Publicado em 4 comentários

20 dicas para a segurança do seu bebê

O Serginho ainda nem completou oito meses e já está engatinhando, fica em pé e se apoia nas coisas. Isso significa que ele está na fase de me deixar doidinha porque não pára um minuto! Ele não quer brincar com seus brinquedos, prefere “sair andando” e mexendo em tudo. Também detesta ficar no carrinho ou na cadeirinha dele.

Se você tem um bebê bem agitado como o Serginho vai me entender. Isso porque esta é uma fase bastante cansativa para os pais, ainda mais se você, como eu, tiver tido seu filho com 35 anos ou mais (risos). O que mais me preocupa é que agora ele começou a se machucar. Bate a testa, a boca, a cabeça, prende a mãozinha. Afeeee, por mais que a gente fique o tempo todo olhando é um segundo para a criança cair!

Aqui em casa começamos a fazer as mudanças para evitar que o pequeno se machuque. Abaixamos o berço, colocamos protetores nas tomadas, nas gavetas e providenciamos portões para as escadas. Só para começar!

Sei que temos que ter paciência porque esta é uma fase que o bebê está aprendendo a andar e é muito curioso. Mas é importante ter alguns cuidados porque acidentes como quedas (do trocador, da cama, do colo, do berço), asfixia, aspiração de objetos, intoxicações e queimaduras são muito comuns no primeiro ano de vida das crianças.

Pensando nisso, fiz uma pesquisa e encontrei algumas recomendações sobre segurança dos bebês, principalmente a partir dos seis meses de idade. Vou aproveitá-las e espero que te ajudem também!

Dicas de segurança para o bebê

  1. Fique atento às grades de proteção do berço. Elas devem estar fixas e não devem ter mais que 6 cm de distância entre elas.
  2. Quando o bebê estiver dormindo, tire do berço todos os brinquedos, travesseiros ou outros objetos para evitar o risco de asfixia.
  3. Cobertores e lençóis devem ser presos no pé da cama para evitar asfixia (não se deve cobrir o bebê com lençol ou cobertor).
  4. Compre brinquedos apropriados para a fase do bebê (observe o selo do INMETRO). Objetos pequenos e partes pequenas de brinquedos podem causar sufocação.
  5. Observe se o piso ou local onde o bebê for ficar está livre de objetos pequenos como botões, bolas de gude, moedas, tachinhas. Tire tudo do alcance do bebê.
  6. Mantenha longe do bebê materiais de limpeza, cosméticos, medicamentos, perfumes. O mesmo vale para as plantas venenosas.
  7. Dê preferência para cortinas ou persianas sem cordas para evitar o risco de estrangulamento.
  8. Não deixe o bebê, sem vigilância, próximo a pias, vasos sanitários, banheiras, baldes e recipientes com água. Esvazie-os logo depois de usá-los. Guarde baldes e recipientes de cabeça para baixo.
  9. Evite carregar comidas ou bebidas quentes quando estiver próximo ao bebê.
  10. Não use toalha comprida na mesa. O bebê pode puxá-la e derrubar utensílios e líquidos quentes sobre ele.
  11. Não use andador com rodas, prefira o cercado (chiqueirinho). Leia neste post porque os pediatras são contra os andadores.
  12. Instale telas ou grades nas janelas e sacadas. Nunca coloque berços ou outros móveis próximos da janela.
  13. Prefira móveis com pontas arredondadas ou considere o uso de protetores (pontas de silicone), geralmente vendidos em lojas de artigos infantis.
  14. Mantenha uma mão no bebê durante a troca das fraldas.
  15. Não deixe o bebê sozinho em mesas, camas ou outros móveis.
  16. Proteja as tomadas elétricas e mantenha fios presos e recolhidos.
  17. Na hora de usar o fogão, deixe os cabos das panelas virados para dentro e para trás. Prefira as bocas detrás do fogão, evitando usar as da frente.
  18. Deixe longe das crianças objetos cortantes (como facas, garfos, pratos e copos de vidro, saca rolhas, espetos), guardando-os em gavetas e armários com travas.
  19. Evite deixar o piso molhado e prefira os tapetes antiderrapantes.
  20. Mantenha as tampas dos vasos sanitários sempre fechadas e travadas.

Fontes: Criança Segura e Conversando com o Pediatra

Mamães e papais, espero que essas dicas ajudem vocês a cuidarem dos seus pequenos com bastante segurança e tranquilidade!

Abraços, da Mamãe Prática Fabi

logo_ClubeMamaePraticaCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

4 comentários sobre “20 dicas para a segurança do seu bebê

  1. Ótimas dicas! Obrigada por compartilhar!

    1. Que bom que gostou Rita!!! Bjs Mari

  2. Gostei da dica, mas tenho uma dúvida. Se nao posso cobrir meu filho com cobertor ou lençóis, vou cobrir com oque?

    1. oi Regina, o ideal é que o bebê, principalmente aqueles bem novinhos, estejam com roupinhas bem aquecidas (body, calça, macacão) assim não passarão frio. Essa orientação de não cobrir é das principais sociedades médicas e ONGs sobre pediatria. Beijos, Fabi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.