Bacalhau com purê de batatas

Páscoa chegando e a data comemorativa é motivo para um almoço especial com bacalhau. Como boa portuguesa, minha mãe (Maria Fernanda) é especialista em preparar esse peixe! Por isso, ela dividiu com a gente essa receita típica de bacalhau com purê de batatas para publicarmos aqui no blog. O  prato combina muito bem com vinho português banco ou vinho verde. Ora pois!

Ingredientes:
– 1/2 kg de lombo de bacalhau
– 1 kg e 1/2 de batatas médias
– 4 cebolas grandes cortadas em rodelas
– 1 porção de azeitonas verdes sem caroço e picadas
– 6 dentes de alho fatiados
– 1 copo de azeite extra virgem português
– 3 colheres (sopa) de margarina
– 1 copo de leite (desnatado ou semidesnatado)
– Sal à gosto

bacalhau_prato
Modo de preparo:
Primeiro dessalgue o bacalhau. Para isso, deixe o peixe de molho em água filtrada por dois dias (troque a água três vezes ao dia).
Em uma panela grande, cubra o bacalhau com água. Quando levantar fervura cozinhe por 10 minutos. Retire o bacalhau com uma escumadeira e reserve.
Coloque as batatas (descascadas e cortadas ao meio) para cozinhar na água do bacalhau até ficarem macias, mas sem desmanchar. Enquanto isso retire as espinhas do bacalhau e o desfie.
Em outra panela, refoge o alho e a cebola, cobrindo com bastante azeite até as cebolas ficarem macias. Acrescente as azeitonas picadas e uma pitada de sal. Coloque o bacalhau desfiado nesse refogado, misture e desligue.
Faça um purê com as batatas cozidas, colocando a margarina e 1 copo de leite. Reserve.
Unte um refratário com azeite. Forre com uma parte do purê, recheie com o bacalhau e cubra com o restante do purê. Bata dois ovos com 1/2 pacote de queijo ralado e jogue em cima do purê. Leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura média por 20 minutos.

Humm essa receita é deliciosa! E se você quiser mais ideias para o almoço de família, veja essas sugestões de bacalhau com batatas e de macarrão com bacalhau.

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Mamãe Prática

logo_clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para acompanhar nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.