Como lavar bichinhos de pelúcia

Agora que o Serginho está com mais de um ano e entende melhor as coisas está mais interessado nos bichinhos de pelúcia que enfeitam seu quarto, vive pedindo para pegá-los. Além disso, começou a se divertir com um grande cachorro de pelúcia que ganhou do vovô Flavio e que serve até de “poltrona” para o pequeno (veja a foto que ilustra o post kkk).

Mas, apesar de lindos e fofinhos, é importante lembrar que os bichinhos de pelúcia juntam facilmente ácaros e poeira, o que pode provocar problemas respiratórios e alérgicos nas crianças (e o Serginho tem tendência a ter rinite alérgica…).

Por isso, achei bem bacana as dicas enviadas pra gente pela Maria Alzira Linares, proprietária da rede de lavanderia Lavasecco, sobre como fazer a limpeza correta dos bichinhos de pelúcia. Veja abaixo:

Ursinhos de pelúcia que moram aqui em casa e estão precisando de um banho!
Ursinhos de pelúcia que moram aqui em casa e estão precisando de um banho!
  1. Para escolher o tipo de lavagem ideal para o seu bichinho de pelúcia,  verifique qual o tipo de pelo e de enchimento que ele possui, assim como se tem baterias ou pilhas. Isso é importante para não danificar ou descosturar o brinquedo.
  2. Utilize sabão neutro diluído em água para fazer a limpeza e eliminar poeira e ácaros. Use uma escova macia para umedecer o ursinho e limpe toda a sujeira. Não precisa encharcá-lo.
  3. Tome cuidado ao retirar manchas de bolor e mofo, utilizando fungicidas e bactericidas adequados, geralmente aplicados alguns minutos antes de lavagem.
  4. Use um pano branco seco para retirar o excesso de água e sabão do bichinho de pelúcia.
  5. Dependendo do material que a pelúcia é feita, é possível centrifugar o ursinho na máquina de lavar roupa. Tome cuidado porque as máquinas domésticas não possuem tantas opções de controle de centrifugação, o que pode estragar o bichinho.
  6. Após a lavagem,  coloque os ursinhos de pelúcia  para secar à sombra, pois o sol desbota e danifica o material. A alta temperatura das secadoras também podem estragar o brinquedo.
  7. Na dúvida,  procure uma lavanderia especializada, pois esse tipo de serviço possui equipamentos e técnicas adequadas para evitar danos nas costuras e acessórios mais delicados.

E vocês mamães, como costumam manter e limpar os bichinhos de pelúcia dos seus filhos? Contem pra gente!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *