Menina no parte

5 opções de lanches para dias de passeio com crianças

Olá meninas, férias e passeios são desculpa para liberarmos tudo para as crianças? Confesso que, às vezes, tenho vontade de liberar tudo nessas ocasiões especiais. Por isso, gostei das dicas da nossa colunista, a nutricionista Flávia Montanari, especialista em Educação Nutricional e Materno Infantil. Ela preparou pra gente 5 opções de lanches para dias de passeio com as crianças, e se a gente olhar suas sugestões com atenção vamos perceber que são dicas práticas e fáceis de fazer. Vale conhecer e se programar! Com a palavra, a nutricionista Flávia:

Passeios, viagens, piqueniques, momentos em família e descontraídos que podem estimular ainda mais os hábitos alimentares saudáveis nas crianças. Diante de tantos preparativos em dias de passeio, a alimentação da criança se torna um dos pontos mais importantes… Mas, quais alimentos levar? Como preparar? Como armazenar? Liberar tudo ou restringir ao máximo?

O ideal é equilibrar os alimentos em quantidades adequadas, variadas em qualidade, além de estimular o consumo de diferentes tipos de alimentos, com novos sabores, texturas, cores e cheiros, não fugindo da rotina e realidade da criança.

Principalmente em dias de calor, a hidratação é imprescindível. Prefira água natural (fresca), suco natural (armazenado em garrafa térmica e de preferência sem adição de açúcar) e água de coco natural, fugindo, assim, das bebidas industrializadas.

Algumas frutas, como a maçã, a pera e banana, ao serem manipuladas e expostas à luz e ao ar, sofrem oxidação ficando escuras, portanto, oferecer estas frutas inteiras e com casca (com exceção da banana) é a melhor opção. Outras frutas como melão e melancia (ricas em água), morango, uva e abacaxi, entre outras, podem ser picadas e armazenadas em potes plásticos e ofertadas a qualquer momento.

Uma fonte de carboidrato é importante para oferecer energia para as crianças continuarem exercendo as atividades, como brincar. Pães e bolos caseiros, biscoitos doces e salgados (sem recheios e coberturas), pão francês ou de forma (de preferência na versão light ou integral) são exemplos de alimentos que podem ser levados em dias de passeios com crianças.

Iogurtes (de preferência na versão light), queijos (branco, ricota e cottage) e embutidos (para crianças acima de 3 anos de idade, de preferência na versão light e ofertados poucas vezes, já que são ricos em sódio) são exemplos de alimentos fonte de proteínas que também podem ser levados em dias de passeio. Os alimentos light podem ser consumidos a partir dos 5 anos de idade – o light é a redução de 25% a 30% da caloria total do alimento, e as mães podem fazer um rodízio entre a versão tradicional e light.

Lembrando que sucos de frutas, água de coco natural, frutas in natura, vegetais, queijos, iogurtes e embutidos devem ser armazenados em bolsas térmicas, com gelo artificial e tempo limitado, para manter a temperatura e garantir a segurança alimentar.

Com essas dicas, podemos sair de casa mais tranquilos e seguros quanto à alimentação dos pequenos. Algumas opções para oferecer lanches completos e nutritivos em dias de passeio:

5 opções de lanches para dias de passeio com crianças

Opção 1:
Cenoura baby + bolo caseiro (sem recheio e cobertura) + iogurte sabor polpa de frutas + água natural

Opção 2:
Suco de laranja natural + biscoito salgado com gergelim e requeijão (versão light) + água natural

Opção 3:
“Palitinhos” de nabo, pepino e cenoura + mini cookie (integral) + molho de iogurte natural e manjericão (para “molhar” os palitinhos) + água natural

Opção 4:
Água de coco natural + pão de forma (integral) com queijo branco e peito de peru (versão light) + água natural

Opção 5:
Suco de kiwi com água de coco natural + pão caseiro com patê de creme de ricota e atum (enlatado em água) com beterraba ralada e salsinha + água natural

Importante:
– Alimentos embutidos e atum enlatado: podem ser oferecidos para crianças acima de 3 anos de idade.
– Para crianças entre 1 a 3 anos, uma opção é fazer o patê de atum com o atum fresco, cozido e desfiado.
– Alimentos light: podem ser consumidos a partir dos 5 anos de idade.

nutricionista Flávia MontanariFlávia Montanari é nutricionista, especialista em Educação Nutricional e Materno Infantil, responsável técnica e diretora administrativa da Pueri Nutri – Consultoria e Assessoria em Nutrição. Em consultório, atende gestantes, crianças e adolescentes, e na cozinha experimental aplica atividades com diversos temas na área da alimentação infantil. Recém-casada e apaixonada por crianças, Flávia acredita que se pode trabalhar o futuro das crianças desde já!

Meninas, espero que vocês tenham gostado destas dicas nutricionais da nossa colunista.

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto: freeimages.com/Fernando AUDIBERT

Clube Mamãe PráticaCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.