15 Dicas para diminuir náuseas e vômitos na gravidez

Uma das principais preocupações de quando a gente fica grávida é se vamos sentir enjoos e náuseas. Durante a minha gravidez tive a sorte de não sofrer com isso apesar de ter tido muito mal estar por outros motivos (sobre isso já comentei aqui neste post).

Mas o fato é que muitas mulheres passam o início da gravidez com enjoos e vômitos, situação muito comum e que só melhora, geralmente, entre a 12ª e 16ª semanas de gestação.

Em alguns casos (felizmente não na maioria), a intensidade e a frequência desses sintomas são tão fortes que a gestante pode perder peso, ficar desidratada e ter até alterações no sangue. Esse quadro é chamado de hiperêmese gravídica, assunto que ganhou destaque nos últimos dias na mídia, já que a duquesa Kate Middleton, do Reino Unido, está passando por isso pela segunda vez agora que está grávida do segundo filho.

Foto: Sueli Zischler

De acordo com o ginecologista e obstetra Igor Padovesi, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, de São Paulo, as mulheres diagnosticadas com hiperêmese gravídica precisam ficar atentas caso a perda de peso seja superior a 5% e a desidratação intensa. “Urinar poucas vezes ao dia, urina concentrada, mal estar, tontura e fraqueza são sinais de desidratação, podendo resultar na perda de sódio e potássio”, diz o médico.

Ele explica que esses sintomas fazem parte da gestação e estão associados à produção de um hormônio exclusivo da gravidez (bHCG) que é necessário para preparar o útero para o crescimento do feto no início da gestação. Por isso, quanto maior for à produção do hormônio, mais intenso será o mal estar.

Uma curiosidade: grávidas de gêmeos têm mais propensão a sofrer do problema e mulheres diagnosticadas com a doença na primeira gravidez possivelmente terão o mesmo quadro na segunda gestação.

Foto: Sueli Zischler

15 Dicas para diminuir a sensação de náusea e vômitos durante a gravidez:

  1. Fracione as refeições, comendo de três em três horas em pequenas porções. Não fique muito tempo de estômago vazio.
  2. Evite alimentos condimentados, apimentados e ácidos.
  3. Dê preferência a alimentos ricos em proteína, carboidratos e com baixo teor de gordura.
  4. Evite alimentos gordurosos, frituras e doces.
  5. Mastigue devagar e não beba líquidos durante as refeições.
  6. Na hora de beber, prefira ingerir líquidos gelados (enjoam menos).
  7. Evite refrigerantes. Prefira sucos naturais, água de coco ou bebidas isotônicas.
  8. Evite o consumo de café.
  9. Tome as vitaminas nos horários em que os enjoos são menores.
  10. Evite deitar-se logo após as refeições.
  11. Nos horários em que sentir mais náuseas, comece as refeições pelos alimentos secos (como torradas, bolachas de água e sal, pães) e deixe os líquidos por último, pois tendem a aumentar o enjoo.
  12. Leve sempre com você bolachas secas ou barras de cereais na bolsa para emergências.
  13. Tome picolé de limão ou algo com sabor de menta, pois ajudam a reduzir os enjoos.
  14. Evite locais com perfumes e odores muito intensos, como comidas fortes, produtos de limpeza e cosméticos, pois geralmente são causadores de náuseas.
  15. Cuidado com  movimentos bruscos, como se levantar rapidamente, que podem provocar a queda da pressão arterial, causando mal estar, enjoo e até desmaio.

Mamães e futuras mamães, espero que essas dicas possam te ajudar a minimizar esses sintomas tão desconfortáveis da gravidez. Você tem alguma dica diferente? Conte pra gente!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Fontes: Hospital e Maternidade São Luiz e Hospital Albert Einstein

*As lindas fotos que ilustram este post são da fotógrafa Sueli Zischler, parceira do blog 😉

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12 thoughts on “15 Dicas para diminuir náuseas e vômitos na gravidez”

  1. Boa noite! Eu vi as suas dicas para cortar naúseas e enjoos e como Eu estou passando por isso decidi colaborar com o meu conhecimento de experimentar e comprovar a eficácia do que Eu li e aprendi.
    Alimentos para cortar naúseas e enjoos:
    Gengibre é o número um
    Abacaxi
    Erva Doce
    Anis Estrelado (Só de cheirar alivia!)
    Canela (O Trident canela é ótimo!)
    Cravo
    Salmão Grelhado (incrívelmente gostoso e corta as naúsea devolvendo o prazer de comer)
    Sushis (por dois motivos, o salmão está sempre presente e todo sushi é preparado com o suco de abacaxi, a bromelina enzima presente no abacaxi é inclusive suplemento alimentar, o efeito é imediato, Você come e se sente bem).
    Outros peixes com poder de cortar as nauseas e te dar prazer em comer são o atum e o dourado.
    A banana Eu achei fraca em relação a todos os outros alimentos que citei aqui.
    Espero ter ajudado pois Eu estou sentido falta de um material sério sobre o assunto.

    1. Olá Silvia, obrigada por compartilhar as suas dicas e experiências aqui com a gente. Para quem está acompanhando, apenas lembro que o peixe cru não é recomendado durante a gravidez. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  2. Estou de 38 semanas e 1 dia to com muita cólica e queimação vontade de vomitar oque Fasso para parar já tomei dramim soro e não adianta oque eu Fasso?

    1. Oi Caroline, como você já está de 38 semanas na reta final da gravidez, a nossa sugestão é que você converse com o seu obstetra ou procure um PS para melhor orientação. Boa sorte querida! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  3. Olá minha esposa está 7 semanas a gente já foi em muitos obstetricos e ela tá normal mais tudo que ela coloca na boca ela vomita até água o que fazer? Ela está muito fraca

    1. Oi Luiz, tudo bem? Primeiramente, parabéns pela gravidez! Imagino a sua preocupação, realmente nos primeiros meses muitas mulheres têm problemas com enjoos e vômitos. Na minha gravidez a minha médica receitou um remédio quando eu estava com 10 semanas e ajudou bastante. Infelizmente, por não ser médica e não conhecer o histórico da sua esposa, não posso te indicar a medicação. O ideal é que vocês tentem procurar outro obstetra para fazer uma avaliação e verificar se a sua esposa pode tomar algum medicamento.
      Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  4. Boa tarde meu nome é Josiane e estou grávida de 9 semanas e 3 dias e no começo eu não sentia nada mas agora estou muito enjoada nem o remédio de enjoo passa as náuseas também me sinto fraca mas mesmo assim tento comer por causa do bebê e outra coisa que devem prestar a atenção é nos peixes devem pesquisar quais os melhores peixes pra ser consumido a por grávidas não são todos recomendados por conter mercúrio e esse mercúrio pode atravessar a placenta e fazer mal ao bebê

    1. Oi Josiane! Também estou grávida (16 semanas) e tive muito, muito enjoo até 12 semanas, depois melhorou bastante. Espero que com o tempo seus enjoos e náuseas melhorem também. Sim, é importante estar atenta aos alimentos que consumimos, peixes devem ter boa procedência e os crus são proibidos durante a gravidez. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  5. Boa noite estou com 14 semanas de gestação e passo mal o dia inteiro todos os dias, desde que descobri tenho perdido muito peso e vômito tudo absolutamente tudo que como ou bebo não consigo nem tomar os medicamentos que minha médica me passou estou perdendo as forças.

    1. Oi Verônica, realmente para algumas mulheres essas fase é intensa e os enjoos demorar a passar. Estou torcendo para que você melhor e possa curtir melhor sua gravidez. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  6. Olá,bom dia !
    Queria muito achar algo que evitasse o meu enjoou estou de 16+4 semanas e dês da 5 semana de gestação eu sinto náusea e já corro pro banheiro ,não vejo a hora disso passar, hoje tenho que ir buscar alguns resultados de exames ,estou com tanto medo de vomitar no ônibus vou andar umas 3 vezes, e como na minha última consulta eu cheguei em casa e vomitei muito, Só não vomitei no ônibus por que estava de jejum.
    Me ajuda por favor!!

    1. Oi Laís! Imagino a sua angústia. Eu estou com 21 semanas de gestação e tive muita náusea e enjoos até a 13a semana. Geralmente, com o passar das semanas os sintomas costumam melhorar, principalmente após a 18a semana. Na verdade, segundo os especialistas, ficar muito tempo sem comer, em jejum, poder piorar os enjoos. Alguns alimentos cítricos como limão, abacaxi e laranja podem ajudar a minimizar os sintomas. Eu tomava bastante água com gelo e limão. Em alguns casos, o médico ginecologista/ obstetra pode receitar medicamentos para controlar e diminuir os enjoos, então vale conversar com o seu médico. Espero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte e parabéns pela gravidez! A boa notícia é que uma hora vai passar (ou pelo menos melhorar bastante os enjoos). Beijos, da Mamãe Prática Fabi

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