proama, ensina como fazer a auto-ordenha.

Mamães, espero que vocês tenham sucesso com a amamentação e com a ordenha, caso precisem realizá-la. Boa sorte!

Beijos, da Mamãe Prática Mari.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.