Mamãe na Cozinha: bolo floresta negra de café

Queridos leitores, essa receita deu água na boca, ainda mais para alguém que, como eu, está tentando fazer dieta para perder os muitos quilinhos a mais que ficaram da gravidez (risos). Mas no final de semana pode, não é? (risos)

A dica foi enviada pra gente pelo pessoal da Melitta, a marca de café e filtro de papel. O rendimento previsto é de 12 fatias (175 g cada) e o tempo de preparo de 45 minutos. Humm, receita com cheirinho de café. Aproveitem!

Ingredientes:

Massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
– 1 colher (sopa) de fermento em pó (10 g)
– 5 ovos médios (250 g)
– ½ xícara (chá) de chocolate em pó (50 g)
– 1½ xícara (chá) de açúcar refinado (270 g)
– ½ xícara (chá) de café coado (120 ml)
– 1 colher (sopa) de manteiga para untar (12 g)

Calda
10 colheres (sopa) de açúcar refinado (120 g)
– ½ xícara (chá) de rum (120 ml)
– 300 ml de café coado

Recheio
2 xícaras (chá) de creme de leite pasteurizado, bem gelado (420 g)
– 5 colheres (sopa)  de açúcar refinado (60 g)
– 20 morangos médios limpos picados (200 g)

Cobertura
– 200 g de chocolate meio amargo em raspas
– 5 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro (60 g)

Para decorar
14 morangos (125 g)

Modo de preparo: 

Para fazer a massa, coloque na batedeira a farinha de trigo, o fermento, os ovos, o chocolate em pó, o açúcar e o café coado. Bata na velocidade máxima por 5 minutos. Despeje tudo em uma assadeira (22 cm de diâmetro) untada com manteiga e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido em temperatura média (180°C) por 45 minutos ou até que enfiando um palito no bolo ele saia limpo. Retire do forno ,e ao amornar, desenforme e corte o bolo no sentido horizontal, com uma faca grande, em três partes iguais. Reserve.

Para fazer a calda, misture em uma panela o açúcar, o rum e o café. Cozinhe, sem mexer, por 25 minutos ou até a calda reduzir. Retire do fogo e reserve.

Ao preparar o recheio: bata o creme de leite com o açúcar na batedeira até obter ponto de chantilly. Incorpore os morangos picados e misture. Reserve.

Montagem final: em um prato de bolo grande arrume uma fatia do bolo. Regue com um pouco da calda e espalhe 1/3 do recheio. Mais uma fatia de bolo, mais calda e mais 1/3 do recheio. Cubra com a última fatia de bolo e regue com o restante da calda. Por fim, espalhe o recheio de maneira uniforme sobre o bolo. Distribua as raspas de chocolate, polvilhe o açúcar de confeiteiro e decore com os morangos.

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Melitta

logo_ClubeMamaePraticaCadastre-se no Clube Mamãe Prática para acompanhar nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.