Publicado em Deixe um comentário

8 dicas fundamentais para melhorar a nutrição do seu filho

A nutrição e a saúde das crianças é sempre uma preocupação constante dos pais, tios e avós. Mas será que sempre é possível melhorar? Como fazer isso na prática?

Para entendermos melhor o assunto, convidamos a nutricionista Rafaela Sampaio, pós-graduada em Nutrição Pediátrica, de Fortaleza (CE), para escrever um artigo sobre o tema. Confira

8 dicas fundamentais para melhorar a nutrição do seu filho

1. Use a criatividade
Crianças gostam de novidade, cores e formas. Utilizar a imaginação na preparação e apresentação de pratos divertidos é a melhor maneira de introduzir frutas, legumes e verduras na alimentação dos pequenos. Veja aqui ideias pra fazer com frutas!

2. Evite premiações
Acostumar a criança ao ganho de um doce ou brinquedo após o consumo das refeições torna-se um ciclo vicioso. Não é necessário medo que a mesma fique com fome. Caso seu filho não queira comer a refeição, mesmo com todas as formas sadias de oferta, deixe-o sem o alimento até a próxima refeição. Assim, ele estará sendo bem educado quanto a sua alimentação.

3. Ofereça novos alimentos
A primeira infância é a fase principal da formação dos hábitos das crianças. Assim, oferecer novos alimentos sempre que necessário é importante. Até mesmo entrar em acordo com os pequenos para que eles experimentem novos sabores uma vez por semana, não necessariamente todos os dias. Isso irá ajudar ao consumo saudável futuramente.

4. Inclua as crianças no mundo dos alimentos
Ensinar nomes, cores, sabores e texturas é muito importante na formação dos hábitos alimentares. Ensinar como faz a escolha de frutas e verdura, na compra e manuseio. E após, nas preparações dos alimentos.

5. Evite alimentos industrializados
Preparações naturais são as melhores formas de ofertar alimentos aos pequenos. Produtos industrializados podem ser práticos, mas possuem substâncias maléficas à saúde como: açúcar, sódio, conservantes e aditivos. Criança precisa sentir o real sabor do alimento, preparado com amor e carinho por pais ou cuidadores.

6. Privilegie uma alimentação equilibrada
É necessária a inclusão de todos os grupos alimentares na alimentação da criança, em quantidades adequadas para cada faixa etária e particularidades. Atenção para a oferta de frutas, legumes e verduras.

7. Estabeleça horários para as refeições
Horários e rotina para a alimentação são fundamentais. A criança deve se alimentar em lugar calmo, arejado e limpo.

8. Seja o exemplo
Não adianta os pais estarem com o prato cheio de “porcarias” e insistir para que a criança coma saladas. A escola também tem a obrigação e o dever de oferecer merendas saudáveis, fortalecendo a atitude de proibição da venda de produtos prejudiciais nas suas cantinas.

Beijos, da Mamãe Prática Mari.

Foto: Ramzi Hashisho/freeimages

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.